ISW recebe medalhistas Olímpicos e Pan-Americanos

Competição reunirá alguns dos principais velejadores do País e nomes internacionais, com destaque para Lars Grael, que neste ano comandará o barco do irmão, Torben

São Paulo (SP) – Há mais de 40 anos a Ilhabela Sailing Week proporciona desfile único de

Marcos Méndez / SailStation  Samuca quer quebrar o recorde de Alcatrazes
Marcos Méndez / SailStation
Samuca quer quebrar o recorde de Alcatrazes

campeões da vela pelo Canal de São Sebastião, prática que se tornou tradição e que tem sido intensificada nas últimas edições com a inclusão da classe Star no programa. Neste ano o evento atinge a 42ª edição de 3 a 11 de julho e tem presenças confirmadas de atletas que elevam a vela brasileira em campeonatos internacionais como Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.

Entre cerca de mil velejadores de mais de 130 barcos inscritos, alguns nomes ganham destaque como, Lars Grael, ganhador de

Marcos Méndez / SailStation  Lars e Samuca, na Star em 2014
Marcos Méndez / SailStation
Lars e Samuca, na Star em 2014

dois bronzes olímpicos; Eduardo Penido, medalha de ouro nos Jogos de Moscou, em 1980; Reinaldo Conrad, primeiro brasileiro a subir ao pódio da vela em olimpíada, com o bronze de 1968 no México, além do tri pan-americano; Mário Buckup, bicampeão pan-americano; e Samuel Albrecht, da nova geração, que representou o País nos Jogos de Pequim em 2008 e está em campanha para o Rio 2016. O também velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, seguirá direto de Gotemburgo, onde concluiu a Regata Volta ao Mundo, para defender o título de 2014 em Ilhabela com o Pajero.

A novidade deste ano será a embarcação de Lars Grael. O presidente da Comissão Nacional dos

Marcos Méndez / SailStation  Largada para Alcatrazes da 41a. edição
Marcos Méndez / SailStation
Largada para Alcatrazes da 41a. edição

Atletas comandará o S40 Magia Energisa, do irmão Torben, que estará em Toronto como chefe da delegação brasileira de vela nos Jogos Pan-Americanos. “Substituir o Torben é pra lá de complicado. Ele é praticamente insubstituível, mas correr em Ilhabela será um imenso prazer. Estarei a bordo com Samuca (Samuel Gonçalves), minha esposa Renata e minha filha Sofia, de 15 anos, além de outros amigos”, revela Lars.

Em 2014 Lars e Samuca correram em Ilhabela na classe Star, também válida pelo Sul-

Marcos Méndez / SailStation  Magia Energisa, de Torben e Lars
Marcos Méndez / SailStation
Magia Energisa, de Torben e Lars

Americano e conquistaram o título continental. Foi o tetra para Lars. “Priorizamos a Star na edição anterior devido ao Sul-Americano, mas neste ano a disputa da classe será muito forte novamente com pelo menos dez barcos entre brasileiros e argentinos”, considera o medalhista olímpico da classe Tornado. “Sou comodoro da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) e é claro que sinto-me feliz em poder competir em um barco de oceano, seguindo a tradição de Ilhabela”. Lars já venceu a Ilhabela Sailing Week com os veleiros oceânicos Sorsa e H3+.

Neste ano, com o proeiro Samuca, conquistou o bicampeonato de Star na Bacardi Cup, em

Marcos Méndez / SailStation  Lars e Samuca, campeões sul-americanos
Marcos Méndez / SailStation
Lars e Samuca, campeões sul-americanos

Miami, título inédito para o Brasil, e foi vice no Hemisfério Ocidental, também nos EUA. A dupla ainda levou o Brasileiro de Star na Represa Guarapiranga (SP) e faturou o Estadual da classe no último fim de semana no Rio de Janeiro. Ambos têm velejado de oceano nos barcos Tangará, com o qual venceram as regatas Aratu-Maragogipe e Refeno em 2014, e Stand by Me, que lhes deu recentemente o bicampeonato da Taça Comodoro, do Iate Clube do Rio de Janeiro.

Experiência cativa – Um dos mais assíduos e entre os principais incentivadores das regatas

Divulgação / Team Crioula  Camiranga, missão Alcatrazes
Divulgação / Team Crioula
Camiranga, missão Alcatrazes

oceânicas em Ilhabela, o bicampeão pan-americano da classe Lightning, Mário Buckup, disputará a classe C30, como tático do Barracuda, veleiro local que também briga pelo título da Copa Swift Sport, o Circuito Ilhabela de vela oceânica. As regatas de C30 na 42ª Ilhabela Sailing Week também serão válidas pelo Campeonato Brasileiro da classe.

“Achei ótima a ideia de, neste ano, se correr Alcatrazes no sábado (4/7) e retornar com as regatas na quarta-feira. Assim, quem tiver de trabalhar segunda e terça dá uma respirada. Nós, na C30, não teremos essa opção. Vamos trabalhar duro na água nesses dois dias porque haverá regatas pelo Brasileiro”, lembra Buckup. “O aumento de classes one design, HPE 25, HPE 30, S40 e C30, assim como a chegada da IRC e o número cada vez maior de barcos utilizando balão assimétrico, mestra quadrada e outros equipamentos, mostra a evolução técnica do evento”, acrescenta.

Missão Alcatrazes – A Ilhabela Sailing Week levará o velejador olímpico Samuel Albrecht,

Divulgação / Team Crioula  Amplo convés do Camiranga
Divulgação / Team Crioula
Amplo convés do Camiranga

também conhecido como Samuca, a dar um breve intervalo na campanha para os Jogos Rio 2016. O “Team Crioula”, do Veleiros do Sul (RS), campeão em Ilhabela em 2013, é coordenado pelo tático Samuca, que neste ano estará embarcado no Camiranga, único Soto de 65 pés no País, com objetivos bem definidos. “Correremos apenas a Regata Alcatrazes. Além da Fita Azul, esperamos quebrar o recorde da prova se tivermos sorte e o vento ajudar. O barco tem todas as condições para isso. É semelhante aos VO 65 que acabaram de concluir a Regata Volta ao Mundo”, acredita Samuca.

O recorde de Alcatrazes foi estabelecido em 2009 pelo S40 argentino Cusi 5, com 6h12m29, para percurso de 60 milhas (110 km). O “Team Crioula” venceu a regata de abertura da

Marcos Méndez / SailStation  Pajero, campeão em 2014
Marcos Méndez / SailStation
Pajero, campeão em 2014

Ilhabela Sailing Week em 2013, para depois conquistar o título. “Após Alcatrazes terei de retornar rapidamente ao Rio para seguir treinando de Nacra 17 para os Jogos Olímpicos. Eu e Isabel Swan estamos evoluindo. O barco não é fácil, mas ela é experiente, inteligente e tem força. Precisamos melhorar no vento forte”, avalia Samuel sobre a proeira da dupla que acaba de ser formada. O evento teste na Baía de Guanabara será na primeira semana de agosto.

Marcos Méndez / SailStation   Mario Buckup, tático do Barracuda
Marcos Méndez / SailStation
Mario Buckup, tático do Barracuda


Os campeões da vela estarão espalhados por todas as classes. Edu Penido, ouro nos Jogos de Moscou na 470 com Marcos Soares, comandará o RGS Rosinha VI, do Iate Clube do Rio de Janeiro. A Star reunirá um time de feras a começar por Reinaldo Conrad, primeiro velejador brasileiro a conhecer o pódio olímpico. Foi bronze na Flying Duchtmanno México, em 1968 e repetiu a proeza oito anos depois em Montreal. Ao lado de Conrad estarão adversários consistentes como Dino Pascolato, com seu barco Miisca, os campeões sul-americanos Marcelo Fuchs e Ronie Seifert, além dos argentinos Torkel Borgstrom e Julio Labandeira.

Marcos Méndez / SailStation  Barracuda, do tático Mário Buckup
Marcos Méndez / SailStation
Barracuda, do tático Mário Buckup


Inscrições permanecem abertas – As inscrições estão abertas e seguem até 1º de julho.

Marcos Méndez / SailStation  Bochecha, direto da Regata de Volta ao Mundo para Ilhabela
Marcos Méndez / SailStation
Bochecha, direto da Regata de Volta ao Mundo para Ilhabela

Porém, as tripulações interessadas em participar da 42ª Ilhabela Sailing Week podem aproveitar o segundo período com descontos até esta sexta-feira (26/06) e antecipar a inscrição pelo site: http://www.ilhabelasw.com.br/2015/. A abertura do evento será em 3 de julho, simultânea à Semana de Monotipos, e as regatas de oceano serão disputadas entre os dias 4 e 11, com sede no YCI. Quanto mais cedo for confirmada a inscrição, mais benefícios serão oferecidos às tripulações.

Estão convidadas as classes: ORC, IRC, BRA-RGS, RGS Cruiser, S40, Star, HPE 25, C30, Mini e Clássicos, além do retorno da Bico de Proa e da estreia da HPE 30. A 42ª Ilhabela Sailing Week tem organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Hotel Real Villa Bela, Med Salva, North Sails, Transbrasa, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time.

Programação
– 3/07 (sexta-feira), 9 às 23h: Secretaria do Evento aberta
– 4/07 (sábado), 8 às 17h: Secretaria do Evento aberta
# 12 h: Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil – Classes: ORC, IRC, S40, RGS Cruiser, Bra-RGS A e B
# 12h10: Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste – Classes: C30, Bra-RGS C e Clássicos
– 6/07 (segunda-feira), 12h: Campeonato Brasileiro da classe C30
– 7/07 (terça-feira), 12h: Campeonato Brasileiro da classe C30
– 8/07 (quarta-feira), 12h: Regatas para todas as classes
– 9/07 (quinta-feira), 12h: Regatas para todas as classes
# Após as regatas do dia: Premiação das regatas de percurso do dia 4/07
– 10/07 (sexta-feira), 12h: Regatas para todas as classes
– 11/07 (sábado), 12h: Regatas para todas as classes
# 20h: Premiação geral da 42ª ISW e demais campeonatos

Credenciamento de imprensa – Os jornalistas interessados em acompanhar as regatas da 42ª Ilhabela Sailing Week devem solicitar o credenciamento em: http://www.ilhabelasw.com.br/2015/imprensa/. No portal do evento, basta preencher os dados do formulário. As solicitações são individuais e as aprovações serão confirmadas com um aviso por e-mail. Os pedidos deverão ser feitos até o dia 1º de julho.

Site e fan page estão no ar – A 42a. edição da Ilhabela Sailing Week já tem site e fan page no ar.

Para conferir as novidades acesse:
site oficial :
ilhabelasw.com.br
Fanpage no Facebook:
ilhabelasw

Ary Pereira Jr. – MTb 23297 / ary@zdl.com.br
Tel: 11 32855911 / Vivo Fone: (11) 9 9275-7044

Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

 

Anúncios

Deixe uma resposta