Campeão olímpico disputa competição do YCP na Guarapiranga

Campeão olímpico Alex Welter (Divulgação / YCSA)

Campeão olímpico Alex Welter (Divulgação / YCSA)

Ouro nos Jogos de Moscou, Alex Welter compete neste feriado na Represa Guarapiranga pelo Estadual de A-Class, organizado pelo Yacht Club Paulista

São Paulo (SP) – Os catamrãs vão tomar conta da Represa Guarapiranga neste fim de semana prolongado pelo feriado de Finados. As velozes embarcações de dois cascos disputarão de quinta-feira a sábado (2 a 4/11) o Campeonato Paulista de A-Class, que levará à Raia Três a experiência e o talento de Alex Welter, primeiro campeão olímpico da vela brasileira.

Welter conquistou a medalha de ouro na classe Tornado, também catamarã, ao lado de Lars Bjorkstrom, nos Jogos de Moscou em 1980  na Baía de Tallinn, Estônia, na época território soviético (URSS). Apesar de ambos os barcos serem multicascos, o A-Class é tripulado por um único velejador, que acaba acumulando as tarefas de timoneiro e de proeiro. O ágil barco mede 18 pés, cerca de 5,5 metros.

Duelo de catamarãs na Guarapiranga (Douglas Moreira / Fisheye Images)

Atual tetracampeão brasileiro, Welter é um candidato natural ao título do campeonato organizado pelo Yacht Club Paulista (YCP). “A A-Class é uma classe antiga, internacional, com regras abertas e mais flexíveis porque se destina ao desenvolvimento da vela. Nós corremos com uma versão clássica em São Paulo e nos divertimos muito na represa”, relata o campeão olímpico, atleta do Yacht Club Santo Amaro (YCSA).

Na Europa e nos Estados Unidos a classe possui muitos adeptos e o último campeonato mundial atraiu mais de 100 embarcações. “A exemplo da America’s Cup, a A-Class já possui hoje barcos que velejam sobre hidrofólios (suportes que levantam os barcos sobre a água, reduzindo o arrasto e aumentando a velocidade) o que a deixa a classe ainda mais rápida e desafiadora”, destaca Welter.

União entre as classes – O Campeonato Paulsita de A-Class será também um encontro de catamarãs na Guarapiranga. Na mesma raia serão disputadas simultaneamente regatas de Hobie Cat 14 e 16. “Queremos promover a integração entre as classes multicascos na represa. A presença de Alex Welter é muito importante. Vai fortalecer a competição”, afirma Paola Prada Lorenzi, velejadora de Snipe e vice-comodoro do YCP.

Largada de A-Class na Guarapiranga (Divulgação / YCSA)

No programa do Estadual constam nove regatas, com três largadas por dia. A previsão de ventos variados deve exigir dos velejadores táticas diferentes a cada dia. Na quinta-feira, o tradicional sueste em torno de 10 nós. Na sexta, nordeste de fraca intensidade, e no sábado, noroeste com cerca de 15 nós para fechar o campeonato. A Comissão de Regata (CR) será dirigida pelo juiz internacional Dionysio Sulzbeck, com largadas sempre às 14h00.

 

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com

MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

About Max Gorissen
Sailor, writer and editor, in that order...

Deixe uma resposta

Aumentar fonte
Contraste
UA-141530851-1
%d blogueiros gostam disto: