COM PALESTRA DE ROBERT SCHEIDT NA PROGRAMAÇÃO, BRASILEIRO DE OPTIMIST COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA, EM ILHABELA

Bicampeão olímpico estará ao lado de Bruno Prada, seu companheiro de pódio na classe Star, para conversar com as crianças no projeto ‘Conhecendo Novas Velas’

Tradicional competição do calendário nacional, o Campeonato Brasileiro de Optimist terá em 2019 uma atração dourada. O bicampeão olímpico Robert Scheidt estará ao lado de Bruno Prada, seu companheiro na conquista de duas medalhas na classe Star, na próxima quinta-feira, dia 10, para um bate-papo com as crianças participantes da competição, na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela. As primeiras regatas do evento estão marcadas para esta terça-feira, dia 8, a partir de 13h.

A conversa com Robert Scheidt faz parte da programação do projeto “Conhecendo Novas Velas”, organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) com investimento do Grupo Energisa, patrocinador oficial da Vela Jovem. O principal objetivo é oferecer suporte aos jovens velejadores e velejadoras no momento de transição da Optimist para as embarcações da Vela Jovem.

“A Optmist é uma classe com muita tradição do Brasil, uma classe formadora, e por isso é muito importante uma competição como o Campeonato Brasileiro. A integração entre as crianças é bacana, pois passam a conhecer garotos e garotas de outros estados, até de outros países, e fazem novas amizades. Além disso, viajam para um lugar diferente para enfrentar situações que normalmente não vivem nos locais onde estão habituados a velejar”, diz Robert, que vai acompanhar ao longo da semana a participação do filho Erik na categoria estreante da competição.

“Por ser a classe inicial no esporte, onde se descobrem os talentos, a Optimist contribui para a formação do atleta e ainda ensina disciplina, espírito competitivo e respeito com o meio ambiente”, explica Ricardo Botelho, presidente Grupo Energisa

Na vela, a classe Optimist é a porta de entrada, já que se trata de uma embarcação de pequeno porte, para crianças de até 60kg. Porém, a fim de se preparar melhor para as classes olímpicas, os adolescentes precisam antes passar pelos barcos de Vela Jovem.

Por isso, além do bate-papo, haverá uma clínica para os atletas experimentarem barcos das classes 420, Snipe, Laser, Hobie Cat 16, RS:X e 29er. A atividade terá a supervisão de Juan Ignácio Sienra, coordenador técnico da Vela Jovem da CBVela.

“Esse momento de passagem da Optimist para as classes da Juventude é crucial na formação dos velejadores. É fundamental que os atletas tenham a oportunidade de conhecer na prática as embarcações e ver como se adaptam a cada uma delas. O nosso objetivo é ampliar o número de velejadores interessados em seguir no esporte e eventualmente chegar ao alto rendimento”, afirma Juan Ignácio Sienra.

O Campeonato Brasileiro de Optimist terá disputas por equipes e individuais, com regatas previstas até o próximo dia 15. A competição é organizada em conjunto pela Associação Brasileira da Classe Optimist, Confederação Brasileira de Vela, Federação de Vela de São Paulo (Fevesp) e Prefeitura Municipal de Ilhabela.

 

PERFIS

 

ROBERT SCHEIDT

Nascimento: 15/04/1973, em São Paulo (SP)

Principais Resultados:

 

JOGOS OLÍMPICOS

2 ouros (Atlanta-1996 e Atenas-2004, ambos na Laser)

2 pratas (Sydney-2000 na Laser e Pequim-2008 na Star)

1 bronze (Londres-2012 na Star)

TÍTULOS MUNDIAIS

10 na Laser (1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002 [Mundial de Laser e Mundial da ISAF], 2004, 2005 e 2013)

3 na Star (2007, 2011 e 2012)

 

BRUNO PRADA

Nascimento: 31/07/1971, em São Paulo (SP)

Principais Resultados:

 

JOGOS OLÍMPICOS

1 Prata (Pequim-2008 na Star)

1 Bronze (Londres-2012 na Star)

TÍTULOS MUNDIAIS

4 na Star (2007, 2011, 2012 e 2016)

 

 

SERVIÇO
O quê: 
Campeonato Brasileiro de Optimist 2019

Quando: 8 a 15 de janeiro

Onde: Escola de Vela de Ilhabela Lars Grael (Av. Santos Dumont, 812 – Vila, Ilhabela – SP)

 

SOBRE A CBVELA

 

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.

 

 

Gabriela Murad

Consultora de Comunicação
———————————————
+55 21 3732 8117

+55 21 99964 4521

Deixe uma resposta