Tudo sobre a abertura da Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2020 – Virtual Edition

Tela do jogo - Divulgação

Palestras e treinos online reuniram grandes nomes do segmento nacional e internacional


A abertura da 47ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Virtual Edition ocorreu na noite desta segunda-feira (27) com o MIT Talks – ciclo de palestras sobre o segmento – e uma introdução ao Virtual Regatta, simulador de provas que será usado a partir desta terça-feira (28) por mais de 70 jogadores virtuais.

Abertura oficial – Foto: Divulgação

Mais de 300 pessoas acessaram os canais digitais e o site oficial para assistir as mais de quatro horas de programação inédita e treinar com o simulador. Nomes como Marina Klink, Carlo Borlenghi, Família Schurmann e o atleta Jorge Zarif falaram sobre suas experiências na Semana de Vela de Ilhabela. Pela primeira vez, o maior evento náutico da América do Sul adotou regatas virtuais.

A solenidade teve a tradicional queima de fogos inaugural, só que dessa vez tudo remoto como manda a regra de 2020. Nas edições anteriores, a festa ocorreu na Vila da Regata, no centro histórico de Ilhabela. 

O novo comodoro do Yacht Club de Ilhabela, Alex Costa, e o organizador Mauro Dottori, também diretor de vela do YCI fizeram os discursos de abertura da 47ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. 

O Yacht Club de Ilhabela sempre apoia o desenvolvimento sócio-econômico de Ilhabela  com a realização das regatas de julho, além de outras competições e festividades durante o ano. O evento de vela é um dos mais importantes do esporte brasileiro e gera anualmente divisas ao município, com capacidade acima da média em hotéis e pousadas, restaurantes e lojas”, disse Alex Costa, comodoro do YCI.

Imagem das primeiras edições – Foto: Divulgação

Participaram também os presidentes da ABVO, Mário Martinez, da FEVESP, Cuca Sodré, e da CBVELA, Marco Aurélio Sa Ribeiro.

Ilhabela é reconhecidamente a capital brasileira da vela e sedia grandes eventos como a tradicional semana de vela. A vela online está crescendo no Brasil e não poderia deixar de ocorrer. Acredito que a vela virtual está ajudando muitos velejadores a treinar, além de trazer cada vez mais os jovens para a nossa modalidade”, comentou Marco Aurélio Sa Ribeiro, presidente da CBVela. 

As regatas virtuais começam nesta terça-feira a partir de 19h. As provas serão no estilo inshore nas classes J70 e OffShore do aplicativo Virtual Regatta. As provas terão transmissão ao vivo do site www.sivilhabela.com.br.

O evento tem realização do Yacht Club de Ilhabela e organização da Tribu Live Marketing e Full Time Eventos e Turismo, e transmissão RCE Digital. A comissão técnica será da E-Ventos, Vela Viagem e Ventos Leste. O patrocínio fica por conta da Mitsubishi e da Sol.

Ludimilla, Alex e Mauro Dottori – Foto: Divulgação

Mit Talks

Após a abertura oficial da 47ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, começou o MIT Talks, evento realizado com parceria “histórica” de 26 anos, a montadora MITSUBISHI.

O primeiro painel foi com a fotógrafa Marina Bandeira Klink e o italiano Carlo Borlenghi com o tema Mar sem Filtro. Ambos têm histórias especiais com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

É um honra estar nessa primeira edição de Vela virtual. Estou muito emocionada de estar aqui, porque a Semana de Vela de Ilhabela é muito marcante na minha vida! Meu pai fazia atividades na Guarapiranga. Ele levava eu e meu irmão para ver, mas não podíamos participar. Em 1974, teve a primeira oportunidade para eu velejar e eu consegui na classe Optimist”, recordou Marina Klink.

Fotógrafo oficial dos eventos de vela da Rolex, Carlo Borlenghi esteve em Ilhabela por anos seguidos quando a marca de relógios suíça dava o naming rights da competição. ”Eu tenho uma belíssima lembrança de Ilhabela! A hospitalidade, é algo incrível, estiva lá e fui muito bem recebido. A paisagem é linda, por conta dos animais, golfinhos e baleias. Espero que no futuro possa ir a Ilhabela fotografar! Espero que essa Regata virtual seja linda como a da vida real”.

O assunto seguinte foi patrimônio natural x turismo sustentável com Bianca Colepicolo (secretária de turismo de Ilhabela) e Julio Cardoso (diretor de meio ambiente do Yacht Club de Ilhabela).

O nosso grande diferencial é sem dúvida a observação de natureza. Esse patrimônio natural que temos em Ilhabela não se tem nenhum lugar do mundo igual Ilhabela”, contou Julio Cardoso, que desde a edição 2016 registra e cataloga as baleias que migram para águas mais quentes passando pela raia de Ilhabela.

Já Bianca Colepicolo destacou o turismo de avistamento, que também faz parte da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. ”No ano passado, fizemos um evento durante o mês inteiro. Fizemos fotografia e aulas para donos de hotéis e pousadas, desse segmento político. Hoje, existe um guia para as aves e espécies que você pode encontrar em Ilhabela!

Na sequência foi a vez do painel ‘A Voz dos Oceanos’ com a Família Schurmann. ”Ilhabela é um local que gostamos muito! Nós vivemos aí alguns momentos com as criança aprendendo a navegar”, disse Heloisa Schurmann, que esteve ao lado do marido Vilfredo.

Tela do jogo – Divulgação

O último MIT Talks foi com o campeão mundial de vela e atleta olímpico Jorge Zarif com os craques na vela virtual Samuel Solano e Allan Godoy.

Muito interessante poder participar da Semana de Vela de uma forma diferente! É sempre muito bom competir e estar com os amigos”, afirmou Jorginho Zarif, velejador brasileiro classificado para Tóquio 2021 na classe Finn.

No dia da estreia pra valer do evento, as regatas serão disputadas nas raias de Sydney e Marselha do Virtual Regatta. No dia 29, as baterias ocorrem nas raias de Newport, Porto Cervo e Maiorca. As duas regatas semifinais serão disputadas em Aukland e a final no Rio de Janeiro.

O sistema de pontuação será linear na fase de classificação com descarte após cinco provas. Nas semifinais e finais os pontos são zerados para dar igualdade de condição. 

Imagem em destaque: Tela do jogo – Divulgação

About Max Gorissen
Sailor, writer and editor, in that order...

Deixe uma resposta

Aumentar fonte
Contraste
UA-141530851-1
%d blogueiros gostam disto: