Veleiro Rio 20

Características técnicas

Estaleiro: Multiglás

Comprimento (m): 6,10

Linha d’água (m): 5,00

Boca (m): 2,16

Área velica (m²): 23,35

Área mestra (m²):

Área genoa (m²):

Área balão (m²):

Calado (m): 1,05

Deslocamento (Kg): 800

Projetista: Roberto Barros Yacht design

Material do casco: Fibra de vidro

Descrição: Veleiro oceânico costeiro, muito marinheiro, seguro, valente no contravento, confortável (dentro das limitações do seu tamanho) e ideal para velejadas solo nos finais de semana, ou até para pequenas travessias. Excelente custo-benefício.



Como navega

Veja uma descrição completa de como navega no site da Cusco Baldoso: http://veleirobaldoso.blogspot.com/2010/10/observacoes-sobre-o-rio-20.html



Estaleiro

A Multiglás, fabricantes dos veleiros Atol 23 e 29, Caribe 16, Tahiti 16 e Peterson 33, em meados de 1983, compra a Aquarius Indústria e Comércio e muda a razão social para “Brasília Náutica”.


Veleiros fabricados conhecidos (se faltar algum nos avise!)

  • Ceucis 2 – 1981
  • Chico – 1986
  • Cusco
  • Koala
  • Manda-pêra

Fotos

Autor desconhecido: se uma destas fotos for sua, favor enviar seu nome para darmos o devido crédito. Caso queira que retiremos a fotografia favor avisar. E-mail: redacao @sailbrasil.com.br


SailBrasil: O bom e velho veleiro

Desde o seu lançamento, a SailBrasil desenvolve um conteúdo focado no que interessa aos 99% dos velejadores e proprietários de veleiros… sim, você, que aproveita sempre que pode para velejar no seu veleiro, que tenta realizar a maior parte das manutenções, que está sempre em busca de como melhorar a sua velejada ou o seu veleiro e que busca inspiração em outros velejadores.

Sim, você, que como eu, possui e mantém um veleiro de cruzeiro ou de regata um pouco mais “antigo” … o “Bom e velho veleiro”.

ORM-Max

Como você sabe, hoje, a grande maioria dos veleiros que estão em uso no Brasil não são novos, assim como também, a grande maioria dos velejadores hoje no Brasil não está pensando em comprar um veleiro novo… a grande maioria, hoje, se for comprar um veleiro, este será um veleiro usado… o “Bom e velho veleiro”.

Como sei que é muito difícil no Brasil encontrar informações sobre os diversos “antigos” veleiros produzidos em algum momento pela indústria nacional, decidi criar uma nova categoria na SailBrasil na qual vamos nos concentrar em pesquisar, identificar, compilar e disponibilizar as informações de “todos” (os que pudermos identificar) os veleiros já produzidos em série no Brasil.

Sim, são muitos modelos e, como tudo no Brasil, não existe registro disponível ou de fácil acesso… então… vamos ter de ir devagar… curtindo a viagem… conversando, pedindo informações e trocando ideias com a comunidade da vela… como um velejador que, pacientemente, aproveita os ventos para chegar ao seu destino.

Com esta ação, a SailBrasil segue seu objetivo de disponibilizar informações para que você possa:

  • Estar atualizado com o que acontece no mundo da vela;
  • Conseguir as informações de que precisa para construir, reformar, manter ou melhorar seu veleiro/velejada;
  • Prover um lugar onde velejadores de recreação possam encontrar informação e dicas para cruzeirar ou competir no Brasil.

Veja os veleiros que já estão disponíveis no menu principal na categoria “Modelos de veleiros fabricados no Brasil” e, se algo faltar ou encontrar algo errado, entre em contato no e-mail redacao @sailbrasil.com.br e nos informe para que possamos realizar a correção.

Bons ventos!

Max Gorissen

Veleiro Gaia 1 – F&C 40 – 1987… o “Bom e velho veleiro” … 😊

Velejador, escritor, editor da SailBrasil.com.br … nessa ordem

About Max Gorissen
Sailor, writer and editor, in that order...

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