Classe C30 tem campeão inédito no Circuito Ilhabela de Vela Oceânica

Kaikias Maserati já havia conquistado o Campeonato Brasileiro neste ano; Caballo Loco venceu a quarta e última etapa da Copa Suzuki com cinco vitórias em seis regatas

Ilhabela (SP) – O Kaikias Maserati, de Ilhabela, é o campeão da Classe C30 da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. O barco do comandante Eduardo Mangabeira confirmou o título apenas na última regata da competição, neste domingo (1º/12), após duelo acirrado com o, até então, tetracampeão Caiçara (2015 a 2018). O Caballo Loco foi soberano na quarta e decisiva etapa, com cinco vitórias em seis regatas.

Kaikias e eCycle +Realizado (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Ao longo da temporada de 2019, a partir de março, a Classe C30 correu 27 regatas no Canal de São Sebastião, com seis descartes. O campeão Kaikias somou quatro vitórias, contra cinco do vice Caiçara. A tripulação que mais venceu foi a do Caballo Loco, cruzando a linha de chegada dez vezes em primeiro lugar, sendo metade dos triunfos apenas na quarta etapa disputada nos dois últimos finais de semana.

Kaikias e o vice-campeão Caiçara (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Neste domingo decisivo, o vento sul fraco, de 6 a 8 nós, permitiu apenas uma regata no centro do canal. O Kaikias foi para a raia com dois pontos de vantagem sobre o Caiçara na classificação geral. Venceu a prova e abriu quatro pontos em relação ao rival para conquistar o título com 43 pontos perdidos contra 47 do Caiçara. O terceiro colocado foi o Caballo Loco, vencedor da quarta etapa, seguido por eCycle +Realizado, Katana Portobello e Barracuda.  

Em seu primeiro ano de Classe C30, a tripulação do Kaikias Maserati já havia conquistado o título brasileiro. “Não tínhamos a aspiração de levantarmos o Brasileiro e a Copa Suzuki em nossa primeira temporada com o barco. A equipe obteve um bom entendimento e também investimos em cabos e velas, mas sem dúvida, os resultados ficaram acima da expectativa”, avaliou o comandante Eduardo Mangabeira.

Campeão Kaikias Maserati (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

“Dos nossos sete tripulantes, cinco são de Ilhabela, exceto eu e o Bolinha (tático gaúcho). Aqui na ilha, para o vento leste a raia é meio viciada, mas com o sul há várias possibilidades táticas. Agora, vamos procurar manter a tripulação para 2020 e defender o título brasileiro simultaneamente à Semana de Vela de Ilhabela, em julho”, contou o paulista Mangabeira.      

“Ferraduras afiadas” – O comandante do Caballo Loco vibrou com as três vitórias nas três regatas de sábado, com sol e vento leste constante entre 10 e 14 nós no extremo norte de Ilhabela. “A segunda regata foi espetacular. Estávamos em terceiro a poucos metros da linha de chegada enquanto Caiçara e Kaikias brigavam pela ponta. Aproveitamos o duelo entre eles para chegarmos em primeiro, meio barco à frente do Caiçara”, relatou Mauro Dottori.  

Kaikias Maserati e Caballo Loco (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Quase sem voz, pelas comemorações após show da banda Tom Cats no Yacht Club de Ilhabela (YCI), Dottori celebrou a temporada de 2019. “Essa última etapa foi fantástica para o Caballo e para a Copa Suzuki. Depois da hegemonia do Caiçara, o Kaikias ganhou o campeonato. E neste ano ainda fomos campeões da Semana de Vela pela primeira vez, mostrando que o Caballo está com as ferraduras afiadas. Isso mostra também, o equilíbrio e as variações na Classe C30. Vamos nos fortalecer ainda mais em 2020”, projetou Dottori, também diretor de Vela do YCI.   

As demais classes da Copa Suzuki tiveram os seguintes vencedores: Conquest ecom (HPE 25), Rudá (IRC), Zeus (RGS A), Sextante (RGS C) e Vendetta (Clássicos). Em 2020 a Copa Suzuki realizará sua 20ª edição consecutiva, estabelecendo-se como a mais regular competição da vela oceânica brasileira.      

Classe C30 na Copa Suzuki de 2019 (27 regatas e 6 descartes)

1 – Kaikias Maserati (Eduardo Mangabeira) – 43 pontos perdidos

2 – Caiçara (Pablo Lynn) – 47 pp

3 – Caballo Loco (Mauro Dottori) – 66 pp

4 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud) – 74 pp

5 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto) – 74 pp

6 – Barracuda (Humberto Diniz) – 75 pp    

Foto em destaque: Flotilha de C30 (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
  

Anúncios

Deixe uma resposta