Robert Scheidt enfrenta último teste olímpico do ano

Jesús Renedo/Sailing Energy/ISAF  Scheidt: último teste olímpico do ano
Jesús Renedo/Sailing Energy/ISAF
Scheidt: último teste olímpico do ano

Maior atleta olímpico brasileiro disputa Copa Brasil de Vela, no Rio de Janeiro. Competição terá todos os candidatos ao pódio dos Jogos do Rio 2016 na classe Laser

São Paulo (SP) – Robert Scheidt volta às águas cariocas nesta terça-feira (15), para a disputa da Copa Brasil de Vela. Será o último grande teste do ano para o multicampeão brasileiro, dono de cinco medalhas olímpicas e 14 títulos mundiais. A competição reunirá na Marina da Glória todos os candidatos ao pódio olímpico na classe Laser, antecipando o clima dos Jogos do Rio 2016.

“O nível será altíssimo, exatamente como na Olimpíada. Será a chance de encerrar o ano velejando contra os melhores do mundo nas raias dos Jogos”, destaca Scheidt.

Jesús Renedo/Sailing Energy/ISAF  Scheidt: de volta às raias olímpicas no Rio de Janeiro
Jesús Renedo/Sailing Energy/ISAF
Scheidt: de volta às raias olímpicas no Rio de Janeiro

O brasileiro segue na sexta posição do ranking mundial da Laser, após o quarto lugar na etapa final da Copa do Mundo de Vela, em Abu Dhabi, em outubro. No Rio de Janeiro, enfrentará velejadores como o australiano Tom Burton, número um do mundo na modalidade, o cipriota Pavlos Kontides, vice-campeão olímpico (2012) e mundial (2013), o croata Tonci Stipanovic e o alemão Philipp Buhl.

A Copa Brasil de Vela tem uma série de dez regatas programadas para a classe Laser, sempre a partir das 13 horas. No domingo (20), os primeiros colocados seguem para a disputa do pódio na medal race, valendo pontos dobrados. Serão utilizadas as seis raias olímpicas, três do lado de fora da Baía de Guanabara e três do lado de dentro, incluindo a da regata final, mais próxima à praia.

Disputa no COI – Robert Scheidt também trava uma importante disputa fora d’água. O brasileiro foi indicado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o COB, como candidato a uma das quatro vagas para a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional, o COI. Outros 23 esportistas estão no páreo, entre eles o jogador argentino de basquete Luis Scola, o atirador do Qatar Nasser Al-Attiyah e a recordista mundial e campeã olímpica do salto com vara, a russa Yelena Isinbayeva.

“Fiquei muito honrado por ser escolhido pelo COB como candidato brasileiro a esta importante comissão. Pretendo, com minha experiência de mais de vinte anos de vida olímpica, representar os atletas nas decisões do COI. Quero contribuir para que o movimento olímpico atenda cada vez mais aos anseios dos seus principais protagonistas, os atletas”, diz Scheidt, patrocinado pelo Banco do Brasil, Rolex, Deloitte e Audi, com os apoios de COB e CBVela.

A eleição será realizada durante os Jogos do Rio 2016, para substituir os quatro postos hoje pertencentes ao nadador russo Alexander Popov, à jogadora cubana de vôlei Yumilka Ruiz, à esgrimista alemã Claudia Bokel e ao sul-coreano Dae Sung Moon, do taekwondo. Os eleitos terão mandatos de oito anos e trabalharão como porta-vozes dos atletas de todo o mundo.

Pedro Martinez/Sailing Energy/ISAF  Scheidt é candidato à comissão de atletas do COI
Pedro Martinez/Sailing Energy/ISAF
Scheidt é candidato à comissão de atletas do COI

Maior atleta olímpico brasileiro

Laser

Onze títulos mundiais – 1991 (juvenil), 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002*, 2004 e 2005 e 2013

*Em 2002, foram realizados, separadamente, o Mundial de Vela da Isaf e o Mundial de Laser, ambos vencidos por Robert Scheidt

Três medalhas olímpicas – ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000

Star

Três títulos mundiais – 2007, 2011 e 2012*

*Além de Scheidt e Bruno Prada, só os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode venceram três mundiais velejando juntos, na história da classe Duas medalhas olímpicas – prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012

Mais informações em www.robertscheidt.com.br

Twitter: @robert_scheidt

Facebook: Robert Scheidt

Acompanhe também a ZDL nas redes sociais:

Twitter: @ZDLcomunica

Facebook: ZDL Comunicação

ZDL – Juliana Leite (MTB 49.580)

E-mail: juliana@zdl.com.br

Tels: Juliana (11) 3285-5911 e (11) 98457-9704

Anúncios

Deixe uma resposta