Anúncios

Você já se perguntou o que são Clubes de Vela ou Iate Clubes, seu papel e sua importância? Saiba mais na 7ª Edição da SailBrasil Magazine…

Yacht Clubs, ou Iate Clubes em português, são uma das mais antigas e históricas instituições do esporte mundial.

Imbuídos de tradições e muita paixão por barcos, em especial veleiros, seus membros compartilham uma ligação tanto na água quanto fora dela.

Mas você já se perguntou o que são os Iates Clubes, seu papel e sua importância?

Antes de defini-los, vale lembrar que não estamos aqui tratando das marinas, que em geral são como “garagens” para embarcações, independentemente do seu tipo de impulsão (vela, motor ou remo).

Também não se trata aqui das garagens náuticas (que fazem a guarda de embarcações) ou dos estaleiros (espaços com estrutura para construção, reparo ou restauro de embarcações), que às vezes, por falta de opção, fazem o papel regional de um Iate Clube.

O que caracteriza um Iate Clube?

Antes de mais nada, cabe enfatizar que esta reflexão é sobre vela, veleiros e velejadores, embora ela possa ser aplicada a outros tipos de embarcação ou de atividade esportiva.

A alma de um Iate Clube está em sua história, seus membros, suas regras e seu estilo, todos protegidos por uma sólida estrutura operacional, extremamente funcional para o desenvolvimento do iatismo.

Um Iate Clube é um lugar de onde se sai para navegar ou onde se fica para conversar sobre regatas, cruzeiros e coisas agradáveis, como os veleiros que se conheceu ou nos quais se velejou, os portos, ancoradouros e clubes visitados, a excelente “cuisine” e os drinks degustados a bordo em um maravilhoso entardecer, ou ainda para contar histórias de velejadas…

continue lendo a partir da página 15 da Edição Número 7 – março 2020 a agosto 2020 – da SailBrasil Magazine (é gratuita) clicando aqui.

Assuntos da Edição Número 7 – março 2020 a agosto 2020

  • Apreciando os prazeres do day sailing no mar
  • Clubes de Vela
  • Veleiro FyC 40 1970
  • Cupins e o novo teto do Gaia 1
  • Será que um veleiro pequeno, na faixa dos 16 a 23 pés, é o ideal para você?
  • Humor: É certo que, talvez, tenha acontecido assim…
  • Iole 20 metros – as cores e texturas da madeira

Espero que goste!

Bons ventos!

Max Gorissen

Velejador, escritor e editor da SailBrasil.com.br… nessa ordem!

Anúncios
About Max Gorissen
Sailor, writer and editor, in that order...

Deixe uma resposta

Aumentar fonte
Contraste
UA-141530851-1
%d blogueiros gostam disto: