Flotilha do Iate Clube de Santa Catarina classifica quatro velejadores para as competições internacionais de Optimist

Foto: @photofr17/ ICSC - Veleiros da Ilha

Seletiva terminou neste sábado, em Jurerê, com grande desempenho dos atletas de Santa Catarina.

A flotilha do Iate Clube de Santa Catarina fez bonito velejando “em casa”. Mais uma vez o Veleiros da Ilha terá quatro atletas integrando as seleções brasileiras, repetindo o feito do ano passado, nas competições internacionais de vela ao longo do ano. A definição dos classificados foi confirmada neste sábado com o término da Seletiva de Optimist, realizada desde terça-feira na Sede Oceânica, e o estado terá como representantes Fernando Menezes (Mundial), Clara Matheus (Europeu), Guilherme Menezes (Asiático) e João Marcelo Carlin (Norte-Americano).

A semana foi bastante competitiva e com condições difíceis para os velejadores, mas o sábado veio como um presente para os atletas. O último dia de regatas proporcionou as melhores condições de todo campeonato com o clássico vento nordeste, de 8 a 12 nós, soprando constantemente na raia de Jurerê. Com isso as três regatas finais do programa foram disputadas completando as doze previstas para todo campeonato. 

Na Seletiva o campeão foi o carioca Lucas Freitas, que já havia conquistado o título brasileiro, com Joana Gonçalves na segunda posição e Fernando Menezes, do Iate Clube de Santa Catarina, em terceiro. Entre as meninas, Clara Matheus foi a melhor catarinense terminando na segunda posição e em sétimo no geral. 

Foto: @photofr17/ ICSC – Veleiros da Ilha

No entanto, além dos resultados da seletiva, era preciso considerar a pontuação do Campeonato Brasileiro. Para definir os classificados foram utilizados os seguintes critérios: soma da pontuação do Brasileiro (eliminando o pior resultado) e soma da Seletiva (eliminando o pior resultado). Com doze regatas realizadas em cada campeonato, os atletas somaram vinte e duas regatas, já com os descartes, e ao final foi retirado o terceiro pior resultado de cada velejador, independente de qual competição, somando assim 21 regatas no acumulado geral. 

Além das vagas para os Campeonatos Mundial, Europeu e Norte-Americano, mais sete vagas foram abertas para o Brasil para a disputa do Campeonato Asiático, que será realizado no Sri Lanka, entre os dias 6 e 13 de junho, na cidade de Trincomalee. Confira como ficaram as distribuições de vagas para as competições internacionais:

Classificados para o Mundial (Garda, Itália, de 1 a 11 de julho) 

1º – Lucas Freitas (ICRJ – RJ) 

2ª – Joana Gonçalves (ICRJ – RJ)

3º – Alex Kuhl (EVI – SP)

4º – Fernando Menezes (ICSC – SC)

5º – Gustavo Glimm (VDS – RS) 

Classificados para o Europeu (Tallinn, Estônia, de  22 a 29 de junho) – 

6º – Miguel Machado (ICES – ES)

7ª – Clara Meyer Matheus (ICSC – SC)

8º – Eduardo Guimarães (CNC – RJ)

9ª – Julia Carreirão (ICRJ – RJ)

Classificados para o Asiático (Trincomalee, Sri Lanka, de 6 a 13 de junho)

10ª – Gabriela Vassel (CCSP – SP)

11º – Erick Carpes (VDS – RS)

12º – Newton Passos (ICRJ – RJ) 

13º – Douglas Said (EVI- SP)

14º – Guilherme Menezes (ICSC – SC) 

15º – Luiz Felipe Giagio (CNC – RJ) 

16ª – Gabriela Sufan Berlinsky (ICRJ – RJ)

Classificados para o Norte-Americano (Cancun, México, de 11 a 18 de outubro)

17º – Vitor Bahia (YCB – BA)

18º – Luc Le Corre (YCSA – SP)

19º – Julio César Magalhães (CICP – PE)

20º – Antônio da Fonte (CICP – PE)

21º – Alexandre Becker Santos (VDS – RS)

22º – Henrique Lowy (YCSA – SP)

23º – Pedro Rosa (CDJ – RS)

24º – João Marcelo Carlin (ICSC – SC) 

25º – João Pedro Cardoso (ICI – PE)

26º – Lucas Geyer (CDJ – RS)

27º – Leonardo Caminha (VDS – RS)

28º –  Melissa Paradeda (EVI – SP)

29º – Valentina de Araújo (CICP – PE)

30º – Carolina Witsiers (CCSP – SP)

31º –  Helena Victorio (ICRJ – RJ)

Flotilha do Iate Clube de Santa Catarina:

Além dos classificados para os campeonatos internacionais, a flotilha do Veleiros da Ilha teve muitos motivos para comemorar. Fernando Menezes, terceiro colocado no geral, levou o título na categoria Juvenil, enquanto Clara Matheus foi a vice-campeã no naipe Feminino. Entre os velejadores mirins, pódio duplo para o clube, com Davi Neves em primeiro e Arthur Back na quarta posição. 

Campeonato Sul-Americano será o próximo compromisso:

Após as disputas da Seletiva os velejadores do Iate Clube de Santa Catarina já se preparam para a próxima competição internacional. Clara Matheus, Fernando Menezes, Guilherme Menezes e João Marcelo Carlin garantiram vagas para o Campeonato Sul-Americano (durante o Campeonato Brasileiro) e representarão o país em Mar del Plata, na Argentina, entre os dias 21 e 28 de março. 

A Seletiva de Optimist faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.

Foto em destaque: @photofr17/ ICSC – Veleiros da Ilha

Fonte: http://icsc.com.br/noticia/flotilha-do-iate-clube-de-santa-catarina-classifica-quatro-velejadores-para-as-competicoes-internacionais-de-optimist/

About Redação
Redação do site www.sailbrasil.com.br

Deixe uma resposta

Aumentar fonte
Contraste
UA-141530851-1
%d blogueiros gostam disto: