Copa YCP | 2ª Etapa | Aviso de Regata

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Organização: Yacht Club Paulista (YCP)
Apoio: Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP)
2º AVISO DE REGATA Fevereiro de 2015 (com alterações)

Ficha de inscrição

1. REGRAS:
1.1 A COPA YCP será governada pelas Regras de Regata a Vela da ISAF 2013/2016 e pelas regras específicas
das classes convidadas.

1.2 Serão aplicáveis as Instruções de Regata (IR) da FEVESP divulgadas no site www.fevesp.org.br

2. PROPAGANDA: a propaganda do competidor será restrita à Categoria “C” e em conformidade com o Regulamento 20 da ISAF. Os barcos podem ser obrigados a expor propaganda escolhida e suprida pela Autoridade Organizadora.

3. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES:
3.1 A participação em cada etapa da COPA YCP será aberta aos veleiros das classes:
Tornado, A-Class, HC16 e 14, Open 590, Star, Lightning, Microtonner, Snipe, Finn, Laser (Std, Radial e 4.7) e Dingue, em situação regular com sua inscrição na respectiva etapa da COPA YCP, e de acordo com as regras e qualificações de suas classes, supervisionadas pelos respectivos coordenadores estaduais credenciados pela
FEVESP.

3.2 A inscrição e pagamento da taxa deverão ser realizados anteriormente à disputa de cada uma das etapas, via internet no link divulgado, até a quinta-feira que antecede o final de semana do evento, de acordo com as taxas discriminadas no item 3.3.

3.3 Deverá ser paga a seguinte Taxa de Inscrição, devida por embarcação e por Etapa:
A taxa é intransferível e sem direito de restituição.

  • TORNADO – R$ 90
  • A-CLASS – R$ 60
  • HC16 e 14 – R$ 60
  • Open 590 – R$ 90
  • STAR – R$ 90
  • LIGHTNING – R$ 90
  • MT 19 – R$ 90
  • SNIPE – R$ 60
  • FINN – R$ 60
  • DINGUE – R$ 60
  • LASER (todas) – R$ 30

OBS: Excepcionalmente, as inscrições poderão ser feitas até às 14:00 do sábado do evento, somente na secretaria do evento no YCP, quando será cobrado adicional de 20%.

3.4 Os velejadores que inscreverem-se antecipadamente para todas as 9 etapas da COPA YCP terão 20% de desconto na taxa devida para o ano, sem direito a restituição. [Ex.: Laser (= 9 ETAPAS no ano; (= R$ 30 x 9 = R$270 com 20% de desconto = R$216))]. Mesmo que a 1ª etapa já tenha acontecido, será aplicado critério de proporcionalidade no valor a ser cobrado, caso o velejador deseje quitar antecipadamente as etapas remanescentes para o ano de 2015.

4. MEDIÇÕES: um barco ou equipamento poderá ser inspecionado a qualquer momento quanto ao cumprimento das regras da Classe. Caberá ao Coordenador Estadual ou Medidor fazer as verificações que cada classe recomendar.

5. CALENDÁRIO E PROGRAMAÇÃO:
5.1 CALENDÁRIO PARA 2015: a COPA YCP está homologada oficialmente pela FEVESP e será disputada em uma série de 9 etapas, durante 9 fins de semana, sempre na RAIA 2, e nas seguintes datas:
1ª etapa 07 e 08 de fevereiro (já ocorrida)
2ª etapa 21 e 22 de fevereiro
3ª etapa 11 e 12 de abril
4ª etapa 16 e 17 de maio
5ª etapa 13 e 14 de junho
6ª etapa 15 e 16 de agosto
7ª etapa 12 e 13 de setembro
8ª etapa 24 e 25 de outubro
9ª etapa 28 e 29 de novembro

5.2 NÚMERO DE REGATAS: em cada etapa da COPA YCP serão disputadas até 4 regatas, sendo 1 regata no sábado e até 3 regatas no domingo.

5.3 PROGRAMAÇÃO POR ETAPA:
Aos SÁBADOS:
A partir das 11:30 haverá concentração dos velejadores no YACHT CLUB PAULISTA, com almoço de confraternização oferecido pelo clube aos inscritos, estando previstas palestras, clínicas rápidas, exibição de fotos e vídeos das regatas, sorteio de brindes patrocinados, avisos da CR e indicação de alterações no Aviso de Regatas conforme afixado no Quadro de Aviso na sede náutica do YCP.
Os velejadores de outros clubes da represa que vierem por água poderão atracar seus veleiros no píer do YCP ou nas linhas de atracação que serão instaladas. Durante os almoços haverá a premiação dos vencedores da etapa anteriormente disputada pela COPA YCP.
A partir das 14:30 será disputada uma única regata em percurso TRIÂNGULO + BARLA-SOTA + TRIÂNGULO + PERNA DE CONTRAVENTO.
Aos DOMINGOS:
A partir das 13:00 haverá largada para regatas barla-sota (exceto para Tornado, A-Class, HC e Open 590), estando prevista a realização de até 3 (três) regatas seguidas.

6. PERCURSOS:
6.1 Na regata do sábado, para todas as classes, o percurso será o mesmo: TRIÂNGULO + BARLA SOTA + TRIÂNGULO + PERNA DE CONTRAVENTO, podendo haver encurtamento a critério da CR.

6.2 Na regata do sábado haverá spare buoy na marca de contravento e gate (bóias amarelas) próximo à marca de sotavento (bóia vermelha). Atenção: no sábado o gate deverá ser utilizado apenas ao final da 2ª volta em barla sota. Ao final das voltas triangulares a marca de percurso vermelha em sotavento é a que deverá ser contornada, sem necessidade de passagem pelo gate.

6.2.1 Todas as classes deverão cumprir o percurso discriminado a seguir:
1o Triângulo:
6.2.1.1 Largada demarcada com bóia vermelha e CR
6.2.1.2 Contorno da marca de barlavento (bóia amarela)
6.2.1.3 Contorno da marca de triângulo (través) (bóia amarela)
6.2.1.4 Contorno da marca de sotavento (= mesma da largada = bóia vermelhaa)
Barla-Sota:
6.2.1.5 Contorno da marca de barlavento (bóia amarela)
6.2.1.6 Contorno da spare buoy (bóia menor, no través da marca de barlavento)
6.2.1.7 Contorno do GATE (bóias amarelas); sempre entrando “entre as bóias”.
2o Triângulo:
6.2.1.8 Contorno da marca de barlavento (bóia amarela)
6.2.1.9 Contorno da marca de triângulo (través) (bóia amarela)
6.2.1.10 Contorno da marca de sotavento (= mesma da largada = bóia vermelhaa)
6.2.1.11 Chegada em contra-vento entre C.R e bóia vermelha.

OBS: veja detalhamento dos percursos das regatas do sábado no ANEXO 1.

6.3 Nas regatas do domingo os percursos para cada classe serão os seguintes:
· Tornado, A-Class, HC16/14 e Open 590: três triângulos com chegada em través a sotavento da C.R (bóia amarela).
· Star, Lightning: barla sota de 6 pernas, com chegada em marca diametralmente oposta à de sotavento (tendo a C.R. como ponto de referência).
· Microtonner, Finn, Snipe, Laser: barla sota de 4 pernas, com chegada em marca diametralmente oposta à de sotavento (tendo a C.R. como ponto de referência).
· Dingue: barla sota de 2 pernas, com chegada em marca diametralmente oposta à de sotavento (tendo a C.R. como ponto de referência).
OBS: veja detalhamento dos percursos das regatas do domingo no ANEXO 2.

6.4 A critério da CR, a última regata do dia poderá ter acrescida com uma perna de contravento para a chegada de todas as classes, o que será sinalizado aos velejadores com sinalização “+”, juntamente com o sinal de atenção (5 minutos) ou durante a última regata do dia.

6.5 Nas regatas de domingo não haverá encurtamento no número de pernas, porém a CR poderá reduzir o percurso, alterando o posicionamento das marcas (bandeira CHARLIE ou da linha de chegada). Os limites de tempo por regata e horário limite para chegada são os definidos nas instruções de regata da FEVESP.
6.6 Nas regatas BARLA-SOTA do domingo haverá spare buoy na marca de contravento e gate na marca de sotavento.
6.7 As marcas deverão ser contornadas e deixadas por bombordo, a não ser que a CR decida utilizar o percurso invertido, que requererá sinalização apropriada.
6.8 Para mudar a próxima perna do percurso a CR poderá fundear uma nova marca (ou mover a linha de chegada) e remover a marca original tão logo quando for possível.
6.9 O não cumprimento dos percursos detalhados nos ANEXOS 1 e 2 é passível de protesto e punição de acordo com o item 9 (Sistema de Punição).

7. PROCEDIMENTO DE LARGADA
7.1 As classes largarão na seguinte ordem, ressalvado o agrupamento previsto no item 7.2:

  • 1º Tornado e A-Class
  • 2º Star
  • 3ª Lightning
  • 4ª Microtonner
  • 5ª Finn
  • 6ª Snipe
  • 7ª Laser (Std, Radial e 4.7)
  • 8ª Dingue

7.2 Para aumentar a eficiência operacional, a CR poderá agrupar duas ou mais classes na mesma largada, reunindo as bandeiras das classes em mesmo sinal de atenção (5 minutos).

7.3 As partidas serão dadas com intervalos de 5 minutos conforme sinalização padrão:
# 5 minutos: sinal de atenção com hasteamento da(s) bandeira(s) da(s) classe(s) a largar.
# 4 minutos: sinal de preparação com hasteamento da Bandeira P.
# 1 minuto: sinal com descida da Bandeira P.
# 0 minuto: partida

7.4 O sinal de partida de uma classe será o sinal de atenção da(s) classe(s) que larga(m) a seguir, e cuja(s) bandeira(s) será(ão) hasteada(s) neste mesmo sinal.

7.5 Um barco que partir depois de decorridos 5 minutos após o seu sinal de partida será considerado como não tendo partido. Isto altera a regra A4.

7.6 As classes que largarem escapadas terão novo procedimento de largada, iniciando-se com sinal de partida da última classe da fila.

8. PONTUAÇÃO:
8.1 Uma regata disputada já constitui validamente a etapa.

8.2 Quando até 3 (três) regatas tiverem sido disputadas por etapa, a pontuação do barco naquela etapa será a soma de suas pontuações em cada regata.

8.3 Quando as 4 (quatro) regatas da etapa tiverem sido completadas, a pontuação do barco naquela etapa será a soma de suas pontuações de cada regata, excluindo-se o seu pior resultado.

8.4 Para fins de ranking da série anual será aplicada regra de pontuação pelo critério do nome do comandante da embarcação em determinada classe. Se o comandante mudar de classe durante as 9 etapas, a pontuação acumulada na classe anterior permanecerá separada.

8.5 Para a premiação na série anual, cada velejador terá direito a descartar 1 regata para cada 4 regatas que participar (ou seja, 25% do total), inclusive DNC de etapas em que não se inscreveu ou não disputou.

8.6 Será aplicado o sistema de pontuação linear do Apêndice A.

9. SISTEMA DE PUNIÇÃO:
9.1 Será aplicado o Apêndice P.

10. ACOMPANHANTES E LOCAL DE PERMANÊNCIA:
10.1 Aos sábados de cada etapa serão bem vindos ao YCP acompanhantes e convidados dos velejadores inscritos, para participarem da confraternização e para assistirem a partida e a chegada dos velejadores.
Nesse caso será importante fazer a solicitação de ingresso na véspera via e-mail para secretaria@ycp.com.br para que seus nomes fiquem anotados na portaria do YCP. O consumo de convidados e acompanhantes não estará incluso na inscrição, e deverá ser pago no ato.

10.2 Nos dois dias de cada etapa os velejadores inscritos também poderão ingressar com seus veleiros no YCP por terra, e usarem as facilidades do YCP para a descida até a água.

10.3 Durante o evento os veleiros visitantes deverão ficar estacionados no local designado pela organização.

11. PREMIAÇÃO:
11.1 Premiação por Etapa: prêmios serão concedidos por etapa para as classes com no mínimo 2 embarcações inscritas. Em cada etapa haverá premiação por classe aos 1º e 2º classificados no geral. Na classe Laser, serão premiados os dois primeiros colocados de cada categoria (Std, Radial e 4.7).
Também haverá premiação aos 1º colocados na categoria B nas classes Microtonner e Snipe. Caberá aos coordenadores das classes indicarem os velejadores da categoria B. Também haverá premiação do 1º lugar na categoria mista da classe Snipe (esta, somente a partir da 2ª etapa), desde que haja no mínimo 2 veleiros disputando nessa categoria.

11.2 Premiação para a Série Anual: a COPA YCP premiará, em cada classe, os 3 melhores classificados no geral de TODAS AS CLASSES, os 3 melhores classificados da categoria B das classes Microtonner e Snipe, 3 melhores da categoria mista da classe Snipe, considerando-se a soma de pontos acumulados de todas as regatas disputadas durante as 9 etapas, e o descarte de 25% dos piores resultados, conforme item 8.5.

11.3 A premiação da 9ª etapa e a premiação da série de regatas disputadas durante toda a temporada pela COPA YCP será entregue durante jantar solene a ser realizado no salão social do YCP, conforme aviso e convite que será enviado oportunamente a todos os inscritos.

12. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITO DE USO DE IMAGEM: os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. A autoridade organizadora não terá qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas, saídas para treinos, e eventos ocorridos antes durante ou depois de completadas as provas.
Os velejadores ao se inscreverem concordam com a utilização de fotos e vídeos pelos organizadores do evento, sem haver a necessidade de prévia autorização.

13. INFORMAÇÕES: para mais informações entre em contato com o Coordenador Estadual da sua classe, ou com o YCP:
Yacht Club Paulista a/c Diretoria de Vela
Tel (11) 5514-6911, (11) 5514-6912
e-mail: copavela@ycp.com.br ou através da página do facebook do Yacht Club Paulista.

Jose Francisco Agostini Roxo Alberto Barzaghi Hackerott
Comodoro YCP Diretor de Vela YCP


ANEXO 1: PERCURSO DAS REGATAS DO SÁBADO (ex: VENTO QUADRANTE SUL)

Nota: em caso de ventos de quadrante NORTE, será adotado percurso invertido.
Atenção: A marca de percurso formada pelo GATE será utilizada apenas ao final da volta
em barla sota. Nas voltas triangulares deve ser contornada a bóia vermelha de sotavento,
a mesma da largada.

2o AR COPA YCP 20150211


ANEXO 2: PERCURSO DAS REGATAS DO DOMINGO (ex: VENTO QUADRANTE SUL)
Nota: em caso de ventos de quadrante NORTE, será adotado percurso invertido.
Inclui HC16 e 14
2o AR COPA YCP 20150211-02 2o AR COPA YCP 20150211-03 2o AR COPA YCP 20150211-04 2o AR COPA YCP 20150211-05

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