Classe C30 é destaque no warm up para Semana de Vela de Ilhabela

Barcos disputam a segunda etapa da 22ª Copa Mitsubishi nos dois próximos finais de semana; liderança na C30 é do Caballo Loco

São Paulo (SP) – O desafio das demais tripulações da Classe C30 na segunda etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica (28 e 29/5; 4 e 5/6) é superar a equipe do Caballo Loco, barco vencedor da primeira etapa com expressivas cinco vitórias em seis regatas. Na segunda colocação, o Loyalty levou vantagem sobre o Kaikias Via Itália apenas nos critérios de desempate. Caiçara e Kairós completaram a flotilha.

Líder Caballo Loco – Aline Bassi / Balaio de Ideias

A segunda etapa da competição ganha importância porque é considerada como o warm up para a Semana de Vela de Ilhabela (23 a 30/7), principal evento de oceano do continente. Paralelamente à Semana de Vela, será concluído o Campeonato Brasileiro de C30, iniciado no Circuito Ilha de Santa Catarina com vitória do barco local Katana Portobello, em fevereiro, e que tem como atual bicampeão o Caballo Loco, de Ubatuba.

O comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori, enalteceu a liderança parcial do barco em Ilhabela. “Será uma ótima oportunidade de treino para a Semana de Vela, que já está chegando. Estamos na frente, mas espero por grandes disputas, como é típico na Classe C30, desde, é claro, que os outros não ganhem da gente. Vejo uma evolução muito grande na equipe do Loyalty e todo mundo está vindo atrás. Não podemos vacilar”, alertou Dottori.

Loyalty (06) e Caiçara (09) – Aline Bassi / Balaio de Ideias

A exemplo do Brasileiro de C30, o Caballo Loco também é o bicampeão da classe na Copa Mitsubishi. “O Kaikias tem sido nosso principal adversário, mas ainda está ajustando a tripulação. O mais importante é que o tempo esteja bom e que tenha muita confraternização no clube, a partir do happy hour de sexta-feira (27/5) na recepção aos velejadores. Será um fim de semana de festa e de emoção, não apenas para a C30, mas para todas as tripulações”, assegurou Dottori, também diretor de Vela do Yacht Club Ilhabela (YCI).

Hora de ajustar as velas – O Kaikias Via Itália, campeão inédito da Semana de Vela em 2021, traz algumas alterações na tripulação. “Estamos nos aproximando da Semana de Vela e também do Campeonato Brasileiro de C30. Com as mudanças, pretendemos descer o barco para água, treinar na quinta e sexta-feira, e correr sábado e domingo já testando alguns novos equipamentos. A ideia é intensificar os treinos para estarmos prontos, preparados para a Semana de Vela e também correr atrás no Brasileiro”, afirmou o ilhabelense Beto de Jesus, timoneiro do Kaikias Via Itália.

Campeão Brasileiro em 2019, o Kaikias terminou o Circuito Ilha de Santa Catarina em quarto lugar. “Em Floripa tivemos apenas o primeiro tempo. Em julho, será jogado o segundo tempo em Ilhabela e teremos a chance de reverter a situação. A competitividade da Classe C30 não permite erros na tática e nas manobras. Espero que os ventos contribuam. Esforço não faltará para levarmos o Kaikias Via Itália aos melhores resultados possíveis”, garantiu Beto de Jesus.

Kaikias Via Itália (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Contra o relógio – O Loyalty com sedes no Iate Clube do Rio de Janeiro e no Veleiros do Sul (RS) teve o stay de força (cabo que regula o mastro) quebrado na primeira etapa. A tripulação do comandante Alex Leal está correndo contra o tempo para viabilizar a participação do barco na segunda etapa, a partir deste sábado (28/5).

Ainda bem que não quebrou o mastro. Conseguimos as peças novas nos Estados Unidos e a montagem foi feita na Argentina. Recebemos o material em cima da hora, nesta quarta-feira, e na sexta já será possível treinar graças ao esforço da equipe. Também estamos com velas novas”, exaltou o comandante Leal.

Kairós no contravento – Aline Bassi / Balaio de Ideias

O Loyalty vem de dois pódios, com as medalhas de prata na primeira etapa da Copa Mitsubishi, e as de bronze em Santa Catarina. “A tendência é seguir melhorando. Duelamos com o Caballo Loco na primeira etapa e vamos manter a estratégia nesta segunda. Atingimos um bom nível, mas ainda temos que evoluir. Mesmo se não vencermos, o objetivo é partir para cima deles”, definiu Alex Leal.

Loyalty: reparos na mastreação contra o tempo – Divulgação / Loyalty

A previsão é de tempo aberto no Litoral Norte paulista neste fim de semana, com temperaturas variando entre 20 e 30°C. O vento no Canal de São Sebastião deve soprar de leste a nordeste entre 7 e 12 nós. Nas demais classes, a 22ª Copa Mitsubishi tem como líderes, Phoenix (ORC), Zeus (BRA-RGS) e Ginga (HPE 25). A primeira etapa reuniu 44 embarcações.

Classe C30 na Copa Mitsubishi 2022 (1ª etapa: 6 regatas – 1 descarte)

  1. Caballo Loco (Mauro Dottori): 1+1+1+1+1+(6DNC) = 5 pp
  2. Loyalty (Alexandre Leal): 3+2+(4)+4+2+1 = 12 pp
  3. Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): 2+3+2+2+(5)+3 = 12 pp
  4. Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 3+4+(5)+3+4+2 = 16 pp
  5. Kairós (Alessandro Penido): 4+(5)+3+5+3+4 = 19 pp

Foto em destaque: Flotilha de C30 em Ilhabela (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9.8937-2845

A SailBrasil é sobre muito mais do que vela e veleiros; é sobre o estilo de vida da vela e a relação que existe entre os seres humanos e o mar, descrita através de histórias curtas, mas muito bem contadas, informações atualizadas, de um lindo design e de uma fotografia impressionante.

error: Conteúdo protegido! - Content protected!
%d blogueiros gostam disto: