Desfile de barcos no Race Village abre a 46ª edição da Semana de Vela de Ilhabela

Maior regata da América do Sul começou com o desfile de 120 embarcações de vários tamanhos. A próxima semana será cheia na arena montada no Centro Histórico do município, com shows, palestras, lançamentos de livro e sessões de cinema, tudo gratuito para turistas e moradores

Ilhabela (SP) – O tradicional desfile de barcos abriu na manhã deste domingo (14) a 46ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Centenas de pessoas, entre turistas e moradores do arquipélago turístico, se concentraram no Race Village, montado no Centro Histórico da Vila, para assistir às 120 embarcações de diversos tamanhos desfilarem no canal de São Sebastião. 

Na sequência, foi dada a largada (com atraso de uma hora) para a primeira prova de 2019, que seria a tradicional Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, com 55 milhas. Porém a falta de vento obrigou a Comissão de Regatas a encurtar as três regatas, transformadas em provas de percurso pequeno. Essa mudança obrigou a Comissão de Regatas a transferir o dia de descanso de segunda (15) para terça-feira. Nesta segunda-feira será realizada uma regata para todas as classes, a partir das 10h.

O desfile de barcos teve início pouco antes das 10h30, quando as embarcações começaram a se apresentar para o público, que lotou o píer do Race Village. Um a um eles iam passando e eram saudados pelas pessoas no local. Entre elas estava Ana Lúcia, esposa de Francisco de Paula Diogo de Freitas, o comandante do San Chico (ORC Internacional), vindos de Porto Alegre (RS).

“Foram pouco mais de seis dias de viagem pelo mar para que o barco chegasse à Ilhabela. Quatro dos nove tripulantes vieram navegando. Quando saíram de lá, fazia 2º C em terra, enquanto no mar a temperatura era negativa. Eles têm um instrumento de GPS que você pode ir acompanhando online, então dia e noite eu entrava no site para ver onde eles estavam”, disse Ana Lucia, acompanhada da sua nora, Regiane, da neta, Helena, além de Patrícia e Matheus, mãe e irmão, respectivamente, de um dos tripulantes, Lucas Mazim, o Sorriso. 

Quem também acompanhou o desfile foi Oliver Scheidt, primo do velejador dono de cinco medalhas olímpicas, Robert Scheidt. Oliver assistiu as festividades no Race Village ao lado de sua esposa, Lucella Zimmermann, e dos filhos Victor e Klaus. “Frequento a Ilhabela há praticamente 41 anos. Os primeiros 31 eu vinha para cá como turista, enquanto últimos dez anos estou morando aqui junto com minha esposa e filhos. Trouxe as crianças para cá, para que eles se aproximem mais do esporte”, contou Oliver.

“O Victor tem 8 anos e já veleja de Optimist, fazendo toda terça e quinta aula na Escola de Vela do Lars Grael. Para nós é gratificante acompanhar o evento aqui, no quintal de casa, e também saber que o Robert está qualificado para sua sétima Olimpíada. Os esportes aquáticos estão no sangue da nossa família. Gostamos muito de estar aqui”, finalizou Oliver Scheidt.

Cerimônia de abertura – A Semana de Vela de Ilhabela teve a cerimônia de abertura na noite deste sábado (13) no Race Village, com apresentação da Banda do 8º Distrito Naval da Marinha. Logo em seguida, autoridades subiram ao palco e inauguraram a 46ª edição do evento. Participaram da solenidade: Mauro Dottori (diretor de vela do Yacth Club Ilhabela), Bianca Colepicolo (secretária de Turismo de Ilhabela), Vice-Almirante Cláudio Henrique Melo de Almeida (8º Distrito Naval), Ricardo Salles (Ministro do Meio Ambiente), Gracinha Ferreira (Prefeita de Ilhabela), José Luiz Gandini (Comodoro do Yacht Club Ilhabela), Julio Cardoso (diretor de Meio Ambiente) e Beto de Mazinho (secretário de Esportes de Ilhabela).

O encerramento da noite foi embalado pelos clássicos da banda Beatles 4Ever, para alegria do grande público que lotou o Race Village, em homenagem ao Dia do Rock.

Semana cheia no Race Village – O cardápio de atrações durante a semana no Race Village está farto. A começar pelos shows, com destaque para a apresentação Os Filhos dos Caras com Jair Oliveira, Léo Maia e Max de Castro, na segunda-feira (15) às 20h, e os sucessos de Kiko Zambianchi, na quinta-feira (18), também no mesmo horário. Outro atrativo da programação são as seis sessões diárias de cinema, totalizando 97 ao longo do mês.

Na área de palestras, o tema Birdwatching com Guto Carvalho, neste domingo (14), às 19h, vai tratar um assunto que promete atrair turistas à Ilhabela nos próximos meses. Na terça (16), o tema será Baleias – Da Caça à Conservação com José Truda Palazzo, às 18h, e, na quarta (17), será a vez da palestra Planeta ou Plástico com a National Geographic Brasil (Paulina Chamorro). No espaço Flai, o destaque principal será o lançamento do livro Dicionário Caiçara, da Fundaci, na segunda às 18h30.

Palestras já realizadas – “Sucesso de público”. A frase adotada para elogiar grandes apresentações caiu como uma luva para as duas palestras realizadas nesta sexta e sábado (12 e 13) – “30 Anos do Projeto Baleia Jubarte”, com Enrico Marcovaldi, Sergio Cipolotti e José Truda Palazzo e “O que as jubartes estão fazendo em Ilhabela?”, com Marina Leite e Julio Cardoso. Ambas trouxeram diversas informações sobre a forma como essa espécie de baleia, a Jubarte, vem cada vez mais se dirigindo ao nosso País nas últimas décadas para se reproduzirem em águas menos frias do que em seu habitat, na Geórgia do Sul (Antárctica).

Sergio Cipolotti, do Instituto Baleia Jubarte, foi o encarregado de fazer a apresentação “30 Anos do Projeto Baleia Jubarte” e contou para mais de 120 pessoas a história da baleia Jubarte no Brasil, que vem à costa brasileira para se reproduzir, geralmente entre julho e novembro, meses em que, na costa brasileira, está menos frio do que a região onde vivem e se alimentam. O destino delas para reprodução até o momento é o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia, em Abrolhos. Com a proibição da caça de baleias no País, em 1987, o número de Jubartes subiu de 1.000 em 1988 para cerca de 20.000 em 2019.

No sábado (13), Marina Leite, do Viva Baleia, Golfinhos e cia. – Instituto Verde Azul, e Julio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, deram mais informações ao público, que outra vez lotou a área de palestra, com cerca de 200 pessoas. Julio Cardoso contou que nunca antes, na história do litoral norte de São Paulo, foram avistadas tantas baleias na região, com o lado sul de Ilhabela sendo o local preferido pelas Jubartes. Assim, foi feito recentemente o convite para o projeto de Marina Leite, de implementarem um ponto fixo de observação na cidade, para que fossem feitos registros do mamífero na região. Na opinião de Julio, em um futuro próximo talvez as Jubartes não precisem ir até Abrolhos para se reproduzirem, podendo fazer o mesmo no litoral paulista.

Julho Amarelo – Campanha nacional de combate às Hepatites Virais, o Julho Amarelo teve ação durante o sábado (13) no estande de palestras do Race Village. O projeto, que começou a ser planejado no início do ano pela Secretaria de Saúde de Ilhabela, teve treinamentos com os profissionais de saúde no primeiro semestre, para que em julho começasse a ação. No primeiro dos três dias – a ação segue neste domingo (14) e no outro sábado (20), das 9h às 17h -, 85 pessoas passaram pelo local e foram testadas, para descobrirem se tem ou não Hepatite B e C, Sífilis e HIV, em busca do diagnóstico precoce.

Confira a programação completa do Race Village no mês náutico de Ilhabela:  

RACE VILLAGE – Praça das Bandeiras

Dia 14 – domingo 

16h – DJ TJ
19h – Palestra: Birdwatching com Guto Carvalho 
20h – George Moon Band

Dia 15 – segunda-feira
15h – DJ Aquino
18h – Abertura da Feira Literária de Aventuras de Ilhabela 
18h30 – Flai – Lançamento do livro Dicionário Caiçara, da Fundaci, e contação de lendas com Vandinho Caiçara
19h – Beto Di Franco
20h – Os Filhos dos Caras com Jair Oliveira, Léo Maia e Max de Castro

Dia 16 – terça-feira
12h – Regatas
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
16h – DJ Ella Singer 
18h – Palestra: Baleias – Da Caça à Conservação com José Truda Palazzo 
19h – Flai – Cosplayers – Homem de Ferro e Jack Sparrow
20h – Banda Brisa

Dia 17 – quarta-feira
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
16h – DJ Ivair
18h – Palestra: Planeta ou Plástico com a National Geographic Brasil (Paulina Chamorro) 
19h – Flai – Cosplayers – Homem de Ferro e Jack Sparrow
20h – Premiações das regatas de Alcatrazes, Toque-Toque e Renato Frankenthal (todas as classes)
21h – Pop Music

Dia 18 – quinta-feira
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
15h – DJ Tom Veloso
18h – Flai – Palestra Fundaci  
19h – Flai – Cosplayers – Homem de Ferro e Jack Sparrow
19h – Banda Mano Beethoven 
20h – Kiko Zambianchi

Dia 19 – sexta-feira
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
15h – DJ Japs
18h – Flai – Palestra Fundaci
19h – Flai – Cosplayers – Homem de Ferro e Jack Sparrow
19h – Banda Captadores
20h – Premiação do Campeonato Brasileiro da Classe C-30
20h30 – Flai – Sessão de autógrafos com o escritor P. J. Acácio
20h30 – Classical Queen

Dia 20 – sábado
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
15h – DJ Alex
18h – Palestra: Rota Dória com Ana Wuo 
19h – Flai – Cosplayers – Homem de Ferro e Jack Sparrow
19h – Banda Tom Cats
20h – Premiação da 46ª Semana de Vela de Ilhabela | Encerramento (todas as classes)
20h30 – Flai – Lançamento do livro “Como é viver com Parkinson”, de J. Nelson. Com leitura de trechos do livro e sessão de autógrafos. 
21h – Billie Holiday Tributo com Djane Borba, Hector Costita & Jazz Society Trio

Dia 21 – domingo
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
15h – DJ Kwest
18h – Flai – Palestra Fundaci 
19h – Flai – Cosplayers – Homem de Ferro e Jack Sparrow
19h – Flai – Orquestra Popular de Ilhabela (palco)
20h – Felipe Blu

Dia 22 – segunda-feira
10h – Flai – Peça teatral: Chapeuzinho Vermelho (palco)
11h – Flai – Contação de lendas com Vandinho Caiçara
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
14h – Flai – Peça teatral: Chapeuzinho Vermelho (palco)
15h – Flai – Contação de lendas com Vandinho Caiçara
15h – DJ Kustelinha 
18h – Palestra: Refúgio da Vida Silvestre de Alcatrazes com Kelen Leite
19h – Nós na Goma 
20h – Ira!

Dia 23 – terça-feira
10h – Flai – Peça teatral: A Cigarra e a Formiga (palco)
11h – Flai – Contação de lendas com Vandinho Caiçara
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
14h – Flai – Peça teatral: A Bicharada Saltimbancos (palco)
15h – Flai – Contação de lendas com Vandinho Caiçara
15h – DJ Negrito
18h – Palestra: Rota da Liberdade com Solange Barbosa 
19h – Flai – Orquestra Popular de Ilhabela (palco)
20h – Banda Tunapi

Dia 24 – quarta-feira
10h – Flai – Peça teatral: Pedro e o Lobo (palco)
11h – Flai – Contação de lendas com Vandinho Caiçara
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
14h – Flai – Peça teatral: Pedro e o Lobo (palco)
15h – Flai – Contação de lendas com Vandinho Caiçara
16h – DJ Júlio Bittencourt
19h – Flai – Oficina de violão com professor Anderson Jota Jota
20h – Tim Mazzo

Dia 25 – quinta-feira
10h – Flai – Peça teatral: Rapunzel (palco)
11h – Flai – Contação de lendas com Vandinho Caiçara
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
14h – Flai – Peça teatral: Sítio do Pica Pau Amarelo: Uma viagem a Hollywood (palco)
15h – Flai – Contação de lendas com Vandinho Caiçara
16h – DJ Kustelinha 
18h – Palestra: Operação Milagro – A campanha em defesa da Vaquita, o cetáceo mais ameaçado do mundo com a Sea Shepherd (Mara Lott)
19h – Flai – Orquestra Popular de Ilhabela (palco)
20h – Felipe Bianchi

Dia 26 – sexta-feira
10h – Flai – Peça teatral: Os Três Porquinhos (palco)
11h – Flai – Contação de lendas com Vandinho Caiçara
14h – Flai – Oficina de desenho e pintura
14h – Flai – Peça teatral: A Bicharada Saltimbancos (palco)
15h – DJ Mr. George
15h – Flai – Contação de lendas com Vandinho Caiçara
18h – Encerramento da Flai com a Banda Marcial de Ilhabela (palco)
19h – Barbara Rodrigues e Banda 
20h – De Elvis a Jobim com João Suplicy

Dia 27 – sábado
16h – DJ TJ
18h – Palestra Seu Lixo Meu com Alexandre Socci 
20h – Marcelo Totó e os Rockers

Dia 28 – domingo 
16h – DJ Guilla
18h – Palestra: Movimento Borandá – Caminho da Mata Atlântica, com Felipe Feliciani
20h – Aline Outa

CERIMÔNIAS 
Dia 17
20h – Premiações das regatas de Alcatrazes, Toque-Toque e Renato Frankenthal (todas as classes, no Race Village
Dia 19
20h – Premiação do Campeonato Brasileiro da Classe C-30, no Race Village
Dia 20
20h – Premiação da 46ª Semana de Vela de Ilhabela | Encerramento (todas as classes), no Race Village

CINEMA 
De 12 a 28 (seis sessões por dia)

Mais informações:
Programação completa:http://www.turismoilhabela.com/evento/103
Site: www.turismoilhabela.com
Facebook:https://www.facebook.com/turismoilhabela/
Instagram:https://www.instagram.com/turismoilhabela/?hl=pt-br

Assessoria de Imprensa:
ZDL Sports
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Deixe uma resposta