IR – Copa Aniversário ICRJ – Optimist – 23 e 24/03/2019

COPA ANIVERSÁRIO ICRJ

(VÁLIDA PARA O RANKING ESTADUAL)

Classe Optimist (Vet. e Est.)

Datas: 23 e 24 de março de 2019

ORGANIZAÇÃO: Iate Clube do Rio de Janeiro

INSTRUÇÕES DE REGATA

[DP]       significa uma regra para a qual a penalização fica a critério da Comissão de Protestos.

[NP]       significa que uma infração a esta regra não será razão para protesto por barco.

 

01 – REGRAS:

1.1.        A regata será regida pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de Regata a Vela (RRV) 2017/2020.

1.2.        Aplicam-se as prescrições da CBVela assim como o Regulamento Geral da ABCO.

1.3.        A RRV 61.1 “Informando ao protestado” é modificada como segue:

1.3.1 Adiciona-se à regra 61.1 (a): “O barco protestante deve informar a Comissão de Regatas, junto à linha de chegada, sobre o(s) barco(s) sendo protestados, imediatamente após chegar”.

1.4.        A RRV 40 e o preâmbulo da Parte 4 das RRV são modificados como segue:

1.4.1.     A primeira sentença da RRV 40 é eliminada e substituída por: “Cada competidor deve vestir um colete salva vidas de acordo com a regra da classe 4.2 (a) adequadamente fechado por todos os momentos enquanto em água, exceto quando temporariamente colocando ou tirando roupa”.

1.5 A RRV-63.7 será alterada de forma que em caso de conflito entre o(s) Aviso(s) de Regata (AR) e estas Instruções de Regata (IR), prevalecem as Instruções de Regata.

02           – REGULAMENTOS DE SEGURANÇA [DP] [NP]

02.1       Um competidor que se retira de uma regata deve notificar a Comissão de Regata antes de deixar a área de regata ou, se não for possível, a secretaria do campeonato o mais rápido possível quando chegar em terra.

03           – CÓDIGO DE CONDUTA [DP]

03.1       Os competidores deverão cumprir com qualquer solicitação razoavel feita por uma autoridade do evento.

04           – AVISO AOS COMPETIDORES:

04.1       Avisos aos competidores serão afixados no quadro oficial de avisos do evento, localizado na frente da escada que da acesso a Diretoria de Vela do Iate Clube do Rio de Janeiro.

05           – ALTERAÇÃO DAS INSTRUÇÕES DE REGATA:

05.1       Qualquer alteração nas instruções de regata será afixada antes das 11h do dia que entrará em vigor, exceto alteração na programação de regatas, que será afixada até às 19h do dia anterior ao dia em que terá efeito.

06           – SINALIZAÇÃO EM TERRA:

06.1       Sinalização em terra será içada no mastro principal do evento, localizado no Cais principal de embarque e desembarque.

06.2       Quando o galhardete RECON é içado em terra, o seu significado descrito na sinalização de regata RECON é modificado de “1 minuto” para “não antes de 60 minutos”.

07           – PROGRAMA DE REGATAS:

07.1       Programação será conforme a seguir:

23/03/2019

  • 13h 14h – Limite para confirmação de inscrições Regatas

24/03/2019

  • 13h – Regatas
  • 16h – Horário limite para sinalização de partida

07.2       Estão programadas 04 (quatro) regatas, podendo haver até:

  • Veteranos: 03 (três) regatas por dia
  • Estreantes: 02 (duas) por dia.

07.3       Nenhum sinal de atenção será feito depois das 16h do dia 24/03/19.

08           – BANDEIRAS DE CLASSE:

Veterano: com o símbolo da classe Optimist na cor azul com o fundo branco.

Estreante: com o símbolo da classe Optimist na cor vermelho com o fundo branco.

09           – ÁREAS DE REGATAS:

09.1       A área da regata será na raia Praia do Flamengo, Baía de Guanabara – Rio de Janeiro.

10           – PERCURSOS:

10.1       O diagrama no anexo 1 mostram o percurso, incluindo os ângulos aproximados entre pernas, a sequência em que as marcas devem ser passadas e o lado em que devem ser deixadas.

11           – MARCAS:

11.1       Marcas 1, 2 e 3 (GATE) serão bóias infláveis cônicas de cor amarela.

11.2       As marcas de partida e chegada serão o barco da CR e uma bóia inflável TRIANGULAR de cor AMARELA na outra extremidade.

12           – PARTIDA:

12.1       A linha de partida será entre um mastro desfraldando uma bandeira de cor alaranjada no barco da respectiva CR e uma marca de partida na outra extremidade.

12.2       Se a bandeira U for hasteada como o sinal de preparação, nenhuma parte do casco de um barco, tripulação ou equipamento deve estar no triângulo formado pelas extremidades da linha de partida e a primeira marca no último minuto antes de seu sinal de partida. Se um barco infringe esta regra e for identificado, será desclassificado sem audiência, mas não se a regata for reiniciada ou adiada ou cancelada antes do sinal de partida. Isso muda a Regra 26 Largada e Regras de Regata 63.1. Quando a bandeira U for usada no sinal de preparação, a regra 29,1 , chamada individual não se aplica. A abreviatura de pontuação para uma bandeira U pena é UFD. Isso muda a regra A11 Abreviações de pontuação.

12.3       Os barcos para as quais o sinal de atenção ainda não foi dado devem deixar livre a área de partida.

12.4       Um barco que partir depois de decorridos 5 (Cinco) minutos após seu do sinal de partida será considerado como não tendo partido – DNS. Isto muda a regra A4.

12.5       O barco da CR poderá manter sua posição no alinhamento de partida usando motor.

13           – MUDANÇA DA PRÓXIMA PERNA DO PERCURSO:

13.1       Para mudar a posição da próxima perna do percurso, a Comissão de Regata poderá fundear uma nova marca (ou mover a linha de chegada) e remover a marca original tão logo quanto possível. Quando em uma subsequente mudança de percurso uma nova marca é substituída, a marca original poderá ser usada.

14           – CHEGADA:

14.1       A linha de chegada será entre o mastro desfraldando uma bandeira de cor alaranjada no barco da CR e a marca de chegada na outra extremidade.

14.2       O barco da CR poderá manter sua posição no alinhamento de chegada usando motor.

14.3       A bandeira “Alfa” hasteada indica que não haverá outra regata a seguir.

15           – SISTEMA DE PUNIÇÃO:

15.1.      O apêndice-P será aplicado, alterado conforme IR 13.2 abaixo.

15.2.      RRV P2.3 é excluído e RRV P2.2 é alterada de forma que se aplicará para todas as penalidades após a primeira.

15.3.      Estará em vigor o Apêndice T das RRV-WS

16           – LIMITES DE TEMPO:

16.1       O limite de tempo será de 90 minutos:

16.2       Serão considerados DNF os barcos que não chegarem no prazo de 20 (vinte) minutos após a chegada do primeiro colocado. Isto modifica as regras 35 e A4.

17           – PROTESTOS E PEDIDOS DE REPARAÇÃO:

17.1       [NP] [DP] Formulários de protestos estarão disponíveis nas secretarias do evento. Protestos e pedidos de reparação ou reabertura devem ser entregues naquelas secretarias no prazo especificado.

17.2                      Protestos de barcos sobre elegibilidade e regras de classe deverão ser apresentados até o final do prazo de protestos do dia 24/03/2019.

17.3       O prazo de protesto será de 60 minutos após a chegada da Comissão de Regata na Sede da regata

17.4       O mesmo prazo de protestos do item 17.3 se aplica a todos os protestos da Comissão de Regata e da Comissão de Protesto sobre incidentes que observaram na área de regatas e para pedidos de reparação. Isto modifica a regra 61.3 e 62.2.

17.5       Avisos aos competidores serão publicados em até 30 minutos depois de encerrado o prazo de protestos, a fim de informá- los das audiências nas quais serão partes ou citados como testemunhas. As audiências serão realizadas na Sala da Comissão de Protestos, localizada na sala de reunião da Diretoria de Vela, no horário indicado nos avisos publicados.

17.6       Avisos de protestos da Comissão de Regatas ou da Comissão de Protestos serão afixados para informação dos barcos, de acordo com a regra 61.1(b).

17.7       No último dia de regata, um pedido de reabertura de audiência deve ser entregue:

17.7.1    no prazo de entrega de protestos, se a parte solicitante foi informada da decisão no dia anterior;

17.7.2    não mais de 30 minutos após a parte solicitante ter sido informada da decisão naquele dia. Isto modifica a regra 66.

17.8 Um pedido de reparação por ação da Comissão de Protesto deverá ser entregue o mais tardar até 30 minutos após a decisão ter sido publicada. Isto altera a regra 62.2.

18           – PONTUAÇÃO:

18.1       O mínimo de 01 (uma) regata deve ser completada para constituir a série que terá um descarte quando 04 (quatro) regatas forem completadas.

19           – MEDIDAS DE SEGURANÇA:

19.1       Além das Regras da Classe 4.2(A) e (B), 4.3(A)e (B), cada barco deve ter a bordo um remo com uma superfície mínima de 0,025m2 preso ao barco com um cabo, e todo competidor deverá ter um apito amarrado ao salva-vidas.

Sempre que estiver na água o competidor deverá usar equipamento de flutuação pessoal. Uma roupa de borracha ou impermeável não é um equipamento de flutuação pessoal.

20           – SUBSTITUIÇÃO DE EQUIPAMENTO[NP] [DP]:

20.1       Não será permitida a substituição de equipamento danificado ou perdido sem autorização da Comissão de Regata. O pedido de substituição de equipamento deve ser feito à Comissão de Regata na primeira oportunidade razoável.

21           – BARCOS DE APOIO [NP] [DP]:

21.1       Chefes de equipe, treinadores e pessoal de apoio não poderão navegar na área de regata, após o sinal de preparação para a primeira classe a partir, até que todos os barcos tenham chegado ou a Comissão de Regata tenha sinalizado retardamento, chamada geral ou anulação.

22           – PREMIAÇÃO[NP] [DP]:

22.1       Serão premiados os 05 (cinco) primeiros colocados na classificação geral (veterano e estreante) e os 3 (três) primeiros das categorias: Juvenil (Masc. e Fem.), Mirim (Masc. e Fem.) e Infantil (Masc. e Fem.).

22.2       A Cerimônia de Premiação será às 18h:30min do dia 27 de março de 2019, no Salão Marlim Azul do Iate Clube do Rio de 3

23           – ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE:

Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. A Autoridade Organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte, relacionados diretamente com a série de regatas, seus antecedentes, durante ou depois de completada.

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Maiores informações:

www.icrj.com.br

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