Escuna Eleonora E é atingida por Navio de Abastecimento e afunda na Espanha

Eleonora E, construída na Holanda e varada no ano de 2.000, é uma réplica da clássica escuna Westward de 1910.

A escuna Eleonora E, de 49,5 metros, afundou após ser atingida pelo navio de abastecimento offshore Punta Mayor de 60 metros enquanto estes manobravam o navio para sair no porto Port Tárraco, Tarragona, na Espanha.

O motivo informado do acidente se deve a um problema de bloqueio em seus dois motores enquanto a embarcação se movia em marcha à ré.

Assista ao vídeo do momento do impacto (Diari de Tarragona):

Mesmo tendo a tripulação do navio atuado rápido e soltado as ancoras, a inércia da grande embarcação manteve o rumo colidindo no centro do casco da escuna atracada na marina. O impacto causou um grande buraco no casco que se preencheu rapidamente de água e a afundou.

As Autoridades Portuárias de Tarragona dissemam que não houve feridos e que as barreiras de contenção foram instaladas rapidamente para evitar possíveis vazamentos de combustível, com várias equipes trabalhando juntas para mantê-lo sob controle.

Eleonora E é uma escuna com 49,5m de comprimento. O construtor é Van der Graaf B.V. da Holanda, que entregou a escuna Eleonora E em 2000. A escuna tem uma boca de 8,11m, um calado de 5,2m e um volume de 148 GT.

Pena… uma belíssimo escuna!

Da redação SailBrasil

A SailBrasil é sobre muito mais do que vela e veleiros; é sobre o estilo de vida da vela e a relação que existe entre os seres humanos e o mar, descrita através de histórias curtas, mas muito bem contadas, informações atualizadas, de um lindo design e de uma fotografia impressionante.

error: Conteúdo protegido! - Content protected!
%d blogueiros gostam disto: