Itajaí Sailing Team é protagonista do Vela Show

O time itajaense de vela participa do evento, de 19 a 21 de abril no Centreventos Itajaí, em parceria com a Federação Náutica Catarinense e Confederação Brasileira de Vela


A equipe do Itajaí Sailing Team encerra neste domingo, 21, sua participação no Vela Show com a sensação de missão cumprida. O time embaixador da vela de Itajaí participou do evento em parceria com a Federação Náutica Catarinense (FNC) e Confederação Brasileira de Vela (CBVela), mostrando aos visitantes um pouco da história da vela na cidade e Estado. Já o veleiro da equipe, de 40 pés, foi exposto na entrada do Centeventos Itajaí e, imponente, recebeu os visitantes da feira náutica.

sbnews-foto-20190422-04
Créditos das imagens: IST/Divulgação

O time navega com um veleiro Soto40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires, para Torben Grael – um dos maiores nomes da vela brasileira e mundial. Foi adquirido pelo time itajaiense em 2016.

sbnews-foto-20190422-05
Créditos das imagens: IST/Divulgação

O presidente da Associação Itajaiense de Incentivo ao Esporte, Fernando Ropelato, diz que o apoio e parceria do Itajaí Sailing Team ao Vela Show foi crucial para a divulgação e para agregar credibilidade ao evento. “Somos um time genuinamente itajaiense e estamos cumprindo com nosso papel institucional, de apoiar a vela e buscar novos talentos para o esporte.”

“O Brasil precisa de um evento assim, totalmente dedicado ao esporte, e é exatamente este o motivo pelo qual acreditamos no sucesso da primeira edição do Vela Show e o apoiamos”, diz o presidente da Federação Náutica Catarinense e capitão do Itajaí Sailing Team, Marcelo Gusmão Reitz.

sbnews-foto-20190422-06
Créditos das imagens: IST/Divulgação

Ícone

“Ao chegarmos em Itajaí procuramos os principais ícones da vela na cidade e região para agregar ao nosso evento, que é a primeira feira exclusivamente dedicada a vela do Brasil. O Itajaí Sailing Team é um desses ícones, uma equipe que nasceu na cidade, a partir da Volvo Ocean Race, e diante disso percebemos a importância de termos o time de vela como um dos símbolos do nosso evento”, diz Edilberto Cardoso de Almeida, organizador do Vela Show.

E o resultado, para a organização, não poderia ser melhor. “Dizer que o evento está sendo bom é muito pouco. A primeira edição do Vela Show superou todas as expectativas e já estamos planejando uma segunda edição na cidade, em 2020.” Segundo Almeida, os organizadores não esperavam uma resposta tão positiva. “Esse espirito de vela que está presente neste ambiente é um motivo de muito orgulho e satisfação”, acrescenta.

sbnews-foto-20190422-07
Créditos das imagens: IST/Divulgação

Polo náutico

Para o manager e idealizador do Itajaí Sailing Team, Alexandre Antonio dos Santos, o Vela Show coroa esse processo de retorno à atividade náutica no município, tanto é que hoje Itajaí é considerado um polo náutico em Santa Catarina. Segundo Alexandre, é um grande orgulho para a equipe de vela ter sido parte integrante de todo o processo.
“Tudo teve início por volta do ano de 2009, quando o Município e o Porto realizaram o 1º Festival Náutico de Itajaí, que reuniu velejadores experientes, como Torben Grael e Vilfredo Shurmann, entre outros. Na ocasião também foi lançado o projeto da Marina Itajaí. Posteriormente a cidade foi inclusa nas rotas da Volvo Ocean Race, da regata francesa Transat Jacques Vabre, e no meio de tudo isso surgiu o Itajaí Sailing Team”, acrescenta Alexandre.

sbnews-foto-20190422-10
Créditos das imagens: IST/Divulgação

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí.

sbnews-foto-20190422-08
Créditos das imagens: IST/Divulgação
sbnews-foto-20190422-11
Créditos das imagens: IST/Divulgação

Fontes para entrevista:
Alexandre Antonio dos Santos – Manager do Itajaí Sailing Team: +1 (352) 777 8174
Gastão Furlin – Coordenador do projeto IST: (47) 99645 3281
Assessoria de Comunicação Social:
João Henrique Baggio: (47) 99959 3979 / (47) 3344 8606
Créditos das imagens: IST/Divulgação

Anúncios

Deixe uma resposta