Os iates da J class voltam a competir na America's Cup após 80 anos

SuperYachtCup. LAST DAY  © Jes˙s Renedo
SuperYachtCup. LAST DAY © Jes˙s Renedo

PRESS RELEASE – Bermuda, 12/02/2015 – O esplendor da era dos veleiros J Class voltará à America´s Cup, 80 anos após a classe ter corrido pela última vez competindo pelo troféu mais antigo no esporte internacional.

A J Class Association (JCA) e a America´s Cup Event Authority, concordaram em organizar uma regata da Classe J nas Bermudas em junho 2017, entre a conclusão da America´s Cup Challenger Playoffs e da América´s Cup Match.

“A era dos J Class na America´s Cup é reconhecida como sendo um dos pontos altos da história da Copa”, disse Russell Coutts, Diretor America´s Cup Event Authority (ACEA).

“Quando correram pela America´s Cup na década de 1930, os barcos J Class representaram a graça e o poder da época, associado a um design e engenharia de vanguarda. Ter a J Class conosco em Bermuda irá criar uma espetacular combinação entre o antigo e o novo. ”

SuperYachtCup. First day  © Jes˙s Renedo
SuperYachtCup. First day © Jes˙s Renedo
SuperYachtCup 2014, LAST DAY © Jes˙s Renedo
SuperYachtCup 2014, LAST DAY © Jes˙s Renedo

Os veleiros J Class ficarão ancorados na America´s Cup Village, em Dockyard, na Bermuda, proporcionando uma visão tão elegante em repouso quanto sua impressionante beleza e poder quando velejando.

Louise Morton da J Class Association (JCA), comentou: “Os organizadores da America´s Cup ofereceram à J Class uma oportunidade única de fazer parte da America´s Cup pela primeira vez em 80 anos. Em nome dos proprietários, capitães e equipes, estamos muito satisfeitos em fazer parte deste espetacular evento. ”

As regatas da J Class serão organizadas pela equipe de gerenciamento de regatas da America´s Cup, com os dois últimos dias de regatas esperados para acontecer no final de semana da abertura do America´s Cup Match.

A flotilha de J Class abrange atualmente sete veleiros, incluindo três Js originais, dois dos quais correram a America´s Cup na época. Os sete veleiros J Class atualmente velejando são: Endeavour, Hanuman, Lionheart, Rainbow, Ranger, Shamrock V e Velsheda. Um oitavo J Class está previsto para ser lançado em maio de 2015.

SuperYachtCup. LAST DAY  © Jes˙s Renedo
SuperYachtCup. LAST DAY © Jes˙s Renedo

Sobre a Classe J e a J Class Association (JCA)

As regatas de flotilha da J Class são uma das visões mais espetaculares do circuito mundial de vela. A classe continua a se expandir e a flotilha é sempre calorosamente recebida pelos organizadores de regatas ao redor do mundo.

Para mais informações sobre o JCA e a J Class, entre em contato com press@jclassyachts.com ou visite: www.jclassyachts.com ou Official J Class on Facebook

 

Texto traduzido e adaptado do Press Release/ site oficial por: Maximilian Gorissen – Full Member – Yachting Journalist´s Association – UK

 

A SailBrasil, continuará noticiando as competições da America’s Cup World Series em 2015 e 2016, a Youth America’s Cup e a America’s Cup Qualifiers em 2016 e, por fim, a America’s Cup Challenger Playoffs e Match (Semi-final e final) em 2017, trazendo sempre ao velejador Brasileiro as últimas notícias da America’s Cup.

Entenda como será a 35ª America´s Cup: http://www.sailbrasil.com.br/jornal/?p=2335.


A America’s Cup (nome do evento e do troféu) é o troféu mais antigo do esporte internacional, tendo sido entregue à escuna de nome América em 1851, após derrotar as melhores escunas da frota britânica em uma regata ao redor da Ilha de Wight. O troféu, entregue naquele dia, foi “dado em confiança” através de uma “Ação de fidúcia” (Deed of Gift) e, desde então, se tornou um dos maiores símbolos de conquista do mundo dos esportes.

A America’s Cup está atualmente sob a guarda do Golden Gate Yacht Club de San Francisco que, em 25 de setembro de 2013, através da sua equipe, a ORACLE TEAM USA, conseguiu o maior feito de recuperação na história de qualquer esporte (leia as notícias da AC 2013 postadas neste NEWS na época), para ter o direito de manter o troféu que tinha recuperado para os USA em 2010.

Site oficial: www.americascup.com

Deixe uma resposta