SSL Finals, maior show da vela mundial, vai começar nas Bahamas

Sétima edição da Star Sailors League Finals reunirá 23 duplas a partir desta terça-feira (03/12) em Nassau; Bruno Prada é destaque entre os cinco brasileiros

São Paulo (SP) – O tradicional encontro da elite da vela mundial, com 23 duplas da Classe Star, acontecerá neste ano de 03 a 07 de dezembro com a sétima edição da Star Sailors League Finals em Nassau, nas Bahamas. Velejadores consagrados de 22 países, entre medalhistas olímpicos e campeões mundiais, irão desfilar seus talentos nas águas azuis e transparentes da Baía de Montagu.

Samuca Gonçalves (Gilles Morelle / SSL)

Cinco brasileiros estarão na disputa que distribui premiação total de 200 mil dólares. Destaque para o pentacampeão mundial e duas vezes medalhista olímpico, Bruno Prada, primeiro vencedor da SSL Finals, em 2013, ao lado Robert Scheidt. O único timoneiro do País será Henrique Hadad, representante brasileiro na Classe 470 nos Jogos Rio 2016 e que correrá ao lado de Henry Boening, o Maguila, vice-campeão da SSL Finals em 2018 junto com Scheidt.

O Brasil ainda terá Pedro Trouche, campeão da SSL Finals em 2018 com Jorge Zarif, e Samuel Gonçalves, campeão sul-americano de Star com Lars Grael. Prada formará dupla com polonês Mateusz Kusznierewicz, com quem venceu o Mundial de Star deste ano em Puerto Cervo (ITA). Trouche estará ao lado do neozelandês Hamish Pepper e Gonçalves será proeiro do português Bernardo de Freitas.

Entre outras lendas da vela, está o vencedor da Volvo Ocean Race e veterano da America’s Cup, Paul Cayard (EUA) ao lado do compatriota Phil Trinter. O primeiro medalhista olímpico da Croácia, Tonci Stipanovic, prata na Laser nos Jogos Rio 2016 correrá em Nassau com o também croata Tudor Bilic. Os campeões olímpicos Iain Percy (GBR) e Freddy Lööf (SWE) também aparecem entre os favoritos com seus proeiros Anders Ekström (SWE) e Brian Fatih (EUA), respectivamente.

Bruno Prada (Gilles Morelle / SSL)

Três países participarão da SSL Finals pela primeira vez. A Espanha, com o vencedor da Volvo Ocean Race, Chuny Bermudez e seu companheiro de equipe, Miguel Fernandez Vasco. O Uruguai com Ricardo Fabini e a Coreia do Sul com Jeemin. Os campeões mundiais, Evind Melleby (NOR) e Josh Revkin (USA) também estarão na raia da Baía de Montagu.

Adrenalina ao vivo – Nos quatro primeiros dias as 25 tripulações correm 11 regatas, todos contra todos, com apenas um descarte. As dez primeiras colocadas permanecem no campeonato para disputar três regatas no dia decisivo: quartas de final, semifinal e final. O líder da fase de classificação vai direto à final. O segundo colocado passa para a semifinal. A cada regata da fase decisiva três barcos são eliminados.  

As regatas serão transmitidas ao vivo na Internet com os comentários de especialistas e convidados especiais no estúdio. Na água, a mais recente tecnologia em câmera HD, assim como o Virtual Eye 3D Graphics, proporcionarão uma visualização emocionante, em detalhes, intercalando-se imagens ao vivo com a telemetria animada dos barcos, direto das águas azuis e transparentes da Baía de Montagu.

Treino em Nassau (Gilles Morelle / SSL)

Quem quiser “velejar” sem sair da poltrona, poderá jogar o Virtual Regatta, vídeo game com a simulação de todas as situações de uma regata. Acesse nosso no site oficial, Facebook, Instagram e Twitter para conferir as informações da SSL Finals 2018 e de outras competições da Star Sailors League: 

finals.starsailors.com

starsailors.com

Equipes da SSL Finals 2019

 Timoneiro Proeiro 
1Paul CayardUSAPhil TrinterUSA
2Iain PercyGBRAnders EkströmSWE
3Freddy LööfSWEBrian FatihUSA
4Mateusz KusznierewiczPOLBruno PradaBRA
5Tonci StipanovicCROTudor BilicCRO
6Henrique HaddadBRAHenry BoeningBRA
7Taylor CanfieldUSAArnis BaltinsUSA
8Ian WilliamsGBRSteve MitchellGBR
9Jeemin HaKORMark StrubeUSA
10Lorenzo ChiavariniGBRKilian WeiseGER
11Mark HoloweskoBAHChristoph BurgerSUI
12Oskari MuhonenFINVitalii KushnirUKR
13Eric DoyleUSAPayson InfeliseUSA
14Torvar MirskyAUSRobert O’LearyIRL
15Xavier RohartFRAPierre-Alexis PonsotFRA
16Ricardo FabiniURUFederico CalegariARG
17Chuny BermudezESPMiguel Fernandez VascoESP
18Bernardo FreitasPORSamuel GonçalvesBRA
19Flavio FaviniITASergio LambertenghiITA
20Hamish PepperNZLPedro TroucheBRA
21Diego NegriITAFrithjof KleenGER
22Eivind MellebyNORJosh RevkinUSA
23George SzaboUSAEdoardo NatucciITA

Os campeões da SSL Finals

2013 – Robert Scheidt e Bruno Prada (BRA)

2014 – Mark Mendelblat e Brian Fatih (EUA)

2015 – George Szabo (EUA) e Eduardo Natucci (ITA)

2016 – Mark Mendelblat e Brian Fatih (EUA)

2017 – Paul Goodison (GBR) e Frthjof Kleen (ALE)

2018 – Jorge Zarif e Pedro Trouche (BRA)  

Foto em destaque: Hadad e Maguila (Gilles Morelle / SSL)

Rachele Vitello – rachele.vitello@starsailors.com
Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

Anúncios

Deixe uma resposta