Final do Ranking Gil Souza Ramos leva dez barcos HPE 25 ao Rio

Classe HPE 25 disputará final do ranking na mesma semana do Campeonato Brasileiro, em novembro, no Iate Clube do Rio de Janeiro

São Paulo (SP) – A semana de 10 a 18 de novembro será decisiva para a Classe HPE 25 com as duas mais relevantes competições de 2018, além da Semana de Vela de Ilhabela, disputada em julho. O Iate Clube do Rio de Janeiro vai receber dez barcos classificados para a inédita final do Ranking Gil Souza Ramos, nos dias 10 e 11, e cerca de 20 tripulações logo em seguida para o Campeonato Brasileiro, de 15 a 18.

sbnews-foto-20181030-09
Ginga: pentacampeão em Ilhabela – Marcos Méndez / SailStation

A final do ranking oferecerá o prêmio mais significativo da vela brasileira: um HPE 25 novo, fabricado pela Riostar Yachts, em troca da embarcação da tripulação vencedora. A final terá uma série com no mínimo seis e no máximo oito regatas, sem descarte. Após a série, será disputada a Medal Race com pontuação dobrada e valerá também como critério de desempate, se necessário. Dois dos quatro tripulantes precisam ter corrido pelo menos 70% das regatas.

O presidente da Associação Brasileira da Classe HPE 25 e timoneiro do Dom, Pedro Lodovici, classificado para a final, comemora o efeito do ranking estabelecido em 2017. “É talvez o maior prêmio já entregue na vela nacional. O ranking motivou naturalmente os velejadores a participarem das regatas em 2017 com o objetivo de garantirem vaga para correr a final no Rio de Janeiro”.

sbnews-foto-20181030-10
Dom no contravento – Marcos Méndez / SailStation

As flotilhas foram divididas em Ilhabela, Guarapiranga e Rio de Janeiro, com três vagas para cada localidade e uma extra para quem realizasse mais eventos, com mais barcos, totalizando dez finalistas. A quarta vaga coube a Ilhabela. A movimentação da classe fez com que a Represa Guarapiranga chegasse a 16 barcos HPE 25, enquanto a flotilha nacional ultrapassou 60 embarcações.

”O critério de classificação do Ranking Gil Souza Ramos, por assiduidade e não por desempenho, foi o diferencial que levou mais tripulações para as raias. Tivemos ainda ao longo da temporada, excelentes clínicas em São Paulo e Rio com Bochecha (André Fonseca) e Juninho de Jesus. Vamos mantê-las para aprimoramento dos velejadores”, relata Lodovici, terceiro colocado com o Dom no Brasileiro de 2017 em Ilhabela.

sbnews-foto-20181030-11
Flotilha em Ilhabela – Marcos Méndez / SailStation

Classificados para a final do Ranking Gil Souza Ramos

Flotilha Ilhabela

  • Conquest ecom (Marco Hidalgo)
  • Ginga (Breno Chvaicer)
  • Cabron (Demian Pons)
  • Dom (Pedro Lodovici)

Flotilha Guarapiranga

  • Bond Girl (Rique Wanderley)
  • Ubuntu (Marcelo Sestini)
  • Sururu (Agnaldo Andrade)

Flotilha Rio de Janeiro

  • Tarja Preta (Paulo Alencar)
  • Vésper III (João Marcos Mendes)
  • Carro Chefe (Ronaldo Basílio)

 

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s