Novidades na ABVC

abvc

A ABVC completa doze anos de existência e em 2015 tem como um dos objetivos incrementar os pequenos eventos, principalmente passeios, palestras e oficinas, além da manutenção dos tradicionais cruzeiros.

Em breve será divulgado o calendário anual com todos os eventos programados da ABVC.

Mudanças no calendário dos cruzeiros da ABVC

Existem algumas mudanças importantes no calendário dos cruzeiros da ABVC que estão sendo estudadas. O Cruzeiro da Costa Leste, que é bianual, poderá ter sua próxima edição deslocada em um ano, pois sua realização coincide com a troca da comodoria em alguns clubes importantes do percurso. Assim, sua próxima edição seria realizada em 2017. Como consequência, a próxima edição do Cruzeiro Costa Sul também seria deslocada em um ano, sendo realizada em 2016.

Os cruzeiros regionais estão confirmados neste ano: Cruzeiro Costa Verde, Cruzeiro Costa dos Tamoios e Cruzeiro Costa Fluminense. O Cruzeiro Hidrovia Tietê-Paraná (Cruzeiro Caipira) agora é bianual e será realizado em julho.

Novos cruzeiros

Existem dois novos cruzeiros que serão realizados neste ano: o Cruzeiro Forte São João (em fevereiro e março) e o Cruzeiro Internacional da Croácia (em julho).

Cruzeiro Forte São João

O Cruzeiro Forte São João procura reproduzir a navegação que Estácio de Sá realizou entre o Forte São João de Bertioga e a Baia da Guanabara em 1565 com o intuito de ocupar a região da Baia de Guanabara que estava sob o domínio dos índios e holandeses. Ocorrerá no final de fevereiro, com chegada prevista à Cidade do Rio de Janeiro no domingo 1º de março, data do início da construção do Forte São João da Guanabara e marco da fundação da Cidade do Rio de Janeiro, que completa 450 anos.

Está previsto para acontecer em duas etapas (dois finais de semana): a 1ª etapa de Santos/Bertioga (20/02) à Angra dos Reis (22/02) e a 2ª etapa de Angra dos reis (28/02) com chegada ao Rio de Janeiro na manhã de 01/03. Reserve sua agenda!

Os velejadores podem optar em participar de somente uma das etapas.  Além disso, aqueles com outros compromissos durante os dias úteis (de 23 a 27/02) poderão deixar o veleiro na Marina Bracuhy de 22/02 a 28/02.

Em Bertioga, haverá uma cerimônia de abertura no Forte São João de Bertioga e uma palestra histórico-cultural. Na chegada ao Rio de Janeiro, o Cruzeiro integrará a programação da Fortaleza de São João da Guanabara em comemoração aos 450 anos de fundação do Rio de Janeiro.

Fique atento, em breve serão apresentadas mais informações sobre o Cruzeiro no site da ABVC.

Nova diretoria

Em novembro foi eleita a nova diretoria da ABVC para o mandato 2015 – 2016.

Presidente Volnys Borges Bernal
Vice-Presidente Rio de Janeiro e Niterói Matheus dos Santos Buarque Eichler
Vice-Presidente Angra dos Reis Mauricio Rosa
Vice-Presidente Paraty Eduardo Pereira de Souza Schwery
Vice-Presidente Ubatuba Claudio LehmertRenaud
Vice-Presidente São Sebastião Rogerio Kurtiss
Vice-Presidente Santos Roque Jurandy de Andrade Jr.
Vice-Presidente São Paulo Antonio Manoel Esteves
Vice-Presidente Interior Sudeste Paulo Padilha de Oliveira (Paulo Fax)
Vice-Presidente Santa Catarina Luis Fernando L. Beltrão
Vice-Presidente Rio Grande do Sul Fernando Oliveira Maciel
Diretora Feminina Regina Maria D´Elia Collell
Leonor Batista Ferré Esteves
Diretor financeiro Julio Cesar Paulino
Diretor de comunicação Ricardo Amatucci
Diretor de Informática Philippe Gouffon
Conselho Diretor Fernando de Camargo Sheldon Jr.
Ricardo Amatucci
Claudio Santini
José Mauricio Freire Napoleão

Obs: Não foi ainda definido o vice-presidente da Bahia.

 

Bons ventos a todos,

Volnys Bernal
Presidente da ABVC

Deixe uma resposta