Com pelo menos 23 barcos e 200 atletas, Brasileiro ABVO de Veleiros de Oceano começa nesta quinta-feira em Búzios

Campeonato Brasileiro ABVO regras IRC e ORC larga a partir das 12h no Hotel Aretê / BR Marinas em Búzios com previsão de duas regatas neste primeiro dia . Evento tem presença de cerca de 200 atletas com pelo menos 23 barcos e atletas medalhistas olímpicos e velejador olímpico da Tóquio 2020 

A quarta-feira foi o dia de chegada da maioria dos barcos no Empreendimento Aretê, em Búzios (RJ), para a disputa do Campeonato Brasileiro ABVO regras IRC e ORC. A competição começa nesta quinta-feira a partir das 12h com previsão de duas regatas no estilo Barla Sota e a previsão é que termine no sábado com a cerimônia de premiação à noite. O domingo será utilizado caso não haja condições climáticas para serem realizadas pelo menos três regatas. O evento, organizado pela ABVO, tem o patrocínio master do Empreendimento Aretê contando com a estrutura da BR Marinas e do Hotel Aretê – Búzios, e o apoio do ICAB, da Ipanema Ventures, CBVela e Prefeitura de Búzios.

sbnews-foto-20190418-08
Crédito: Gabriel Heusi / Heusi Action

“A previsão é de vento Sul/Sudeste e por isso planejamos fazer duas regatas Barla Sota com duração média de 1h30min cada. A arbitragem sairá em torno das 10h para a colocação da bóia e avaliação de condições para confirmar a regata com saída do Empreendimento Aretê/BR Barinas e largada na Praia Rasa”, declarou o árbitro geral do evento, o paulista Cacá Sodré, árbitro internacional pela World Sailing e que já esteve nos Jogos Olímpicos Rio-2016, além de dois Jogos Pan-Americanos em Mar del Plata em 1995, Rio-2007 e estará nos Jogos do Peru, este ano.

Um dos primeiros barcos a chegar em Búzios foi o Rudá, de Santos (SP) e Ilhabela (SP), pentacampeão da classe IRC no Brasileiro ABVO. Skkiper do barco comandado por Mario Martinez há 12 anos, Miller Lazur e ao lado do secretário e mastro, Marcos Azevedo, navegaram 36 horas de Santos para a cidade na Região dos Lagos no Rio de Janeiro e contou as expectativas em busca do hexacampeonato: “Vamos com tudo, preparados para tentar mais um título, será difícil, mas vamos que vamos. Nosso ponto forte para esse barco são as regatas de percurso, a Barla Sota mais para outros barcos quando montam na bóia para o retorno e conseguem mais velocidade”.

A competição terá a presença de dois medalhistas olímpicos. Lars Grael, bronze nos Jogos de Seul em 1988 e Atlanta em 1996, além de Clínio de Freitas, bronze com Lars na Coreia do Sul. Os dois vão competir no barco Mahalo, de Niterói (RJ), comandado por Colin Gomm e Ricardo Silveira.

O evento vem forte com pelo menos três barcos paulistas. Além do Rudá, teremos o Zorro e o Boto V, além de barcos do Espírito Santo, com o +Bravíssimo, do comandante Luciano Secchin, segundo lugar no geral da classe ORC em 2018, e Phanton of the Opera com Renato Avelar. O Rio Grande do Sul virá com pelo menos dois barcos, o Crioula 29, campeão da ORC ano passado do Brasileiro ABVO e Loyality 06, de Alexandre Leal.

sbnews-foto-20190418-09
Crédito: Gabriel Heusi / Heusi Action

O Crioula 29 defenderá o título e terá a presença de seu comandante, Samuel Albrecht, ajudando na parte técnica em Búzios em terra. Samuel é velejador olímpico, participou dos Jogos de Pequim em 2008 e na Rio 2016 e está classificado para velejar na classe Nacra 17 ao lado de Gabriela Nicolino nos Jogos de Tóquio em 2020. Ele acabou sofrendo um acidente durante o Pricensa Sofia em Mallorca, na Espanha, machucando um dedo da mão direita. Estará de volta as competições no mar somente na metade de maio.

Até o momento são 23 barcos inscritos, sendo dois do Espírito Santo, dois do Rio Grande do Sul, três de São Paulo e o restante do Rio de Janeiro.

O Campeonato Brasileiro ABVO regras IRC e ORC, encerra as inscrições na manhã desta quinta-feira. Até o momento vão disputar o evento cerca de 200 velejadores em 23 barcos sendo onze na ORC – Maestrale, Fire & Forget, Angela VI, Vesper IV, Santa Fé V, Maximus, Duma, Marlin e Bijupirá, do Rio de Janeiro, além do Crioula 29 do Rio Grande do Sul e o +Bravíssimo, do Espírito Santo. Na IRC serão 12. Estarão na dispiuta o Rudá, Zorro e Boto V,de São Paulo, Lady Milla, Mahalo, Cherne, Sagarço, Dona Bola, Danadão e Esculacho, Rio de Janeiro, além do Loyality 06, do Rio Grande do Sul, e Phanton Opera, do Espírito Santo.

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO: 

18/04 – Quinta 

12h – Regatas do dia

Após Regatas Feijoada e confraternização no Hotel Aretê

 

19/04 Sexta 

12h Regatas do dia

Após Regatas Happy Hour com Buffet de massas – ICAB

 

20/04 Sábado 

12h – Regatas do dia

19h – Cerimônia de Premiação – Hotel Aretê

 

21/04 Domingo 

12h – Dia reserva para validar o campeonato caso não sejam corridas duas regatas até o dia 20/04

 

O Campeonato Brasileiro de Veleiros do Oceano regras IRC e ORC tem o patrocínio master do Empreendimento Aretê e conta com o apoio da BH Marinas, Ipanema Ventures, do Iate Clube Armação de Búzios, que tradicionalmente promove a Búzios Sailing Week na Semana Santa, a Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios e Cervejaria Búzios. A realização é da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e tem a chancela da Confederação Brasileira de Vela, a CBVela.

 

Fotos com Crédito para: Gabriel Heusi / Heusi Action 

 

De: Gallas Press

Fabrizio Gallas – tenisnews@gmail.com
Para: Divulgação – Vela
18/04/2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s