Comendo no veleiro: Ovos mexidos

Ovos, pimentão, tomate e cebola … azeite, pimenta e sal … use sua imaginação ao preparar esta receita simples e nutritiva.

Esta receita de ovos mexidos, além de ser muito simples de preparar no veleiro, é perfeita para aqueles dias em que você quer um café da manhã mais completo, nutritivo e saboroso.

A combinação de cebola, tomate e pimentão resultam numa preparação leve e fresca, perfeita para comer no café da manhã ancorado em uma bela baía ou em uma travessia no meio do mar.

Esta receita foi elaborada para 4 pessoas.

Ingredientes:

  • 6 unidades de ovos
  • 1 unidade de tomate vermelho
  • 1 unidade de cebola branca
  • ½ unidade de pimentão (pode ser vermelho ou amarelo)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva virgem (também pode substituir por duas colheres de manteiga)
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • e, por fim, sendo opcional, salsinha fresca picada

 

Passos a seguir para fazer esta receita:

1

Para preparar esses deliciosos ovos mexidos, a primeira coisa que você deve fazer é reunir todos os ingredientes no balcão da cozinha do veleiro.

2017-11-11 09.43.10-pq

2

Em uma panela em fogo alto, adicione as duas colheres de azeite de oliva virgem (ou de manteiga) e refogue por 3 minutos o pimentão cortado em “cubos”.

Após 2 minutos de ter colocado o pimentão para refogar, adicione a cebola também cortada em “cubos” (isso porque o pimentão demora mais para cozinhar), mexendo a cada tanto até terminarem os 3 minutos do pimentão.

2017-11-11 09.50.43-pq

3

Após os 3 minutos, o passo seguinte desta receita de ovos mexidos é adicionar o tomate em cubos (pode ser com ou sem sementes). Misture tudo muito bem para que os ingredientes absorvam os “sucos” uns dos outros. Cozinhe em fogo baixo por mais 1 minuto pois você quer que o tomate fique ainda “fresco” e “durinho”.

2017-11-11 09.51.19-pq

4

Enquanto o tomate aquece, em uma tigela à parte, bata os ovos e tempere com sal e pimenta a gosto. Se quiser, neste momento, adicione a salsinha picada (uma pitada).

Também dá para simplesmente adicionar os ovos direto na panela, contudo, tome cuidado para que não caia pedaços de casca junto com os ovos. Colocar os ovos direto na panela reduz o uso de um recipiente economizando assim água do tanque de lavagem.

2017-11-11 09.52.00-pq

5

Adicione os ovos batidos à preparação de pimentão, cebola e tomate e misture até que os ovos fiquem cozinhados.

Se optou por quebrar e adicionar os ovos direto na panela (como na foto acima), faça isso com todos antes de começar a mexer.

6

O segredo de todo ovo mexido é tirar da panela no ponto em que os ovos quase se “solidificaram” (você quer os ovos “molhadinhos” e não ovos secos, esturricados e queimados).

2017-11-11 09.56.27-pq

Sinta o cheirinho enquanto cozinha, desfrute e diga-nos o que achou!

 

Bons ventos!

 

Max Gorissen

Anúncios

Deixe uma resposta