Copa Suzuki comemora 20 anos como o mais regular campeonato da vela paulista

A XX edição do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica – Copa Suzuki começa no próximo dia 14 de março, no Yacht Club de Ilhabela e reunirá nas águas do Canal de São Sebastião, veleiros oceânicos das classes IRC, BRA-RGS, Clássicos e Bico de Proa.

Sendo o mais regular campeonato de vela oceânica do estado de São Paulo, a Copa Suzuki ocorre em quatro etapas de dois finais de semana cada ao longo de todo o ano, propiciando aos participantes a oportunidade de velejar em todas as condições de clima e com uma regularidade única.

A Copa Suzuki comporta veleiros de competição e aqueles usados por famílias para o seu lazer. Reúne esportistas com grande experiência de vela (inclusive velejadores olímpicos) à iniciantes no esporte e todos em um ambiente de interação no Yacht Club de Ilhabela, onde podem trocar ideias antes das regatas e confraternização após as competições.

As classes participantes

Já os demais veleiros, divididos entre as classes IRC, (regra internacional de regatas, mais complexas); RGS (regra brasileira, mais simplificada) e Clássicos, veleiros com mais de 30 anos de construção, são diferentes entre si, o que exige uma regra de compensação, para que tenham as mesmas condições de disputa.

Funciona assim: cada veleiro passa por uma pesagem, uma medição e um inventário de seus equipamentos. Esta medição resulta em um “rating” próprio, um fator de adequação para dar as mesmas condições de competitividade entre eles.

Em palavras simples, as equipes disputam na mesma raia de regatas e, teoricamente, o veleiro maior, mais moderno, mais bem equipado, sempre chegará em primeiro. Mas, ao final da regata, é aplicado o rating, o fator de correção, que pode mudar a posição final da equipe na regata.

É por isso que os velejadores usam dois termos muito comuns o “tempo real”, a real colocação na regata e o “tempo corrigido”, ou seja, o tempo final da equipe após a aplicação do rating. Por isso nas classes em que há medição, nem sempre quem chega na frente, ganha.

Evento é o mais regular torneio paulista

Mauro Dottori, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, ressalta a importância do evento no calendário náutico de Ilhabela: “a cada etapa da Copa Suzuki, uma média de 30 embarcações, 200 velejadores e mais os seus familiares prestigiam a competição, e isso quatro vezes ao ano. É um considerável incentivo à vela, fomenta o turismo e ajuda a consolidar o Yacht Club de Ilhabela como protagonista da vela oceânica no município. Vale lembrar que estamos já na vigésima edição, sempre com muito sucesso e com cada vez mais participantes na raia”, comenta.

Comemorando seus 20 anos de realização, o Circuito Ilhabela – Copa Suzuki, que começou em 2001 tornou-se não só o mais regular campeonato da vela oceânica paulista, mas também aquele que proporciona aos competidores condições de velejadas em todas as estações climáticas do ano. Há etapas no verão, outono, inverno e primavera.

Além disso, já são tradicionais, as “canoas de cerveja” na sede do Yacht Club de Ilhabela, quando, após as regatas, os velejadores se reúnem para trocar experiências, ao final do dia, geralmente em uma confraternização com música ao vivo.

As quatro etapas da Copa Suzuki, em 2020 serão disputadas nos dias 13/14 e 21/22 de março; 23/24 e 30/31 de maio; 19/20 e 26/27 de setembro e 21/22 e 28/29 de novembro.

A Copa Suzuki Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio máster da Suzuki Veículos e apoios Prefeitura Municipal de Ilhabela, Control Service, North Sails, Band FM, Programa Muito+, Balaio de Ideias, Revista Ancoradouro, ABVO e FEVESP.

Foto em destaque: Barco Zorro / Crédito da Foto: Aline Bassi / Balaio

Maiores informações: 

ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano

Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 15 / sala 902, Centro, Rio de Janeiro – RJ – Brasil 

Email: adm@abvo.org.br

Site: www.abvo.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/NovaABVO/

Fonte: http://www.abvo.org.br/wp/copa-suzuki-comemora-20-anos-como-o-mais-regular-campeonato-da-vela-paulista/?fbclid=IwAR0CmYwqhga0zOutYUD3dL6R_wRvKPqQctFsliuWA8Dic4rve1i8bLd1nDY

Anúncios

Deixe uma resposta