Anúncios

Barcos brasileiros, carioca Saravah e paulista Mussolo disputam a Cape Town to Rio

Foto: Mussulo 40 - Crédito: Alec Smith/Cape to Rio

Largada será no sábado na Cidade do Cabo de uma das maiores regatas do mundo com chegada para no Rio de Janeiro. Premiação será no dia 2 de fevereiro no Iate Clube do Rio de Janeiro

Dois barcos brasileiros membros da ABVO, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, largam neste sábado, dia 11, da Cidade do Cabo, na África do Sul, para o Rio de Janeiro na disputa da tradicional regata Cape Town – Rio.

Serão ao todo 25 barcos da Alemanha, Argentina, África do Sul, Itália, Austrália e Angola e o Brasil virá com o barco Saravah, comandado por Pierre Joullie, sediado no Iate Clube do Rio de Janeiro, e o Mussulo 40 – Angola Cables do brasileiro José Guilherme Mendes, sediado em Ilhabela (SP) no Yacht Club local.

Foto: Saravah no Royal Cape Yacht Club – Crédito: Alec Smith/Cape to Rio

“Nossa expectativa é concluir em torno do dia 30 de janeiro. A previsão mostra que deveremos ter ventos moderados de Sudoeste após a largada”, detalhou Pierre Joullie, comandante e skipper do Saravah.

A Cape Town to Rio começou em 1971 e é disputada em média a cada três anos. A distância média é de 3.600 milhas náuticas com largada do Royal Cape Yacht Club com chegada no Iate Clube do Rio de Janeiro que completa seu centenário em 2020. A regata é a mais longa no hemisfério sul do mundo e após a saída da Cidade do Cabo os barcos seguem para noroeste rumo à ilha de Trindade à sudoeste da América do Sul e seguindo com direção ao Rio.

O Brasil já venceu por tempo com o barco Adrenalina Pura em 2006 quando a regata terminou em Salvador. Em 2011, o barco vencedor foi o sul-africano Prodigy que tinha parte da tripulação brasileira fruto do projeto Grael de Niterói (RJ), entre eles Samuel Gonçalves.

O prazo final da chegada dos barcos é no dia 2 de fevereiro quando será realizado a premiação em cerimônia no Iate Clube do Rio de Janeiro.

Foto em destaque: Alec Smith / Cape to Rio

Mais detalhes com Fabrizio Gallas (21) 994004061

De: Gallas Press

Para: Divulgação – Vela

09/01/2020

Anúncios
About Max Gorissen
Sailor, writer and editor, in that order...

Deixe uma resposta

Aumentar fonte
Contraste
UA-141530851-1
%d blogueiros gostam disto: