YCSA é sede da Taça Geraldo Peixoto na Guarapiranga

Eric e Rodrigo na 420 | Foto: Volnys Bernal / YCSA
Eric e Rodrigo na 420 | Foto: Volnys Bernal / YCSA

Flotilhas das classes Optimist e 420 do Audi YCSA Sailing Team disputam as regatas deste fim de semana (7 e 8) na Represa Guarapiranga

São Paulo (SP) – O Yacht Club Santo Amaro (YCSA) organiza neste fim de semana (7 e 8) seu primeiro evento da temporada na Represa Guarapiranga. O ano de 2015 será inaugurado com a Taça Geraldo Peixoto, ex-Taça Flotilha da Garoa, com a previsão de seis regatas, máximo de três por dia. A competição reúne barcos Optimist e 420, classes de base da vela que competem na Raia 1, destinada aos veleiros de menor porte, capazes de navegar mesmo com o nível mais baixo da represa.

São esperadas cerca de 50 embarcações, dez da classe 420 e 40 da Optimist, entre inscrições do YCSA, outros clubes do entorno da Guarapiranga e velejadores do litoral norte de São Paulo. O Audi YCSA Sailing Team leva à raia, velejadores considerados favoritos. Na 420, a dupla Eric Belda e Rodrigo Dabus conquistou o título sul-americano em dezembro em Porto Alegre e o vice brasileiro há 15 dias em Ilhabela. André Fiuza e Stephan Kunath, terceiros em ambas as competições, também estão confirmados, assim como Olivia Belda e Marina Arndt, melhor dupla feminina no Brasileiro.

Olivia e Marina na 420 | Foto: Silas Azocar/PMI
Olivia e Marina na 420 | Foto: Silas Azocar/PMI
Optimists na Guarapiranga | Foto: Volnys Bernal / YCSA
Optimists na Guarapiranga | Foto: Volnys Bernal / YCSA

Na Optimist, os destaques do Audi YCSA Sailing Team são: Martin Chao, Nicolas Bernal e Leonardo Didier, que subiu ao pódio da categoria mirim no Brasileiro disputado em janeiro na Baía de Guanabara. As regatas deste fim de semana serão disputadas em percurso barla-sota (demarcado por duas boias) ou trapezoidal. A partir da quinta regata descarta-se o pior resultado. As primeiras largadas estão marcadas às 13h00. Além do YCSA, Classe Optimist São Paulo (COSP), Classe 420 SP e Fevesp, organizam o campeonato.

Meia vida dedicada ao YCSA – A mudança de nome da competição deve-se a uma justa homenagem. Geraldo Peixoto é o mais antigo funcionário do YCSA. No próximo dia 1º de março completa 32 anos de serviços prestados ao clube. O mineiro de 64 anos dedicou até hoje metade de sua vida aos associados que o chamam carinhosamente de seo Geraldo. “Sinto-me muito feliz. Não esperava tamanha alegria. Recordo o dia em que cheguei. Não sabia nada e entrei como ajudante-geral”, conta o funcionário que já foi o responsável pela piscina e hoje tem o cargo de supervisor náutico.

Geraldo Peixoto, justa homenagem | Divulgação/YCSA
Geraldo Peixoto, justa homenagem | Divulgação/YCSA

Geraldo acompanhou a evolução de associados como Robert Scheidt, João Hackerott e Rique Vanderley e orgulha-se por tê-los ajudado desde a época do Optimist. “Sempre estava na rampa para levar os barcos deles para a água e depois trazê-los de volta ao hangar, quando as regatas acabavam. Ajudei muito essa turma e se precisar ajudarei novamente”, afirma Geraldo, sempre solícito, esbanjando humildade e simpatia.

Atualmente, Geraldo acompanha as disputas na Guarapiranga embarcado, junto à raia como integrante da Comissão de Regatas (CR). “Ajudo a organizar as largadas, contar os barcos, ver se alguém largou escapado. Aprendi muito trabalhando aqui. O YCSA é muito importante na minha vida. Tudo o que conquistei e tenho hoje, veio do meu trabalho neste clube”, resume o supervisor demonstrando que seu empenho foi reconhecido.

Audi YCSA Sailing Team – Foi formado no início de 2014 com o objetivo de reforçar a missão de formar os futuros velejadores. O projeto abrange 40 atletas da Vela Jovem distribuídos entre as classes Optimist, 420, Laser, 29er e Byte. O apoio está voltado para a aquisição de barcos e velas, contratação de técnicos especialistas nas classes envolvidas e viabilização de viagens para intercâmbio e disputa das principais competições internacionais. Robert Scheidt, o maior atleta olímpico brasileiro em todos os tempos e ganhador de 14 títulos mundiais entre as classes Laser e Star, é o embaixador da marca no País.

Yacht Club Santo Amaro – Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.

Mais informações no site ycsa.com.br
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/yachtclubsantoamaro

Ary Pereira Jr. – MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo: 9 7602-2986 / Tim: 9 9275-7044

 

Deixe uma resposta