3 ª etapa do Circuito Guarapiranga | Aviso e Instrução de Regata

circuito
AVISO DE REGATA – 3ª ETAPA

DATA – 16/05/2015 – 14:00h (sábado)

AUTORIDADES ORGANIZADORAS
1. ASBAC – Associação do Servidores do Banco Central
2. CCC – Clube de Campo do Castelo
3. CCSP – Clube de Campo São Paulo
4. Yacht Clube Itaupu
5. Yacht Clube Paulista

SEDE DO EVENTO – Clube de Campo Castelo
Rua Célso Mantovani, 1, São Paulo – SP, 04803-240
Telefone: (11) 5667-9282
E-Mail: nautica@castelo.org.br / velaccc@gmail.com

1. REGRAS
1.1. A série será regida pelas regras, tais como definidas nas Regras de Regata a Vela da ISAF – International Sailing Federation – 2013-2016.

2. PROPAGANDA
A propaganda do competidor será restrita à Categoria “C” e em conformidade com o Regulamento 20 da ISAF.

3. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES:
3.1. A regata será aberta a barcos de todas as classes e a competidores de todos os clubes, marinas e escolas de
vela filiados ou não à FEVESP.
3.2. As inscrições serão feitas on-line até às 23h59min do dia 15/Maio através do link
http://inscricoes.circuitoguarapiranga.comvoce.net/
Após esta data somente na secretaria da sede do evento com 20% de acréscimo.

4. CLASSES CONVIDADAS:
Grupo 1: Cabinados até 16 pés exemplo: Marreco, Tahiti, Caribe, Boto, Paturi
Grupo 2 : Cabinados acima de 16 pés, exemplo: Velamar 24, Gaivota 23, Velamar 27, Brasília 27, Brasília 23, Oday 23, Bruma 19, Rio 20, Atoll 23, Cruiser 23,
Voyage 23, Velamar 18, Tchê 17, Delta 17, Newport 25, Pomar 5.5, Flash 205, Ranger 22, Velamar 22, Poli 19, Skipper 21, Microtonner, Delta 21, FAST 230, Flash 195, Sailor 19
Grupo 3: Barcos multicasco, exemplo: Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Hobie Cat 21, A-Class, Super Cat 17, Tom Race, Tornado
Grupo 4: Monotipo, exemplo: Laser, Olímpico, Snipe, 470, 420, Holder 12, Dingue, 49, 29, Lightining, Star, Finn, Sharpie 12M, Day Sailer, Flash 13,5 e Flash 16,5, Europa

Obs.: Para o barco não mencionado será analisado e classificado pela Comissão Técnica.

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$20,00 POR COMPETIDOR
(INSCRIÇÕES ONLINE ATÉ DIA 15/05/2015 PELO LINK ABAIXO).
http://inscricoes.circuitoguarapiranga.comvoce.net/

ATENÇÃO: Para inscrições presenciais no dia do evento será cobrado adicional de 20%
Taxa de inscrição: R$24,00 por competidor (p/ inscrições presenciais na secretaria do clube sede dia 16/05/2015).

5. PROGRAMA DA REGATA:
5.1 Data de regata: 16/05/2015
5.2. O sinal de atenção será dado às 14h00min.

6. INSPEÇÃO DE MEDIÇÃO E DE EQUIPAMENTOS:
Um barco ou equipamento poderá ser inspecionado a qualquer momento quanto ao cumprimento das regras de cada
classe e Instruções de Regata

7. INSTRUÇÕES DE REGATA:
As Instruções de Regata estarão expostas no Quadro de Avisos da Sede do
Evento a partir das 09h00min do dia 16/05/2015 (sábado).

8. ÁREA DA REGATA:
A regata será realizada na raia 3 da Represa de Guarapiranga, São Paulo, SP

9. PERCURSOS:
O percurso será de acordo com os anexos A (ventos com predominância Norte) e B (ventos com predominância Sul).
Informamos que a ilha dos eucaliptos é uma marca de percurso, o que obrigatoriamente condiciona seu contorno por boreste na ida e por bombordo na volta. Os participantes que não seguirem essa condição serão desclassificados.

10. PONTUAÇÃO:
Será aplicado o Sistema Linear de Pontuação do Apêndice A do regulamento do Circuito Guarapiranga

11. COMUNICAÇÃO POR RÁDIO:
Exceto em emergência, um barco não poderá fazer transmissões por rádio enquanto estiver em regata, nem receber comunicações não disponíveis para todos os barcos. Esta restrição se aplica também a telefones móveis.

12. PRÊMIOS:
12.1. Prêmios serão concedidos conforme indicado no regulamento,
Premiação geral e Premiação por grupo.
12.2. Somente receberão prêmios os velejadores que estejam presentes à
Cerimônia de Premiação a ser realizada no dia 16/05/2015 – Sábado – a partir das
17h30min na Sede do Evento.

13. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE:
Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4 – Decisão de Competir. A Autoridade Organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a regata e seus antecedentes, durante ou depois de completado o evento.

14. SEGURO:
Cada participante será responsável por contratar seguro para danos pessoais, materiais e contra terceiros a seu critério exclusivo e às suas expensas.

15. MAIS INFORMAÇÕES:
Regulamento – II CIRCUITO GUARAPIRANGA 2015 e demais informações com
Clube de Campo do Castelo – Rua Célso Mantovani, 1, São Paulo – SP, 04803-240
Telefone: (11) 5667-9282 – E-Mail: nautica@castelo.org.br / velaccc@gmail.com


 

ANEXO A – VENTO COM PREDOMINÂNCIA NORTE

anexoA

ANEXO B – VENTO COM PREDOMINÂNCIA SUL

anexoB


 

INSTRUÇÕES DE REGATA – 3ª ETAPA

1. REGRAS

1.1 O evento será disputado sobre as seguintes regras:
a) Regras internacionais para Regatas a Vela – ISAF 2013/2016, aplicando-se as determinações da FEVESP
b) As Instruções de Regatas e suas alterações e complementos.
Regra 61.1, como segue:

1.2 Acrescenta-se à regra 61.1(a):
O barco com intenção de protestar deve informar à Comissão de Regatas posicionada na
chegada o(s) barco(s) que está protestando imediatamente após chegar.

1.3 Em caso de conflito entre o Aviso de Regata e a Instrução de Regata, prevalece esta última.

1.4 Regra 66 – REABERTURA DE AUDIÊNCIA
Acrescenta-se após a terceira sentença: “No último dia de regatas, um pedido de reabertura deve ser apresentado:
(a) Até o final do prazo de protestos se a parte foi informada da decisão no dia anterior;
(b) Não mais do que trinta minutos após a parte ter sido informada da decisão naquele dia.
Considera-se informada a parte com a publicação do resultado do protesto no quadro de
avisos”.

2. AVISOS AOS COMPETIDORES
Avisos aos competidores serão afixados no Quadro Oficial de Avisos do evento.

3. ALTERAÇÃO NAS INSTRUÇÕES DE REGATA
As alterações ocorridas nas instruções de regata serão afixadas até as 10h do dia em que entrarão em vigor.

4. SINALIZAÇÃO EM TERRA
Sinalização em terra será içada no mastro de sinais do evento.

5. PROGRAMA DA REGATA
16/05/2015 – 00:00 encerramento das inscrições.
16/05/2015 – 14:00 início da regata.
16/05/2015 – 17:30 início das premiações

5.1. O horário programado para o sinal de atenção da regata será às 14h00.

5.2. Nenhum sinal de partida será dado após às 17:00h do dia da regata.

5.3. O horário programado para o limite da regata será uma hora antes do por do sol.

6. PERCURSO

6.1. Diagramas do percurso estão descritos nos anexos A e B (acima).

6.2. A Comissão de regatas poderá utilizar marcas de percurso como marcas de largada e chegada.

6.3. Todas as marcas devem ser deixadas por BORESTE quando vento quadrante SUL

6.4. Todos os barcos largarão juntos considerando os ratings.

6.5. As regatas serão realizadas na raia 3.

6.6. O número de pernas em cada tipo de percurso será IDÊNTICO para todas as classes
convidadas a seguir:

7. CLASSES CONVIDADAS:
Barcos de outros Clubes/Entidades náuticas da represa estão convidados.
Barcos categorizados conforme descrição abaixo:

Grupo 1: Cabinados até 16 pés exemplo: Marreco, Tahiti, Caribe, Boto, Paturi
Grupo 2 : Cabinados acima de 16 pés, exemplo: Velamar 24, Gaivota 23, Velamar 27, Brasília 27, Brasília 23, Oday 23, Bruma 19, Rio 20, Atoll 23, Cruiser 23, Voyage 23, Velamar 18, Tchê 17, Delta 17, Newport 25, Pomar 5.5, Flash 205, Ranger
22, Velamar 22, Poli 19, Skipper 21, Microtonner, Delta 21, FAST 230, Flash 195, Sailor 19
Grupo 3: Barcos multicasco, exemplo: Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Hobie Cat 21, A-Class, Super Cat 17, Tom Race, Tornado
Grupo 4: Monotipo, exemplo: Laser, Olímpico, Snipe, 470, 420, Holder 12, Dingue, 49, 29, Lightining, Star, Finn, Sharpie 12M, Day Sailer, Flash 13,5 e Flash 16,5, Europa

Obs.: Para barcos não mencionados será feita análise pela Comissão Técnica e classificados dentro de uma das classes.

8. MARCAS

8.1. As marcas de percurso serão boias infláveis ou similares de forma cilíndrica ou triangulares.

8.2. Marcas de largada e chegada serão embarcações da CR com uma bandeira laranja içada.

8.3. O barco da Comissão de Regatas sinalizando mudança de uma perna do percurso é marca, conforme necessário.

9. A PARTIDA

9.1. A linha de partida será delimitada nas duas extremidades por uma boia e o barco da Comissão de Regatas onde estará içada a bandeira laranja.

9.2. Um barco que não tenha partido decorridos 04 (quatro) minutos do sinal de partida será considerado DNS sem audiência (altera as regras A4 e A5).

9.3. Quando uma chamada individual é feita, a bandeira X será exibida por até 2 minutos. Isso muda a regra 29.1.

9.4. O barco da Comissão de Regatas poderá manter posição no alinhamento de partida usando motor.

9.5. Para alertar os competidores de que a regata irá começar brevemente, a bandeira laranja será içada com um sinal sonoro no mastro da embarcação principal da Comissão de Regatas por pelo menos quatro minutos antes do sinal de atenção.

10. MUDANÇA DA PRÓXIMA PERNA DO PERCURSO

10.1. Para mudar a posição da marca da próxima perna de percurso, a Comissão de Regatas poderá fundear uma nova marca (ou mover a linha de chegada) e remover a marca original tão logo quanto possível.

10.2. Quando, em uma subsequente mudança de percurso, uma nova marca é substituída, a marca original poderá ser utilizada.

10.3. Exceto num portão, os barcos deverão passar entre o barco da Comissão de Regatas que sinaliza a mudança e a marca que está nas proximidades, deixando a marca por boreste e o barco da comissão por bombordo (altera a regra 28.1).

11. CHEGADA

11.1. A linha de chegada será delimitada a boreste por mastro de sinais de embarcação da Comissão de Regatas onde içada bandeira laranja e a bombordo por boia laranja.

11.2. O barco da Comissão de Regatas poderá manter posição no alinhamento de chegada usando motor.

12. SISTEMA DE PUNIÇÃO

12.1. Um barco pode cumprir a punição de duas voltas quando, em regata, pode ter cometido uma ou mais infrações às regras da parte 2. Ele pode também cumprir a punição de uma volta quando infringiu a regra 31. Opcionalmente, as instruções de regata podem prescrever que seja usada a punição de pontuação ou qualquer outra punição e neste caso a punição especificada substituirá as punições de uma volta e de duas voltas, no entanto:
(a) Quando um barco infringiu uma regra da Parte 2 e a regra 31 no mesmo incidente, não
precisa cumprir a punição por infração da regra 31;
(b) Se ele provocou ferimento ou avaria grave ou, apesar de ter cumprido a punição, se
auferiu significativa vantagem na regata ou na série com sua falta, sua punição será retirar-se.

13. LIMITES DE TEMPO 

13.1. Não haverá limite de tempo para o 1º colocado completar a 1ª perna.

13.2. Não haverá tempo para o primeiro colocado completar o percurso.

13.3. Tempo limite para protestos será de noventa minutos após o último barco ter chegado.

14. PROTESTOS E PEDIDOS DE REPARAÇÃO

14.1. Um protesto de um barco, da comissão de regata ou da comissão de protesto sobre um incidente que a comissão observou na área de regata, deve ser entregue na secretaria da regata no prazo de duas horas após a chegada do último barco da regata.

14.2. Um barco que tem a intenção de protestar deve informar à Comissão de Regatas, que estará na linha de chegada, imediatamente após chegar, qual barco está protestando.

14.3. Formulários estarão disponíveis na secretaria do evento. Protestos e pedidos de reparação devem ser entregues dentro do tempo limite.

14.4. Avisos aos competidores serão afixados até trinta minutos depois de encerrado o prazo de protestos a fim de informá-los das audiências nas quais serão partes ou testemunhas. As audiências terão lugar na sala de protestos.

14.5. Nenhuma audiência de protestos será iniciada após as 22h.

14.6. Uma lista dos barcos que atestarem ter cumprido punição por infração à regra 42 ou que foram desclassificados pela Comissão de Protestos será afixada antes do término do prazo de protestos.

15. PONTUAÇÃO

15.1. Serão computados tempos corrigidos para aferição da chegada, conforme rating unificado estabelecido e aprovado pelo Comitê Técnico, respeitando a tabela de grupos definidos.

16.

17. RESPONSABILIDADE

17.1. Os competidores participam da regata a seu próprio risco e responsabilidade. A Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), o C.C.S.P. , C.C.C. ITAUPU, ASBAC, YCP, os clubes filiados, e todas as partes envolvidas na organização do evento, não assumem qualquer responsabilidade por acidentes, inclusive morte, danos, perda pessoal, de materiais ou de qualquer outra natureza, referente a barcos e participantes, antes, durante e depois do evento.
Considere a regra 4, Decisão de Competir – A responsabilidade pela decisão de participar da regata ou de continuar em regata pertence exclusivamente ao barco.

A C.R. PODERA USAR A SEGUINTE CONFIGURAÇÃO DE LARGADA E CHEGADA

(Microsoft Word - IR - INSTRU307325ES DE REGATA - 16-05-2015 R

Anúncios

Deixe uma resposta