Crioula 52, Caballo Loco e Lady Lou vencem no primeiro dia da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Começou neste domingo a 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, o mais importante evento de vela oceânica da América do Sul. O barco Crioula 52 foi o Fita Azul e vencedor no tempo corrigido da classe ORC na Regata de Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil que acabou sendo encurtada até a ilha de Toque Toque em decorrência da previsão de pouco vento. O Phoenix terminou em segundo lugar seguido do Rudá Blue Seal, na terceira posição. 

Ao todo 115 barcos e cerca de mil velejadores do Brasil e da Argentina disputam até o próximo sábado, 30, a competição, com sede no Yacht Club de Ilhabela. A festa começou com o Desfile dos Barcos no Canal de São Sebastião, que foi assistido por cerca de mil pessoas.  

No mar de Ilhabela os barcos deram um colorido especial e travaram um verdadeiro duelo tático em busca da melhor colocação na regata de abertura.  Samuel Albrecht, tático do Crioula, elogiou a performance da equipe e destacou a estratégia adotada para a vitória.

Foi uma regata melhor do que a esperada, o vento apareceu, tivemos boas condições. Foi uma largada espetacular para o público que acompanhou em frente à Vila. Tecnicamente foi uma regata muito difícil, muitas cambadas, tentando se esquivar um pouco da correnteza”, explica o velejador olímpico Samuel Albrecht: “Importante que a cada dia a equipe está melhorando o entrosamento, apesar de não termos tido tempo para treinar juntos devido a uma agenda apertada da tripulação. Mas acredito que vamos crescer durante a competição e ajustando os detalhes que ainda faltam”, completa o medalhista pan-americano.

2022 Semana Internacional de Vela de Ilhabela, YCI / © Matias Capizzano

Primeiro colocado na C-30, o Caballo Loco, que tem como timoneiro o bicampeão olímpico Robert Scheidt, mostrou que é um dos candidatos ao título da Semana de Vela.

A regata foi maravilhosa hoje. Tivemos uma boa condição de vento, que entrou bem no Canal, muito acima do que a gente esperava para o dia. Uma disputa bem acirrada desde a largada. A nossa equipe é muito forte e o barco velejou muito bem hoje, estou feliz por ter me juntado a eles e está desfrutando dessa Semana de Vela. Voltar a participar da Semana de Ilhabela é maravilhoso pra mim e não queria perder essa oportunidade que o Caballo Loco me deu de velejar com esse grupo”, disse o bicampeão olímpico e maior medalhista do país.

Torben Grael no Lady Lou / Crédito: Acervo SIVI (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Entre os barcos Clássicos, o Lady Lou de Torben Grael e Marcelo Ferreira foi o vencedor. A dupla foi bicampeã Olímpica em Atenas 2004 e Atlanta 1996. Ferreira estava afastado das regatas há mais de uma década vivendo no interior do Rio de Janeiro com seus negócios particulares e retoma as atividades com seu fiel escudeiro. Sua última aparição em Ilhabela foi em 2005 com o barco Brasil 1 que correu a The Ocean Race. O Lady Lou 

Na regata Renato Frankenthal, o barco Espetáculo, do Yacht Club de Santo Amaro, foi o vencedor na HPE-25 deixando o Cabron em segundo e o Mussulo 25 na terceira posição, os dois do Yacht Club de Ilhabela.

Confira os Resultados do 1º Dia

Regata Vela do Amanhã acontece nesta segunda com crianças de onze Escolas de Vela 

O destaque desta segunda-feira, dia 25, às 13h, é a terceira edição da Regata Vela do Amanhã. Já está confirmada a participação de alunos de 11 escolas de oito cidades do litoral do Rio de Janeiro (Angra dos Reis e Paraty) e de São Paulo (Ilhabela, Praia Grande, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba). Às 16h os meninos e meninas serão premiados em cerimônia no Salão de Eventos do Yacht Club de Ilhabela.

As escolas de vela confirmadas até o momento são: Escola de Vela de Ilhabela, Escola de Vela São Sebastião, Escola Vela Praia Grande, Escola de Vela de Ubatuba, Escola de Vela de Caraguatatuba – Velas ao Vento, Escola de Vela de Paraty, Escola de Vela de Ilha Grande, Escola de Vela de Angra dos Reis, Escola de Vela BL3, Iate Clube de Santos e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Guarujá.

Veja mais fotos no link – https://onedrive.live.com/?authkey=%21AGHP%5F56J0mrkBmw&id=C7A75F985D5A5218%2156459&cid=C7A75F985D5A5218

Endereço:
Yacht Club Ilhabela
Av. Força Expedicionária Brasileira, 299 – Barreiro, Ilhabela

A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela é uma realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela com organização da produção da Full Time Eventos e Turismo. A competição tem o patrocínio da Mitsubishi Motors e da Phytoervas e conta com os apoios da Brancante Seguros, Robinson Crusoé, North Sails, RF Yatchs e Cerveja Corona. O evento tem também os apoios institucionais do ICMBio, Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), CBVELA, ABVO e Marinha do Brasil. O evento tem a comissão técnica da E-ventos e Assessoria de Comunicação da Tribu Live Mkt.

By Fabrizio

A SailBrasil é sobre muito mais do que vela e veleiros; é sobre o estilo de vida da vela e a relação que existe entre os seres humanos e o mar, descrita através de histórias curtas, mas muito bem contadas, informações atualizadas, de um lindo design e de uma fotografia impressionante.

error: Conteúdo protegido! - Content protected!
%d blogueiros gostam disto: