Veleiro Pelikan

O Pelikan nasceu de um projeto do Arquiteto americano Gary Mull, inicialmente para os irmãos os Gugeon, que há muitos anos fabricam e fornecem nos Estados Unidos adesivos epóxi para construção naval com a marca West Systems. O projeto encomendado chamado de Holtflash era o de um half tonner todo construído pelo método de MLSE – ou seja, Madeira Laminada Saturada em Epóxi.

O casco é todo construído com quatro camadas da leve madeira Cedro em laminas fininhas de quatro milímetros cada, sendo que cada camada tem a fibra da madeira em um sentido, formando ao final uma trama. Todas estas laminas são coladas entre si com colas epóxi impregnante, que penetram na madeira e também serve de material de aderência entre as madeiras. O resultado é um conjunto extremamente forte, leve e, ao contrario que muitos pensam, a madeira é totalmente impermeável devido ao epóxi.

O Pelikan tem uma historia interessante… Quando nasceu e foi construído também em MLSE no ano de 1976, era para ser o plug do Fast 320 e o casco resultante, o veleiro do empresário dono da Fast. Só que seu projeto foi abortado na ocasião com a chegada dos moldes ingleses dos famosos Fast 303 (Half Tonner) e do famosíssimo Fast 345, ambos Ron Roland.

Com a desistência desta construção, mas com o casco já bem construído em MLSE, foi vendido inicialmente para um arquiteto e velejador (que não concluiu o projeto) e posteriormente terminado por Raymond Grantham, atual dono do barco.

Como o convés do projeto original de uma Half Tonner não se prestava para um barco de cruzeiro, este foi todo redesenhado, junto, como seu interior que serviu confortavelmente para viagens familiares de férias para cinco pessoas. Todo o casco, quilha, leme e mastreação seguem fielmente o projeto original do Arquiteto Gary Mull (o mesmo do famoso Ranger 22). O resultado foi um barco dócil de velejar, muito equilibrado e seguro em ventos fortes.

sbnews-foto-20180616-09-2
Primeira fase: Sobre estrutura temporária. Primeira Lâmina – Foto: Raymond

sbnews-foto-20180616-09-3Segunda fase: Sobre estrutura temporária. Segunda lâmina – Foto: Raymond

sbnews-foto-20180616-09-5Pelikan – Foto: Raymond

Texto e fotos: por Raymond Grantham

Veiculado pela SailBrasil com autorização do autor. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Anúncios

Deixe uma resposta