Anúncios

Veleiro Don Pedrito

Foto: Autor desconhecido

Especificações:

  • Ano de Fabricação: 
  • Outros nomes: 
  • Estaleiro: 
  • Material construtivo: Madeira
  • Armação: Sloop
  • Propulsão:
  • Tripulantes/ Passageiros: 
  • Numeral: BL 4
  • Comprimento:  27′ ou 8,23 m
  • Design No.: 
  • Linha d’água (m): 
  • Boca (m): 
  • Calado (m): 
  • Área velica (m²): 
  • Deslocamento (Kg): 
  • Projetista: 
  • Observações: 

Esta é uma história em desenvolvimento… caso possua informações, contribua!

Don Pedrito – Foto: Autor desconhecido

Depoimentos:

Texto extraído do diário de bordo de Albert Niquet:

Infelizmente temos poucas informações sobre este barco, foi de John Olvov Bahlin e Enrique Lage não sei a ordem exata, tinha ou tem 27’, projetista e construtor desconheço.

Em 1949 Enrique Lage emprestou o DON PEDRITO para Gustavo Borges ambos sócios do ICRJ.

O Gustavo Eugênio de Oliveira Borges na época 1º Tenente Aviador da FAB, foi o Comandante do DON PEDRITO na 1ª edição da Regata Buenos Aires – Rio de Janeiro em 1947.

Partiram do Rio de Janeiro para Buenos Aires no dia 17 de dezembro, o DON PEDRITO rumo sul, com Gustavo Borges, Albert Niquet, Paraíba e Pernambuco.

Dia 21 de dezembro entraram na Barra de São Francisco, Baia da Babitonga.

Dia 24 de dezembro entraram na Baia Norte de Florianópolis. Segundo Albert Niquet “Como não dispúnhamos de carta náutica, íamos no olhometro”.

Já próximo a Ponte Hercio Luz aproximou-se a lancha da Alfandega ofereceu reboque e entregou um telegrama para o Comandante Gustavo Borges com a seguinte mensagem do Almirante Lemos Bastos: No dia 25 de dezembro o Contra Torpedeiro BABITONGA estaria em frente ao Forte da Ilha de Anhatomirin para rebocar o DON PEDRITO para o porto de Punta del Este. Em seguida atracaram no Trapiche Carlos Hoepke a onde esperava os navegante Mario Necetti presidente da Federação de Vela de Santa Catarina.

Dia 25 de dezembro o DON PEDRITO foi rebocado ate a Ilha de Anhatomirin e partiu para Punta del Este.

Dia 28 de dezembro o DON PEDRITO chegou em Punta del Este, desde Florianopolis o mar esteve espelhado e o DON PEDRITO navegou a 10 kts.

Dia 1º de Janeiro de 1947, ao amanhecer DON PEDRITO larga ancora em frente ao Yacht Club Argentino, apesar do todos os esforços para passar a festa de ano novo em terra, chegam a tempo de ver os últimos foliões saído do clube.

Preparativos para a Regata Buenos Aires – Rio de Janeiro de 1947

Foram desembarcados o Paraíba e Pernambuco que foram substituídos por um Uruguaio Benevuto Cardu e Franz F Schwibe o ultimo desembarcou do VENDAVAL por um limite de tripulantes conforme o rating da época CCA.

Tripulação do DON PEDRITO para a regata:

  • Gustavo Eugenio de Oliveira Borges
  • Albert Niquet
  • Franz F. Schwlbe
  • Benevuto Cardu

Dia 04 de janeiro larga a regata, o DON PEDRITO na ultima colocação, o menor barco da flotilha. Vento franco que vai aumentando ate a noite, tudo molhado, colchoes e roupas.

Dia 09 de janeiro, dia calmo conseguem secar as roupas, colchoes e fazem a primeira refeição completa desde a largada.

Dia 10 de janeiro o DON PEDRITO quebra o mastro na altura de Torres, ao Sul do Cabo Sta Marta. Foi rebocado pelo e navio da marinha Brasileira GRAJAÚ para Florianópolis.


Don Pedrito principais regatas:

RegataColocação
1947 – Buenos Aires – Rio de JaneiroDNF

Fotos:

Autor desconhecido: se uma destas fotos for sua, favor enviar seu nome para darmos o devido crédito. Caso queira que retiremos a fotografia favor avisar. E-mail: redacao @sailbrasil.com.br

Foto em destaque: Don Pedrito – autor desconhecido

Texto e informações fornecidas/com contribuição de: Atila Bohn

Cadastro Nacional de Veleiros

Cadastro Nacional de Veleiros Brasileiros (LOA até 100 pés).

Não importa se esses veleiros são de propriedade de indivíduos, organizações, fundos fiduciários ou museus. Também não importa se são novos, usados, estão em péssimas condições, se já foram destruídos ou afundaram.

Não importa se foram produzidos no Brasil ou no exterior, desde que tenham algum tipo de relação com o Brasil… Todos são importantes.

Quer ajudar ou possui informações? Clique aqui para saber como.

.

.

Anúncios
About Max Gorissen
Sailor, writer and editor, in that order...

Deixe uma resposta

Aumentar fonte
Contraste
UA-141530851-1
%d blogueiros gostam disto: