Diário 35 – 20/07/22 – Expedição Rota Polar

Vinte uma horas e graças a Deus temos luz.

Neste momento estou no leme de um barco quase a deriva. O vento decidiu nos pregar uma peça. Vai e vem, muito fraco, quase zero. Mas agora vem a surpresa. Estamos em um labirinto de gelo que tem extensão de 50 milhas e para completar baixou um neblina daquelas de cortar com a faca. Estamos assim desde as 14 hs e vamos assim pela noite. Já batemos o barco duas vezes quando entramos em um beco sem saída. É impossível saber onde está mais livre de gelo. Conseguimos ver uns 50 metros algumas vezes, o que torna a velejada muito tensa. As vezes o silêncio é interrompido por uma foca mergulhando assustada. Sem dúvida hoje é um dia que jamais vou esquecer, um dia muito difícil.

Neste momento o Igor foi descansar, ele deu muito duro. Pedalamos muito, remamos e estamos muito atentos com os ursos polares. Exatamente agora não vejo nada à frente, parece janela de avião nas nuvens. A velocidade é quase de dois nós e meio. Equivale a 5 kms por hora. Até um ponto sem gelo ainda faltam 14 horas, isso se o vento não desaparecer.

O barco desliza na névoa e as banquisas de gelo surgem na frente rapidamente. A reação tem que ser imediata. O nome desta viagem é Rota Paciência.

Abraço,

Beto Pandiani

Autor da foto em destaque: Expedição Rota Polar – Beto Pandiani e Igor Bely


Beto Pandiani e Igor Bely embarcam em uma jornada de 100 dias velejando por uma rota marítima lendária: a Passagem do Noroeste.

Localizada no extremo norte das Américas, acima do Círculo Polar, a Passagem é uma área de estreitos que esteve, por séculos, congelada.

Esse cenário, porém, tem mudado nos últimos 25 anos, com o degelo da região e a abertura de caminhos antes intransponíveis.

Partindo do Alasca rumo ao mar da Groenlândia, Beto e Igor querem entender em que medida essa transformação tem sido causada pelo homem e em que medida é ação da natureza.

Filmada pela Tocha Filmes e acompanhada por um time de especialistas da USP, a viagem dará origem a um documentário sobre as mudanças climáticas no Ártico e seu eventual efeito no resto do planeta.

É a expedição Rota Polar

Acompanhe a expedição, participe, contribua ou saiba mais em:

Acompanhe a expedição em tempo real

Visite nossa loja

Torne-se membro do Clube Rota Polar e ganhe recompensas exclusivas

Facebook – Beto Pandiani

Instagram – Beto Pandiani

LinkedIn – Beto Pandiani

Site Rota Polar

Veiculado pela SailBrasil News com autorização dos autores. Copyright © Rota Polar – Beto Pandiani. Todos os direitos reservados.

Próximo
WOW!! ep.244

A SailBrasil é sobre muito mais do que vela e veleiros; é sobre o estilo de vida da vela e a relação que existe entre os seres humanos e o mar, descrita através de histórias curtas, mas muito bem contadas, informações atualizadas, de um lindo design e de uma fotografia impressionante.

error: Conteúdo protegido! - Content protected!
%d blogueiros gostam disto: