Cruzeiro Forte São João – Inscrições abertas

cruzeiro-sao-joao

Estão abertas as inscrições para o Cruzeiro Forte São João.

Inscrições com desconto até 8 de fevereiro.

O Cruzeiro Forte São João tem como objetivo principal a comemoração dos 450 anos da Expedição de Estácio de Sá para o povoamento do Rio de Janeiro.

As atividades incluem um cruzeiro em flotilha de veleiros de Bertioga ao Rio de Janeiro, visitações às fortificações em roteiros histórico-culturais e eventos de confraternização entre os velejadores.

O Cruzeiro Forte São João

O Cruzeiro consiste em uma navegação em flotilha de Bertioga ao Rio de Janeiro, reproduzindo a trajetória que fizeram as embarcações da Expedição de Estácio de Sá em 1565.

A navegação será realizada em duas etapas: a 1ª etapa, de 20 a 22/fev, de Bertioga à Angra dos Reis e a 2ª etapa, 28/fev e 1º/mar, de Angra dos Reis ao Rio de Janeiro. Os participantes do Cruzeiro serão velejadores associados da ABVC e outros interessados inscritos no evento.

Em Bertioga haverá o almoço de abertura do Cruzeiro, visitação ao Forte São João de Bertioga, dentre outros eventos.

Em Ubatuba, está programada uma parada na Ilha Anchieta, com visitação à ilha e churrasco de confraternização entre os velejadores.

No Rio de Janeiro, o Cruzeiro integrará a programação da Fortaleza de São João da Guanabara na comemoração aos 450 anos de fundação do Rio de Janeiro. Os veleiros irão acompanhar pelo mar do evento de abertura das solenidades do dia 1º de março. Depois haverá visitação à fortaleza.

Mais informações podem ser obtidas no site da ABVC: www.abvc.com.br

A expedição de Estácio de Sá

A expedição de Estácio de Sá partiu do Forte São João de Bertioga rumo ao Rio de Janeiro com o intuito de ocupar a região que estava sob o domínio dos índios e franceses. A chegada foi em 1º de março de 1565 quando foi iniciada a construção do Forte São João da Guanabara, marco da fundação da Cidade do Rio de Janeiro, que comemora no dia 1º de março seus 450 anos.

Inscrições

Por seu caráter histórico e cultural, além do comandante e tripulantes do veleiro, será permitida também a inscrição de acompanhante com deslocamento por terra. O acompanhante têm direito à participação dos eventos programados nas paradas em Bertioga, Ilha Anchieta e Rio de Janeiro.

As inscrições podem ser feitas no site da ABVC: www.abvc.com.br.

Deixe uma resposta