Anúncios

V Circuito Marreco de Vela

Largada V Circuito Marreco de Vela - 3a Etapa - Marreco
Largada V Circuito Marreco de Vela - 3a Etapa - Marreco

Largada V Circuito Marreco de Vela – 3a Etapa – Classe Marreco

Com partida e chegada em frente ao píer do Clube de Campo do Castelo, na Represa de Guarapiranga em São Paulo, realizou-se neste sábado, 25 de junho, a terceira etapa do Circuito Marreco de Vela de 2016.

Mais uma vez, 13 veleiros alinharam para a largada.  Mas desta vez, havia dois estreantes, novos membros da classe: o BLUE SALAMANDER, do comandante Marcelo Portilho e Irene Costi, sua esposa e proeira, e o POPOTÃO, comandado por Márcio Camargo, sua esposa Fabiana e seu filho João de 4 anos.  É interessante ver como a Classe Marreco está se tornando cada vez mais um esporte familiar dentro da vela: dentre os dezenove barcos inscritos no campeonato, 7 são tripulados por marido e esposa, 2 por pais e filhos, e 1 por irmãos!

A prova teve largada em popa, com a primeira perna em direção à bóia no. 1 próxima às ilhas Carecas, a noroeste. Depois, duas voltas de barla-sota entre essa e a segunda marca na direção sul-sudeste, e a última perna retornando ao Castelo. A largada em popa foi um desafio a mais e, para alguns, uma novidade.  O veleiro BAIE LEKKER foi o destaque da largada: preparou seu balão a uma boa distância da linha e, controlando muito bem o tempo de partida, surpreendeu a todos saindo com velocidade superior aos demais, que preferiram subir o balão após o tiro de largada, o que lhe permitiu posicionar-se entre os ponteiros durante a primeira perna inteira.

Esconderijo atrás de Intruso e atrás os outros - Classe Marreco

Esconderijo atrás de Intruso e atrás os outros – Classe Marreco

No primeiro contravento, a flotilha separou-se em três grupos: no primeiro, FALCÃO PEREGRINO e BANZEIRO trocaram posições diversas vezes, enquanto MARLIN XIV acompanhava de perto.  A luta pela liderança durou até a metade do segundo contravento, quando MARLIN logrou adiantar-se dos outros dois e manter uma folgada distância até o final.  O segundo grupo foi o que teve maiores emoções: com PS, INTRUSO, GULLIVER, FORGADA e SALGADINHO se engalfinhando pela quarta posição e não se distanciarem dos primeiros, fizeram a primeiras marcas de barla e de sota basicamente juntos, mas depois PS conseguiu desgarrar, deixando a briga para os outros três. Um pouco mais atrás permaneciam ARGONAUTAS, BAIE LEKKER e ESCONDERIJO disputando posições e, um pouco mais além, os dois estreantes.
O comandante do Blue Salamander, Márcio Portilho, comentou: “a regata foi uma experiência incrível.

Aprendemos muito sobre navegação e equipamento com os outros atletas e entendemos que temos uma longa jornada pela frente para melhorar nosso velejo.

Agradecemos ao grupo que está sendo bastante acolhedor, nos dando essa oportunidade de evolução.”

O Clube de Campo do Castelo (https://www.facebook.com/casteloCCC/timeline) mais uma vez recepcionou os participantes e convidados com um animado churrasco.  Os troféus aos primeiros cinco colocados foram oferecidos pelo patrocinador do campeonato, o Jornal Almanáutica (https://almanautica.wordpress.com), que entregou também ao penúltimo colocado o troféu Tartaruga.

O Almanáutica também sorteou brindes, dentre eles uma medalha comemorativa das Olimpíadas 2016.

Resultados:
1º – Marlin XIV (011) – Victor Neubern e Jairo Ramalho
2º – Banzeiro – Marcelo Rustiguer
3º – Falcão Peregrino – Haroldo Fiocco e Antonio Correa
4º – PS – Nelcides Marcondes de Souza e Maria Helena de Mesquita Pinto Souza
5º – Guliver (91) – Reynaldo Cagnin Jr e Gislaigne Cagnin
6º – Intruso (73) – Isnard Xavier e Manoel Xavier
7º – Forgada (18) – Fernando Martins e Peter Loyens
8º – Salgadinho (209) – Renato Olandim e Marja Olandim
9º – Argonautas – Walter Fisher e Letícia Henn Ferreira
10º – Baie Lekker – Zenon Staseveskas, Fernando Javier Speranza e Diego Speranza
11º – Esconderijo – Antonio Ferreira Lima e Elias Angelo
12º – Popotão – Márcio Camargo e Fabiana Camargo
13º – Blue Salamander – Marcelo Malta Portilho e Irene Costi

Além do patrocinador Jornal Almanáutica (www.almanautica.com.br), o Circuito Marreco conta com o apoio da Loja Náutica Velamar (www.velamar.com.br) e da Papel Ecológico/Papirus (www.papelecologico.com.br).

Classificação geral sem descarte

Classificação geral sem descarte

A próxima está marcada para 10 de agosto e terá como sede o Sailing Center.

 

Um forte abraço!

 

Victor Neubern

MARLIN XIV

Anúncios
About Max Gorissen
Sailor, writer and editor, in that order...

3 Comments

  1. Obrigado, Max!

  2. Evento show de bola. Muito bem organizado!

  3. Parabéns pela reportagem!!!

Deixe uma resposta

Aumentar fonte
Contraste
UA-141530851-1
%d blogueiros gostam disto: