AC – Terceiro veleiro de teste “decola” em Calgari na Itália

Dando sequência ao lançamento do veleiro INEOS Team UK “T5” e do NYYC American Magic “The Mule”, os italianos da equipe Luna Rossa também lançam seu primeiro veleiro de testes e começam a treinar nas águas de Cagliari (Sardenha), Itália, onde fica a sua base.

Típico da America’s Cup, o Challenger of Record tem se mantido longe dos holofotes e não divulgou muita informação. Ainda assim, a partir das primeiras imagens publicadas pela Equipe Luna Rossa nas mídias sociais, o veleiro de teste é capaz de “voar” consistentemente na água com três tripulantes a bordo e parece ser mais semelhante em dimensão ao T5 do que à Mula.

O veleiro carinhosamente chamado a “Mula” é, de fato, a maior embarcação de teste lançada até o momento, já que, sendo um veleiro de produção modelo McConaghy 38 modificado, tem cerca de 11,5 m de comprimento, enquanto, o T5, é baseado em um veleiro Quant 28 (8,5 m) modificado.

Contudo, independentemente de os veleiros de teste serem menores que 12m (39 pés) para atender as regras estabelecidas no Protocolo da competição, ainda assim, as equipes só poderão lançar dois AC75 (22,8 m).

As imagens publicadas pelas equipes americanas, britânicas e italianas, mostram veleiros muito diferentes quando se trata de formas de casco e formatos dos foils, confirmando de que não há ainda um caminho certo a seguir para desenvolver o veleiro mais rápido.

O veleiro AC75 é um dos mais revolucionários conceitos de monocasco já imaginados e, como nada tão radical foi projetado até agora, ninguém pode ter certeza do que vai acontecer. Diferenças na forma e na velocidade destes veleiros podem ser substanciais e, com o primeiro ato da World Series da America’s Cup programado para acontecer em menos de um ano, as coisas estão rapidamente se concretizando.

Com o progresso do desenvolvimento dos veleiros avançando rapidamente nos QGs das equipes, com três veleiros de teste na água e a primeira geração do AC75 prestes a ser lançada, o verão no Hemisfério Norte promete ser bastante movimentado e empolgante…

A SailBrasil fará a cobertura do evento no Brasil. Para desenvolver este texto, foram utilizadas informações do Site Oficial e do Press Release fornecido pela Media Center da America’s Cup para Maximilian Immo Orm Gorissen – Editor SailBrasil.com.br, SailBrasilMagazine.com, SailBrasilNews.com e Full Member – Yachting Journalist´s Association – UK

© 2018 America’s Cup Event Limited and Challenger of Record 36 S.r.l. together with their respective suppliers and licensors.

Foto: https://www.instagram.com/lunarossachallenge/?utm_source=ig_embed

Fonte: https://www.americascup.com/en/news/401_A-THIRD-TEST-BOAT-TAKES-OFF-IN-CAGLIARI

Anúncios

Deixe uma resposta