Anúncios

Veleiros Longueuil, Zim II e Mootley – Fibramar 26

Especificações:

  • Ano de Fabricação: 1982
  • Outros nomes: 
    • Longueuil: Ichtus
    • Zim II: Taxi Driver e Pianinha
    • Mootley:
  • Modelo: Fibramar 26
  • Estaleiro: Fibramar
  • Material construtivo: Sanduíche de Klegecell e Fibra de vidro com exceção do Mootley que foi construído em Fibra de Vidro (veja abaixo)
  • Armação: Cúter
  • Propulsão:
  • Tripulantes/ Passageiros: 
  • Numeral: 
  • Comprimento (LOA): 26 ou 8,00 m
  • Design No.: 
  • Linha d’água (LWL) (m): 6,20
  • Boca (Beam) (m): 2,90
  • Calado (m): 1,55
  • Área velica (m²): 28,64 – Vela grande: P 9,30 m – E 3,40 m
  • Deslocamento (Kg): 1350
  • Projetista: Maurillo Vinhas de Queiroz
  • Proprietários: 
    • Longueuil: Nelson Faria (1982)
    • Zim II:
    • Mootley:
  • Observações: Quarter-tonners desenvolvidos a partir do veleiro “Zim” (veleiro campeão no final dos anos 70, início dos 80) com design de Maurillo Vinhas de Queiroz.

Esta é uma história em desenvolvimento… caso possua informações, contribua!

Veleiro Mootley durante fabricação – Foto: Autor desconhecido

O projeto do Fibramar 26 de Maurillo Vinhas de Queiroz deu origem a três barcos:

  • Longueiul (que foi utlizado pelo Lars Grael), atual Ichtus
  • Zim II, atual Pianinha e ex. Taxi Driver
  • Mootley

Longueiul/ Ichtus

Veleiro Longueuil, já como Ichtus, durante a RISW 2010 – Foto: Max Gorissen

Veleiro quarter-tonner desenvolvido a partir do veleiro Zim, o Longueuil foi construído com um interior também para servir como veleiro de cruzeiro (pia, sanitário, fogão, etc).

O veleiro foi projetado e construído para atender rigorosamente a regra IOR, contudo, com uma cabine 20 cm mais alta para dar maior conforto aos tripulantes. Altura da Cabine: 1,68 m.


Zim II


Mootley

Veleiro Mootley – Foto: http://veleiromootley.blogspot.com/

Informação extraída de: http://veleiromootley.blogspot.com/2010/10/mootley-venda.html

O veleiro Mootley é um quarter ton construído pela Fibramar (RJ) em 1982.

Os quarter ton variam entre 24 – 26 pés de acordo com a interpretação das regras da IOR pelo projetista.

No caso do Mootley, o projetista foi o Maurillo Vinhas de Queiroz, que buscou otimizar a performance do veleiro Zim, um papa-medalhas no início da década de 1980.

Posteriormente, o projeto da família do Mootley serviu de base para o Sirius 27, um barco com orientação mais cruzeirista produzido pelo estaleiro Golden Nautica.

O projeto do Maurillo deu origem a três barcos: o Longueiul  (que foi utlizado pelo Lars Grael) atual Ichtus – Santos SP, o Zim II (atual Pianinha, ex Taxi Driver) em Brasilia – DF, e o Mootley. O Mootley foi o último a ser fabricado e foi encomendado com um casco maciço de fibra de vidro sem o uso de klegecell. O barco foi construídos sob a filosofia de cruzeiro rápido, combinando um interior com amenidades de cruzeiro com uma mastreação de regata.

Por ter sempre mantido o nome, foi possível descobrir que o Mootley saiu do Rio, foi para a Paraíba, depois Natal e, finalmente, Brasilia.


Fibramar

O estaleiro Fibramar (Rio de Janeiro) era especializado em barcos de performance e diversos puro-sangue de regata brasileiros nasceram em suas instalações.

A Fibramar foi uma das precursoras na utilização de materiais exóticos na construção de barcos no Brasil.

Estaleiro de Fernando Pimentel Duarte, produziu desde Lasers, skiffs a Remo, até diversos barcos de regata consagrados como “Tiki”, “Longueuil”; “Zim II”, dentre outros.

Foto acima e abaixo, Plug dos Fibramar 26 – Foto: Autor desconhecido

Matérias da época

Veja algumas matérias da época… todos possuem Copyright de seus autores/ publicações.

Cadastro Nacional de Veleiros

Cadastro Nacional de Veleiros Brasileiros (LOA até 100 pés).

Não importa se esses veleiros são de propriedade de indivíduos, organizações, fundos fiduciários ou museus. Também não importa se são novos, usados, estão em péssimas condições, se já foram destruídos ou afundaram.

Não importa se foram produzidos no Brasil ou no exterior, desde que tenham algum tipo de relação com o Brasil… Todos são importantes.

Quer ajudar ou possui informações? Clique aqui para saber como.

.

.

Anúncios
About Max Gorissen
Sailor, writer and editor, in that order...

Deixe uma resposta

Aumentar fonte
Contraste
UA-141530851-1
%d blogueiros gostam disto: