Circuito Salvador reúne 18 barcos na baía de Todos os Santos

salvador

Terminou neste final de semana o Circuito Salvador de Oceano. O evento, que teve como sede o Iate Club da Bahia, reuniu 18 barcos nas classes IRC, RGS, MOCRA, HPE 25, Aberta e Mini. Foram disputadas quatro regatas, com percursos médios e longos. O resultado final foi o seguinte:

IRC:

  1. Angela Star VI
  2.  Ventaneiro 3
  3. Marujo’s

RGS:

  1.     Alpha II
  2.     Dracon I
  3.     Kiri Murê

MOCRA:

  1.     Odara
  2.     Pick Nick
  3.     Triskel

HPE 25:

  1.     Fuguinha
  2.     Blitz

Aberta:

  1.     Mahalo

Mini:

  1. V-max 5

Fonte: ABVO


IRC

Classe IRC é a que mais cresce na Bahia

A Classe IRC chegou no Brasil há pouco tempo, mas já tem se mostrado um sucesso. Só em 2014, 68 barcos foram medidos na regra e a previsão é de que este número aumente em 2015. E na Bahia a IRC é a classe que mais vem crescendo. O maior exemplo disso foi o Circuito Salvador, disputado entre os dias 16 e 18 de janeiro no Iate Club da Bahia. A classe foi a mais numerosa, com oito barcos.

“A aceitação da IRC na Bahia foi surpreendente. É claro que, como Diretor da ABVO na Bahia, tinha como meta a implantação da IRC no nosso estado, mas imaginava que isso se daria em um processo longo e gradativo. Contudo, assim que anunciamos que mediríamos os primeiros barcos, conseguimos reunir 10 comandantes interessados e que foram medidos no início de janeiro. Além destes, mais três barcos já sinalizaram que irão medir e então já estamos programando uma nova rodada”, disse Luis Eduardo Pato.

Através do diretor da IRC Pierre Joullie e com apoio da ABVO, os certificados puderam ser emitidos na França antes do Circuito Salvador.

“Eu gostaria de ver na IRC os caras que estão na RGS e os ex-ORC, que não são tão profissionais como os que estão ganhando na ORC hoje em dia. A regra tem uma medição simples, justa, na qual você pesa o barco, e é possível agradar a gregos e troianos!”, disse Pierre Joullie

Para se inscrever na classe, basta acessar o site da ABVO (http://bit.ly/146I1h7) na parte de associados, preencher todos os dados e realizar o pagamento. Posteriormente deve ser feito o agendamento para que o barco seja medido. Depois disso é só colocar o barco na água e começar a velejar!

Fonte: ABVO

Deixe uma resposta