Brasil tem representantes de duas classes definidos para o Pan-Americano

Xandi e Lucas na foto de Gabriel Heusi
Xandi e Lucas na foto de Gabriel Heusi

Vagas das classes Sunfish e Snipe foram decididas nos Campeonatos Brasileiros

Nesta última semana foram definidos os dois primeiros representantes brasileiros nos Jogos Pan-Americanos. O paulista João Hackerott e a dupla gaúcha Alexandre Paradeda e Lucas Aydos confirmaram a vaga nas classes Sunfish e Snipe respectivamente. Em ambos os casos a vaga veio também com o título brasileiro.

Paradeda é o mais experiente dos três velejadores e embarca para a quarta participação no Pan. Ele esteve presente nos jogos de 1995, em Mar Del Plata, quando conquistou a quarta colocação, em 1999, em Winnipeg, também no Canadá, quando foi prata, e em 2007, no Rio, quando conquistou a medalha de ouro, sempre na classe Snipe.

“A seletiva foi de alto nível, com três campeões mundiais e mais o atual campeão pan-americano. O fato de a flotilha brasileira ser a mais forte do mundo, dá uma certa confiança para o Pan, mas não dá para dizer que é fácil, pois existem alguns outros países que são bem rápidos no vento fraco, condição que encontraremos no Canadá”, disse ele, que conquistou o Brasileiro pela 10ª vez. A competição foi realizada no Iate Clube de Brasília e contou com a presença de mais de 70 duplas.

Já João Hackerott fará a sua estreia em Pan-Americanos. Como a classe Sunfish não existe no Brasil, a seletiva foi feita na classe Laser Radial, disputada no Iate Clube do Rio de Janeiro.

“O campeonato foi muito bom, com uma concorrência forte com o catarinense Alex Veeren e o carioca Gustavo Nascimento. A disputa foi até a última regata, sendo que oito, das dez, foram disputadas com vento forte, que não é a minha condição favorita. Apesar de já ter a classificação na Sunfish, ainda quero tentar a vaga na classe Lightining. Mas independente de qual for, vou treinar muito e chegar no Canadá com o objetivo de trazer mais uma medalha de ouro pan-americana para o Brasil”, disse ele.

O Brasil tem um excelente histórico de medalhas na vela em Jogos Pan-Americanos. Ao todo são 70 medalhas, sendo sete só na última edição. O quadro completo pode ser conferido em: http://bit.ly/1z5Dk3X

Fonte: CBVela

Deixe uma resposta