Diário 25 – 07/07/22 – Expedição Rota Polar

Tuktoyaktuk,

A vila mais ao Norte do Canadá que tem acesso por carro. E para chegar aqui todos obrigatoriamente tem que fazer os 850 kms de estrada com muita poeira.

A famosa estrada Dempster Highway que nos trouxe até aqui fechou faz dois dias por causa de um grande incêndio que se espalha pela região.

Nós ficamos sabendo hoje pelo James um amigo local. Com o vento que está soprando não há o que fazer. Nós estranhamos ontem à noite aqui em Tuk o céu ficar mais escuro . Amanheceu com névoa, era a fumaça do incêndio.

Se fosse na semana passada nós não teríamos conseguido chegar aqui.

Na parte da manhã sai para fazer algumas coisas na cidade e aproveitei para conhecer um pouco mais da poeirenta e mal cuidada Tuk.

Na entrada da cidade fica um lixão a céu aberto, sem nenhuma cerimônia. Não esperava encontrar tanto desleixo na limpeza dos quintais deste vilarejo.

Normalmente lugares onde as famílias crescem e permanecem por gerações é sempre limpo e cuidado, mesmo sendo simples.

Deixo aqui um registro pequeno da minha caminhada.

Amanhã teremos novidades sobre o gelo.

Bom dia.

Beto Pandiani

Autor da foto em destaque: Expedição Rota Polar – Beto Pandiani e Igor Bely


Beto Pandiani e Igor Bely embarcam em uma jornada de 100 dias velejando por uma rota marítima lendária: a Passagem do Noroeste.

Localizada no extremo norte das Américas, acima do Círculo Polar, a Passagem é uma área de estreitos que esteve, por séculos, congelada.

Esse cenário, porém, tem mudado nos últimos 25 anos, com o degelo da região e a abertura de caminhos antes intransponíveis.

Partindo do Alasca rumo ao mar da Groenlândia, Beto e Igor querem entender em que medida essa transformação tem sido causada pelo homem e em que medida é ação da natureza.

Filmada pela Tocha Filmes e acompanhada por um time de especialistas da USP, a viagem dará origem a um documentário sobre as mudanças climáticas no Ártico e seu eventual efeito no resto do planeta.

É a expedição Rota Polar

Acompanhe a expedição, participe, contribua ou saiba mais em:

Acompanhe a expedição em tempo real

Visite nossa loja

Torne-se membro do Clube Rota Polar e ganhe recompensas exclusivas

Facebook – Beto Pandiani

Instagram – Beto Pandiani

LinkedIn – Beto Pandiani

Site Rota Polar

Veiculado pela SailBrasil News com autorização dos autores. Copyright © Rota Polar – Beto Pandiani. Todos os direitos reservados.

A SailBrasil é sobre muito mais do que vela e veleiros; é sobre o estilo de vida da vela e a relação que existe entre os seres humanos e o mar, descrita através de histórias curtas, mas muito bem contadas, informações atualizadas, de um lindo design e de uma fotografia impressionante.

error: Conteúdo protegido! - Content protected!
%d blogueiros gostam disto: