Veleiro Gaia 1

Especificações:

  • Ano de Fabricação: 1987
  • Outros nomes: Navy Blue e Alucinante X
  • Estaleiro: Astillero Frers y Cibils S.A. (Argentina)
  • Laminação:  Integral em Fibra de Vidro
  • Armação: Sloop – Mastro alumínio fabricado pela Sparcraft Rigging – Inglaterra
  • Brandais e estaiamento: Cabos de aço 316 “Morsing” 1X19 nas medidas de 12, 10, 8, 7 e 6 mm
  • Runners: Cabo de 7 mm
  • Terminais e esticadores: Nautos (todo o estaiamento foi refeito novo em Dezembro 2014)
  • Ferragens principais: Catracas Aldo 32, Aldo 28 e Harken 32
  • Madeira do interior: Viraró (Ruprechtia salicifolia – Português: Marmeleiro-do-mato)
  • Propulsão  (Janeiro 2015): Motor Yanmar 3JH5.KM35A, 3 cilindros, 40hp – Pé-de-Galinha com hélice de 2 pás fixas (antes possuía um Volvo 2003T)
  • Tripulantes/ Passageiros:  1 / 7
  • Numeral: BRA 2076
  • Comprimento:  40´2” ou 12,50 m
  • Design No.:  851-C2 para F&C
  • Linha d´água: 9,30 m
  • Boca: 3,82 m
  • Calado: 2,07 m
  • Área velica: 35,80 m²
  • Deslocamento: 6.555 Kg
  • Projetista: German Frers
Copyright German Frers

O Gaia 1 é um veleiro F&C 40, ano 1987, classe IOR, One Tonner, com design de German Frers, desenho No. 851/40 de 08/10/1984 e fabricado em 1987 pelo Astilleros Frers y Cibils S.A. na Argentina.

É um veleiro concebido em uma época em que o importante era ser marinheiro e rápido, não uma casinha, com uma concepção de Gentleman-Racer, onde o proprietário levava seus amigos para uma regata e pernoitava confortavelmente no veleiro.

A premissa é que sejam rápidos, seguros, marinheiros, refinados, confortáveis e muito ágeis em uma regata, tanto de percurso, quanto de boia.

Até onde eu sei, existem apenas dois F&C 40 no Brasil; o Gaia 1 de 1987 (uma cabine e um banheiro) e o Magic II de 1989 (duas cabines e dois banheiros).

Nome do veleiro, Ano da Compra e Proprietários

Navy Blue

  • 1987 – Henrique Carlos Pons Morelli
  • 2006 – Patrick Maurice Maxime Valansi

Alucinante X

  • 2008 – Luiz Carlos Barroso Simão

Gaia 1

  • 2009 – Flávio e Pedro Cláudio de Medeiros Bocayuva Bulcão
  • 2014 – Maximilian Immo Orm Gorissen

Vídeos

Texto, vídeos e fotos: Max Gorissen

Cadastro Nacional de Veleiros

Cadastro Nacional de Veleiros Brasileiros (LOA até 100 pés).

Não importa se esses veleiros são de propriedade de indivíduos, organizações, fundos fiduciários ou museus. Também não importa se são novos, usados, estão em péssimas condições, se já foram destruídos ou afundaram.

Não importa se foram produzidos no Brasil ou no exterior, desde que tenham algum tipo de relação com o Brasil… Todos são importantes.

Quer ajudar ou possui informações? Clique aqui para saber como.

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Redação do site www.sailbrasil.com.br

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