Anúncios

Transat-Regata entre França e Brasil reúne atletas de 11 países

Barco francês (Th. Martinez / Sea&Co.)

Largada da travessia transatlântica será no próximo domingo (25) com 42 barcos

A Transat Jacques Vabre será mais uma regata oceânica internacional a desembarcar no Brasil. A partir do próximo domingo (25), 42 duplas partem da francesa Le Havre com destino a Itajaí (SC) para um percurso de mais de 10 mil quilômetros. Serão 84 velejadores de 11 países na disputa! A novidade desta edição é a primeira dupla brasileira na história da regata: Eduardo Penido e Renato Araújo competem a bordo do Zetra, veleiro da Class40, uma das quatro categorias da prova. ”A responsabilidade é grande por ser a primeira equipe brasileira na história da Transat Jacques Vabre. Nosso plano é completar a regata em 20 dias ou mais ”, disse Renato Araújo.

Barco francês  (Th. Martinez / Sea&Co.)

Barco francês (Th. Martinez / Sea&Co.)

A França é o país sede da Transat Jacques Vabre e por isso tem o maior número de atletas com 66. Ícones da vela local como François Gabart, Charles Caudrelier, Pascal Bidégorry, Jean-Luc Nélias e Thomas Coville estarão na disputa com suas duplas. Os franceses são especialistas em provas oceânicas e investem bastante em campanhas em solitário ou em equipes. ”Eu amo o mar! A emoção que a gente encontra nas regatas é o que me motiva”, disse Vicent Riou, atual campeão e integrante do PRB na classe IMOCA.

Dupla brasileira (Flávio Perez/ OnboardSports)

Dupla brasileira (Flávio Perez/ OnboardSports)

Além de França e Brasil, a regata terá representantes de Grã-Bretanha, Estados Unidos, Espanha, Canadá, Hungria, Suíça, África do Sul, Itália e Austrália. Os barcos devem chegar na cidade de Itajaí a partir da primeira semana de novembro. O município de Santa Catarina também recebeu a Volvo Ocean Race em abril de 2015.

Velejador húngaro (Christophe Favreau / )

Velejador húngaro (Christophe Favreau)

Outras curiosidades

O velejador suíço Alan Roura (Club 103)é o mais novo da regata com apenas 22 anos. O mais velho é o húngaro Nándor Fa (Spirit of Hungary) com 62 anos. A média geral de idade dos velejadores é de 42 anos. 94% são homens e 6% são mulheres. A única dupla feminina será formada pela sul-africana Phillippa Hutton-Squire e pela britânica Pip Hare (Concise 2). O recordista de participação é o francês Marc Guillemont (MACSF) que vai para sua décima Transat Jacques Vabre.

Transat Jacques Vabre (Christophe Favreau )

Transat Jacques Vabre (Christophe Favreau)

Transat Jacques Vabre: a maior travessia do Atlântico

Em 25 de outubro, na França, largarão quatro classes divididas entre monocascos e multicascos. Por ordem de tamanho, a Class40 (veleiros de 40 pés) contará com 14 duplas, a Multi50 (50 pés) terá 4, a IMOCA (60 pés) terá 20 e a Ultime (barcos de até 102 pés) outras quatro duplas. Ao todo, serão 84 velejadores ao longo da mais extensa travessia transatlântica. A Transat Jacques Vabre, regata que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de “Rota do Café”. Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).

Transat Jacques Vabre 2015: Saiba como acompanhar a regata entre a França e o Brasil

Travessia de mais de 10 mil quilômetros começa no domingo (25) e terá a participação de 42 barcos com destino a Itajaí (SC)

A Transat Jacques Vabre é considerada a maior travessia transatlântica do mundo e reúne os principais velejadores de oceano da Europa e outros ícones da modalidade, como o campeão olímpico brasileiro Eduardo Penido. No domingo (25), a prova entre a França e o Brasil começa com a participação de 42 barcos e terá mais de 10 mil quilômetros de distância. Os modernos veleiros das categorias Class40 (40 pés), Multi50 (50 pés), IMOCA (60 pés) e Ultime (barcos de até 102 pés) partem de Le Havre com destino a Itajaí (SC).

A Transat Jacques Vabre, regata que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de “Rota do Café”. Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).

Como acompanhar a TRANSAT JACQUES VABRE 2015

SITE OFICIAL – www.transat-jacques-vabre.com

Na página, você encontra conteúdo da Transat Jacques Vabre em Francês, Inglês e Português atualizado ao longo de toda a competição. Na área reservada à imprensa, você ainda terá acesso ao conteúdo completo: fotos, releases, vídeos, áudios e avisos.

REDES SOCIAIS

Facebook (Português, inglês e francês): https://www.facebook.com/Transat.Jacques.Vabre

Twitter em português: @TransatJV_br

Twitter em inglês: @TransatJV

Twitter em francês: @TransatJV_fr

Dailymotion (Canal de vídeos): http://www.dailymotion.com/TransatJacquesVabre

Instagram: http://instagram.com/TransatJacquesVabre

LARGADAS

Domingo, 25 de outubro de 2015 Barcos de imprensa estarão disponíveis para os profissionais interessados. Para solicitar uma vaga, entre em contato diretamente com o serviço de imprensa até 24 de outubro, às 11h.

Caso você chegue depois dessa data, por favor, contate-nos previamente sobre a sua chegada em Le Havre pelo e-mail: relation.presse@tjv2015.org.

Na página oficial, o mapa cartográfico atualizará a posição das equipes a cada 3 minutos durante as 30 primeiras milhas depois da largada.

ACOMPANHE AS CHEGADAS

Barcos de imprensa estarão disponíveis para os profissionais interessados. Para solicitar uma vaga, entre em contato diretamente com o serviço de imprensa assim que chegar à Vila da Regata em Itajaí ou pelo e-mail: relation.presse@tjv2015.org. Na página oficial, o mapa cartográfico atualizará a posição das equipes a cada 3 minutos a partir das 50 milhas antes de cruzarem a linha de chegada.

HORÁRIOS DAS TRANSMISSÕES A BORDO

(Hora francesa – UTC-3h para o Brasil) 05h15 – Contato com os líderes de cada classe 10h00-12h00 – Contato com os líderes e com metade da frota em disputa Os áudios serão divulgados, diariamente, a partir das 12h30 (hora francesa) e poderão ser baixados na Área de Imprensa na página oficial da regata. Além disso, você receberá (caso habilite esta opção) um alerta diário por e-mail sempre ao meio-dia para avisar que os arquivos serão disponibilizados.

CARTOGRAFIA E POSICIONAMENTO DOS BARCOS

Para acompanhar os competidores, um mapa interativo gerenciado pela Addviso dará a localização de cada barco com novas informações sobre o desempenho de cada equipe a cada 30 minutos. A classificação geral será atualizada a cada 4 horas, sempre às 0h, 4h, 8h, 12h, 16h e 20h.

ANÁLISES METEOROLÓGICAS

A Météo France é parceira da Transat Jacques Vabre 2015 e fará análises cotidianas que poderão ser acompanhadas na página oficial da regata.

PRODUÇÃO DE VÍDEO

A produção de conteúdo em vídeo é feita pela Sea Events, responsável pela captação, edição e transmissão das imagens durante toda a Transat Jacques Vabre 2015, de 22 de outubro a 20 de novembro. O material produzido ficará disponível aos veículos de comunicação no servidor de vídeo. Para ter acesso, informe se você quer ou não receber os alertas de envio de imagem no momento em que fizer a sua inscrição.

PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA

A Agência DPPI Meia é responsável pela produção fotográfica da Transat Jacques Vabre 2015. Todas as fotos, em alta definição, estarão disponíveis na página oficial da regata.

CENTROS DE IMPRENSA

Antes da largada, de 16 a 25 de outubro, em Le Havre (França) Local: Vauban/ Cais das Antilhas – 76 600 Le Havre Encerramento: Domingo, 25 de outubro, às 20h (hora local) Horário de funcionamento: 9h às 20h (hora local) Durante a Transat Jacques Vabre, em Paris (França) Local: Mille & Une Vagues, Centro Náutico de Boulogne, em frente ao cais 36 Alphonse Le Gallo, 92100 Boulogne. Abertura: Segunda-feira, 26 de outubro, às 5h (hora local) Encerramento: Segunda-feira, 2 de novembro, às 20h (hora local) Horário de funcionamento: 5h às 20h (hora local) Durante as chegadas, a partir de 3 de novembro, em Itajaí (Brasil) Local: Centreventos Itajaí – Av. Ministro Victor Konder, no 303, Centro – CEP: 88301-700. Abertura: Sábado, 1º de novembro, às 9h (hora local) Encerramento: Sexta-feira, 20 de novembro, às 17h (hora local)

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA

Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a Transat Jacques Vabre 2015 devem se credenciar para ter acesso aos Centros de Imprensa e ao conteúdo disponível na página oficial da regata. Os formulários podem ser preenchidos diretamente na Área de Imprensa no site: www.transat-jacques-vabre.com. Qualquer dúvida, não deixe de nos contatar pelo e-mail: relation.presse@tjv2015.org. http://presse.transat-jacques-vabre.com/pt

COMUNICADOS À IMPRENSA

Os comunicados serão enviados por e-mail às 6h30 e às 17h pela hora francesa (UTC-3h para o Brasil). Em casos de emergência, não se preocupe, um alerta poderá ser enviado a qualquer hora do dia ou da noite. Para isso, por favor, informe quais alertas você deseja receber no momento da inscrição.

Mais informações no site www.transat-jacques-vabre.com/br

Facebook: https://www.facebook.com/Transat.Jacques.Vabre

Twitter: https://twitter.com/TransatJV_br

Contatos:

Flávio Perez e Raquel Cruz

flavio@onboardsports.net

Tel: +5511999498035 +554788161509

www.onboardsports.com.br

 

Anúncios
About Max Gorissen
Sailor, writer and editor, in that order...

Deixe uma resposta

Aumentar fonte
Contraste
UA-141530851-1
%d blogueiros gostam disto: