Kamikaze lidera 1º final de semana da 28ª edição do Circuito Conesul de Vela com barcos de quatro cidades gaúchas

Categoria IRC ganha força com 26 barcos na raia do mais tradicional evento gaúcho na vela de oceano

Foto: Kamizake e San Chico na disputa no final de semana / Crédito: Ricardo Pedebos/Veleiros do Sul

Foi disputado o primeiro final de semana da festa da Vela de Oceano gaúcha com a 28ª edição do Circuito Conesul realizado em Porto Alegre (RS), campeonato organizado pelo Veleiros do Sul com chancela da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano), além da CBVela e FEVERS. O evento tem peso 2 na disputa da Copa Brasil ABVO que define o melhor barco do ano e os campeões em cada classe.

Destaque para a categoria IRC que teve um mutirão realizado pela ABVO no começo da temporada. São 26 barcos na raia que disputaram três regatas. O barco Kamikaze, do Veleiros do Sul, atual campeão e com novo comandante, Augusto Moreira, que comemorou a vitória parcial após três regatas.

“Tivemos um dia difícil hoje, tivemos uma regata de percurso com ventos em torno de 4, 6 nós, chegando a morrer, foi um dia complicado. Terminamos em 3º nesta regata, na liderança e apenas um ponto a frente do segundo , está tudo em aberto e temos boas perspectivas que na próxima sexta com duas regatas Barla-Sota possamos consolidar”, disse Augusto que comemorou o aumento da categoria IRC no Rio Grande do Sul.

O San Chico, um dos favoritos e do Clube dos Jangadeiros, não teve um dia bom, acabou encalhando no Guaíba, não completou e caiu da liderança no primeiro dia para o nono lugar. A vice-liderança geral está com o Spin seguido pelo Abaquar.

“Questão interessante que vem acontecendo aqui no Rio Grande do Sul é a convergência da flotilha para uma classe. A BRA-RGS foi deixada mais para barcos com perfil de Cruzeiro mais regatas de percurso e o fortalecimento da IRC convergindo todos os barcos para uma classe só. Deu um UP em toda flotilha em geral com os barcos andando juntos e fazendo do campeonato um grande evento no geral . Ano passado era basicamente da BRA-RGS e depois para a ORC, ano passado no Conesul tivemos introdução da IRC e metade veio pra lá , daí os barcos no início do ano se juntaram para a IRC e ganhou corpo e estamos colhendo os frutos com a flotilha de oceano vindo nessa pegada”, seguiu Augusto.

A Conesul segue no dia 20 com o feriado de Farroupilha e regatas que levam este nome com a definição dos campeões com regatas Barla-Sotas.

O 28º Circuito Conesul de Vela conta com o patrocínio da DallaSanta e apoio da Delta Yachts, North Sails, Equinautic e Nautos.  O evento é organizado e realizado pelo Veleiros do Sul com a parceria da ABVO, CBVela e FEVERS.

De: Gallas Press

Para: Divulgação – Vela

16/09/2019

Anúncios

Deixe uma resposta