Semana Internacional de Vela de Ilhabela no Dia Mundial do Meio Ambiente

Principal evento da modalidade no País aposta no impacto zero e junto ao Yacht Club de Ilhabela faz ações de conscientização

O Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a comissão organizadora da 46ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela intensificaram as práticas para preservação ambiental durante as regatas da edição 2019 do evento, que ocorre de 13 a 20 de julho, em Ilhabela (SP).

sbnews-foto-20190605-11
Sujeira – Aline Bassi | Balaio

No Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), a Semana Internacional de Vela de Ilhabela reafirmou seu objetivo de realizar uma competição com impacto zero. Entre as medidas tomadas, está a decisão de não imprimir mais avisos de regata e os resultados. Todos os comunicados serão digitais!

Outra mudança definida na política do impacto zero é a não utilização dos canudos de plástico e produtos descartáveis, como os copos. Também estão previstas expedições de observação de baleias e golfinhos, para reforçar a conscientização das pessoas sobre a preservação da vida marinha.

sbnews-foto-20190605-12
YCI – Aline Bassi | Balaio

”A vela também contribui para a limpeza dos oceanos por não usar combustível em suas provas. A preservação vai além de uma data comemorativa e está na nossa programação diária!”, disse Júlio Cardoso, diretor de meio ambiente do YCI e da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

sbnews-foto-20190605-13
Operação – Aline Bassi | Balaio

Projeto Marina Viva

O YCI desde 2014 tem o Projeto Marina Viva inicialmente parceria com o Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP e agora mais ativamente com a Universidade Federal do ABC para pesquisas cientificas e monitoramento da fauna na área da marina do clube.

”Esse projeto já identificou as espécies existentes de fauna incrustada, inclusive identificando espécies muito pouco conhecidas que agora estão sendo estudadas. Também a fauna ictiologica (estudo dos peixes) na nossa marina está sendo avaliada, além da abundância e biodiversidade de peixes que vivem por lá”, disse o ambientalista Júlio Cardoso.

sbnews-foto-20190605-14
Na água – Aline Bassi | Balaio

”Um subproduto deste projeto é que uma das substancias produzidas por uma espécie de incrustado na marina foi isolada e está sendo testada com boas possibilidades de ser usada para um novo tratamento da Leishmaniose”.

Baleias chegando na raia

A temporada de baleias jubartes passando pela raia da Semana Internacional de Vela de Ilhabela já começou. Foram registradas nos últimos dias seis animais da espécie navegando pelo litoral norte de São Paulo na região de Ilhabela.

sbnews-foto-20190605-15
Em Ilhabela – Aline Bassi | Balaio

As baleias, que fazem migração das águas frias da Antártida para Abrolhos (BA) visando reprodução, foram registradas durante as probas nos últimos anos. Em 2018, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela registrou mais baleias passando pela área de regatas. E, de acordo com levantamento do projeto Projeto Baleia à Vista, o número de animais em processo migratório pelo litoral norte foi recorde, com 42 jubartes.

”Esperamos que continuem passando na época da Semana de Vela”, finalizou Júlio Cardoso.

sbnews-foto-20190605-16
Show das baleiras – Foto: Júlio Cardoso

O evento terá como parceiro os diretores do Instituto Baleia Jubarte que vão apresentar palestras e workshops aos navegadores de esporte e recreio e especialmente com os operadores de turismo náutico com o objetivo de explicar, treinar e certificar os interessados em avistagem de cetaceos como atividade turística ou mesmo lazer.

sbnews-foto-20190605-17
Em Ilhabela – Foto: Júlio Cardoso

 

Registros de jubartes em 2019 do Projeto Baleia a Vista:

21/04 –  Jubarte na Ponta da Pirassununga/Castelhanos avistada e filmada por Mauro Lacerda Salgado um colaborador
27/05 – Jubarte há 2 milhas pra fora da Ponta do Boi fotografada por Eleandro Buziano
31/05 –  Duas jubartes avistadas por Julio Cardoso no Sul da Ilha, uma dentro do canal e outra um pouco fora perto dos Borrifos. Além de outra na entrada do canal
1º/06 –  Duas jubartes dentro do canal na Ilha das Cabras e na Ponta do Boi já no sentido nordeste indo embora pra Bahia!

Fim do valor promocional do 1º lote de inscrições

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2019 será de 13 a 20 de julho e deve reunir velejadores de vários estados e de outros países.

As inscrições seguem abertas pelo http://sivilhabela.com.br/ com valores promocionais. A partir do dia 11, os valores aumentam para todas as classes.

Também a partir do dia 11, o desconto de 30% da classe RGS passa a valer apenas para os veleiros afiliados à ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Caso contrário, os valores vigentes serão os da tabela ORC, IRC, C30, HPE 30 E HPE 25. Para as categorias dos barcos Clássicos e Bico de Proa, o desconto de 30% na inscrição está mantido. A medida atende a um pedido da própria ABVO.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela reforça a importância da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano como fomentadora da modalidade no País.

 

Contatos:

Flávio Perez

flavio@onboardsports.net

Tel: +5511999498035

www.onboardsports.com.br

Deixe uma resposta