Pesquisa inédita confirma sucesso do Race Village no mês náutico de julho em Ilhabela

Estudo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo atesta que 89% das pessoas que passaram pelo espaço instalado no Centro da Vila aprovaram as atividades culturais. O Race Village recebeu 80 mil pessoas e Ilhabela foi visitada por 90 mil turistas em julho.

Ilhabela (SP) – Classificado como o mês náutico em Ilhabela, julho trouxe muito esporte, cultura e lazer para o município do litoral norte paulista. A percepção geral sempre foi a de aprovação tanto entre turistas como moradores. Agora, pela primeira vez, uma pesquisa científica comprova esse sentimento. Estudo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo atesta em números o sucesso do Race Village, espaço de convivência instalado no Centro Histórico da Vila entre os dias 6 e 28.

Público acompanha do Race Village o desfile de barcos no ano passado (Marco Yamin / Sectur Ilhabela)


De acordo com a pesquisa por amostragem com 662 pessoas que passaram pelo espaço, 89% aprovaram os shows, palestras, oficinas e as demais atividades do Race Village. Destes, 40% consideraram as ações ótimas e 49% classificaram como boas.

Procedimento de largada (Marco Yamin / Sectur Ilhabela)

Em 2019, o Race Village atingiu as expectativas e chegou à casa dos 80 mil visitantes em 23 dias de atividades. Esse número representa que 90% dos turistas que visitaram Ilhabela em julho passaram pelo espaço montado no Centro Histórico da Vila. De acordo com informações da Secretaria de Turismo e da Associação Comercial, Ilhabela recebeu cerca de 90 mil visitantes nos 31 dias de julho.

Fotos: Pajero e Rudá no mar e velejadores com medalhas das conquistas / Crédito: Márcio Yamin / Sectur Ilhabela (barcos no mar) e Divulgação (premiações)

Envolvimento da comunidade e turistas – O alto índice de visitantes é reflexo do grande envolvimento da comunidade e dos turistas com o novo espaço e também do aumento do número de atividades. Neste ano, o espaço de convivência recebeu 100 eventos até o dia 28 de julho, um incremento de 150% em relação à temporada anterior, que promoveu 40 atrações. Os dados são superlativos em diversas áreas. A curva ascendente mais significativa em relação a 2018 veio dos shows: 75% maior. Cresceu de 18 no ano passado para 32 apresentações em 2019.

Os shows receberam grande público todas as noites, mesclando artistas locais com nomes consagrados, como a banda Ira! As palestras abordaram temos ligados a ecologia e sustentabilidade, com destaque para o avistamento de baleias, um dos mais recentes sucessos do turismo de Ilhabela. O Race Village ainda contou com seis sessões diárias de cinema, atividades infantis – como teatro e contação de histórias – entre outras atividades paralelas ao calendário esportivo, que contou com as tradicionais Semana de Monotipos e Semana Internacional de Vela.

Secretaria de Turismo, Bianca Colepicolo (Paulo Stefani / Sectur Ilhabela)

Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, ficou satisfeita com o resultado, mas avisa que é apenas o começo. “Até hoje, os números eram estimados. Estamos trabalhando para implantar uma ação de inteligência no turismo. Com a observação dos dados, poderemos contar com um planejamento estratégico e desenvolver cada vez mais o turismo em terra e no mar. Os números do Race Village são apenas um aspecto de um estudo muito maior e que será divulgado posteriormente. Sobre o número de visitantes do município, julho aproximou-se dos meses do verão”, avaliou.

Defensora do chamado Turismo Regenerativo (conceito de que usa turismo para restaurar as características geográficas e culturais do local), a secretária elenca alguns pontos importantes para o sucesso do Race Village. “Procuramos impactar o mínimo possível na paisagem do Centro Histórico e no jeito de as pessoas conviverem no espaço próximo ao Píer da Vila. A montagem permitiu que o público transitasse com mais liberdade pelos estandes. Também buscamos racionalizar custos. Ações como corte da queima de fogos, foco em palestras locais, entre outras, permitiram oferecer maior variedade de eventos, mantendo a qualidade, e com uma economia na casa de R$ 2 milhões”, detalhou.

Cinema recebeu grande público em 2018 (Divulgação)

O aumento mais significativo em relação a 2018 vem dos shows. Cresce de 18 no ano passado para 32 apresentações em 2019, um incremento de 75%. Se as 21 apresentações de Djs entrarem nessa conta, os dados serão ainda mais impressionantes. O volume de palestras também subiu. Passou de 11 para 13, 20% a mais. Além disso, estão programadas mais 34 outras atividades, como peças de teatro infantil, oficinas, entre outras. Outro atrativo da programação são as seis sessões diárias de cinema, totalizando 96 ao longo do mês.

Largada para Toque-Toque – Aline Bassi | Balaio

Números do Race Village – 23 dias de julho (todas atividades gratuitas):

– 80 mil visitantes (90 mil turistas no município em 31 dias de julho)

– 100 atividades
– 32 shows
– 21 apresentações de DJs
– 13 palestras
– 34 oficinas, peças teatrais e lançamentos de livros

– 96 sessões de cinema


Mais informações:
Programação completa:http://www.turismoilhabela.com/evento/103
Site: www.turismoilhabela.com
Facebook:https://www.facebook.com/turismoilhabela/
Instagram:https://www.instagram.com/turismoilhabela/?hl=pt-br

Assessoria de Imprensa:
ZDL Sports
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108

Site: www.zdl.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica

Anúncios

Deixe uma resposta