Barco Caiçara vence classe C30 em Ilhabela

Caiçara, vencedor da etapa (Aline Bassi / Balaio )
Tripulação comandada por Marcos de Oliveira Cesar dominou os dois finais de semana da terceira etapa do Campeonato Paulista de Oceano na Capital da Vela
Caiçara, vencedor da etapa (Aline Bassi / Balaio )

Caiçara, vencedor da etapa (Aline Bassi / Balaio )

São Paulo (SP) – Apesar do tradicional equilíbrio na classe C30, a mais acirrada do Campeonato Paulista de vela oceânica (Copa Suzuki), a tripulação do Caiçara foi absoluta nas águas de Ilhabela nos dois finais de semana reservados à terceira e penúltima etapa da temporada. O barco do comandante Marcos de Oliveira Cesar venceu sete das nove regatas, além de um segundo e um terceiro lugares, esse, adotado como descarte.

O Caiçara encerrou a etapa com apenas nove pontos perdidos, contra 20 do Kaikias e 24 do +Realizado. “Finalmente acertamos a regulagem da vela que começamos a utilizar nas últimas regatas. Adquirimos boa vantagem no campeonato, mas na quarta etapa vamos continuar velejando para ganhar”, assegura Marcos Cesar. A etapa decisiva de 2016 está prevista para 26 e 27 de novembro; 3 e 4 de dezembro com sede no Yacht Club de Ilhabela.

O vice Kaikias (Edu Grigaitis / Balaio)

O vice Kaikias (Edu Grigaitis / Balaio)

Diante do equilíbrio, principal característica da classe C30, o desempenho do Caiçara surpreendeu os adversários. “As regatas foram muito brigadas. Estava quase saindo lasca dos cascos das embarcações, mas eles (Caiçara) velejaram muito bem. Parece que ligaram o motor”, compara o trimmer (regulador de velas) do +Realizado, Ricardo Apud. As duas regatas deste domingo (18) foram disputadas com vento leste entre 8 e 12 nós.

“Vai ser difícil tirar o título do Caiçara. O campeonato vinha bastante embolado e de repente eles dispararam. Mérito da tripulação deles”, elogia o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori. “Também é gratificante ver a evolução do Kaikias. Estão pegando a mão do barco e melhorando a cada regata. É muito bom para a classe”. O Caiçara é o atual campeão paulista da C30 e em julho conquistou a medalha de bronze da classe na Semana de Vela de Ilhabela.

Caiçara x Caballo Loco (Edu Grigaitis / Balaio)

Caiçara x Caballo Loco (Edu Grigaitis / Balaio)

Classificação parcial da terceira etapa após nove regatas (um descarte)

  1. Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 1+1+(3)+ 1+1+1+2+2+1 = 9 pontos perdidos
  2. Kaikias (Felipe Echenique): (4)+2+2+3+3+3+3+2+2 = 20 pp
  3. +Realizado (José Luiz Apud): 2+3+1+4+2+(5)+4+4+4 = 24 pp
  4. Caballo Loco (Mauro Dottori): 3+4+4+(5)+4+2+1+3+3 = 24 pp
  5. Barracuda (Humberto Diniz): (5)+5+5+2+5+4+5+5+5 = 36 pp

 

Ary Pereira Jr – mailto:ary70jr@hotmail.com

MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

About Max Gorissen
Sailor, writer and editor, in that order...

Deixe uma resposta

Aumentar fonte
Contraste
UA-141530851-1
%d blogueiros gostam disto: