Caballo Loco lidera Brasileiro e Semana de Vela na Classe C30 em Ilhabela

Em duas regatas de médio percurso, barco de Ubatuba obteve primeiro e segundo lugares em disputas casco a casco, no Canal de São Sebastião

São Paulo (SP) –  Disputas casco a casco marcaram as duas primeiras regatas da C30 na 46ª Semana de Vela de Ilhabela, disputada paralelamente ao Campeonato Brasileiro da classe mais equilibrada e competitiva do País entre os barcos de oceano. Um primeiro e um segundo lugares, em duas provas de médio percurso, dão a liderança ao Caballo Loco, comandado por Mauro Dottori.

Nos dois primeiros dias de competição, prevaleceu o vento sul, o que permitiu a montagem da raia no meio do Canal de São Sebastião, onde a correnteza costuma acrescentar um ingrediente a mais de dificuldade para as tripulações. Caballlo Loco chegou à frente do Kaikias Maserati no primeiro dia e logo atrás do Caiçara nesta segunda-feira. Katana Portobello, de Florianópolis, foi o terceiro em ambas as regatas.   

Katana Portobello (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

“A correnteza estava forte, com 1.5 nó, e mudou de sul para leste. Apenas Kaikias e Caiçara conseguiram uma largada limpa rumo à Toque-Toque na regata desta segunda (15) com vento fraco. Nós largamos atrasados, em meio aos barcos maiores de outras classes, mas nos recuperamos e na Laje dos Moleques já estávamos em segundo lugar, entre Caiçara e Katana. Na chegada, o vento subiu para dez nós e mantivemos a posição após muita briga no vento em popa”, relatou Dottori.

O comandante do Caballo Loco destacou ainda a estratégia vencedora adotada pela tripulação na regata de abertura da Semana de Vela. ”Corremos uma prova com 12 milhas (21 km), com vento sul entre 8 e 12 nós. Quando montamos o farolete, ao sul de Ilhabela, estávamos atrás do Katana e à frente do +Realizado. Após a Ilha das Cabras demos um jibe para São Sebastião enquanto os demais barcos permaneceram junto à Ilhabela. Cruzamos a linha de chegada em primeiro, em frente ao Pier da Vila”, comemorou Dottori.     

Com a terça-feira livre, devido ao aviso de mau tempo e ventos de até 40 nós (74 km), emitido pela Marinha, os mais de 100 barcos devem retornar à raia nesta quarta-feira (17). Para a C30, a Semana de Vela segue até sábado, a exemplo das demais classes. O Campeonato Brasileiro de C30, que teve Kaikias Maserati como vencedor da primeira etapa em Florianópolis, será concluído na sexta-feira (19).  

Loyalty (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Classificação da C30 após duas regatas

1 – Caballo Loco (05) – Mauro Dottori: 1+2 = 3 pontos perdidos

2 – Kaikias Maserati (03) – José Roberto de Jesus: 2+4 = 6 pp

3 – Katana Potobello (07) – Cesar Gomes Neto: 3+3 = 6 pp

4 – Caiçara (09) – Alberto Kunath: 8 (RET) +1 = 9 pp

5 – Loyalty (06) – Alexandre Leal: 4+5 = 9 pp

6 – Barracuda (01) – Humberto Diniz: 5+8 (DNC) = 13 pp

7 – eCycle +Realizado (02) – José Luiz Apud: 6+8 (DNC) = 14 pp

Campeões Brasileiros da Classe C30     

2012 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)   

2013 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI   

2014 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI   

2015 – Loyal – 06 (Marcelo Massa) – GVI   

2016 – Zeus Team – 08 (Inácio Vandresen) – Iate Clube Santa Catarina (ICSC)

2017 – Katana Portobello – 07 (Cesar Gomes Neto) – ICSC  

2018 – Caiçara UV.Line – 09 (Alberto Kunath) – Pindá Iate Clube (Ilhabela) 

Foto em destaque: Duelo entre Kaikias Maserati e Caballo Loco (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
  

Anúncios

Deixe uma resposta