Transat Jacques Vabre 2019 define pódio da Multi50; IMOCAs se aproximam da Bahia

Multicasco Primonial completa regata entre a França e o Brasil e termina competição na terceira colocação. A cidade de Salvador (BA) espera os barcos da IMOCA e Class40 a partir de agora. Faltam ainda 49 veleiros.

A regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre definiu, neste sábado (9), o pódio completo da classe Multi50, uma das três no calendário de competição internacional.

Com a chegada do barco Primonial a Salvador (BA), o resultado da categoria está consolidado na edição 2019 da principal prova de vela oceânica em duplas do mundo.

O barco dos franceses Sébastien Rogues e Matthieu Souben fez o percurso de 8 mil quilômetros entre Le Havre, na França, e a capital baiana em 13 dias, 9 minutos e 42 segundos, diferença de mais de 30 horas para o vencedor da competição. 

Foto: Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre

O campeão da Multi50 foi o Groupe GCA Mill et une Sourires, seguido pelo Solidaires en Peloton ARSEP.

O Primonial foi recebido como manda a tradição, abençoado pelo sol de quase 30 graus na manhã baiana. 

A dupla estava na briga pela vitória nos primeiros dias de regata.

Porém, acabou perdendo contato com os líderes após um pit-stop em Cabo Verde, ilha no meio Oceano Atlântico.

“Uma coisa é certa: saímos em três de Le Havre, precisávamos de um primeiro, de um segundo e um terceiro”.

”O Groupe GCE fez uma regata incrível, navegou como um campeão e mereceu sua vitória. O melhor ganhou!”.

”Tivemos uma primeira semana extraordinária e nossa estratégia foi bastante conservadora no Canal da Mancha. Fizemos bem em atacar, mas uma falha no motor que gera energia nos obrigou a parar”.

”Navegamos com apenas uma bússola e um GPS no escuro. A competição parou em Cabo Verde, mas a aventura terminou em Salvador da Bahia”, disse Sébastien Rogues.

A prova transatlântica espera para a noite deste sábado (9) a definição do vencedor de 2019 da classe IMOCA, uma das mais badaladas da vela oceânica mundial.

O Apivia já navega em águas brasileiras e deve fazer a aproximação à Baía de Todos-os-Santos a partir de 22h. Atrás dele devem chegar, pelo menos, outros 20 monocascos nos próximos dias.

Veja a posição dos barcos https://www.transatjacquesvabre.org/fr/cartographie-et-classement

A IMOCA largou de Le Havre com 29 barcos, mas dois já ficaram pelo caminho.

wA Class40, outra categoria da Transat Jacques Vabre, deve ter seu vencedor conhecido na semana que vem. Ainda disputam a Transat Jacques Vabre 49 barcos na regata.

A regata 

A Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre largou em 27 de outubro de Le Havre, na Normandia francesa com 59 barcos, um recorde para a competição.

A prova reúne 11 nacionalidades na temporada 2019, a 14ª da história. São três classes na disputa: Class40, Multi50 e IMOCA.

A competição também é conhecida como Rota do Café por parar em um país produtor da comoditie.

Foto em destaque: Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre

CONTACTOS DE IMPRENSA
Flavio Perez
+55 119 994 980 35

Anúncios

Deixe uma resposta