Dia de muito trabalho no mar.
Já não havíamos dormido quase nada na madrugada em que o mastro caiu, e na noite de ontem fizemos turnos, em uma noite de temperatura muito baixa e pouco vento.
Fazer turno na madrugada é para mim o pior. Sinto muito sono.
Passamos por três áreas de gelo mas nada sério. Muita chuva a noite, e a conclusão é que as minhas roupas , botas e luvas molharam.
Paciência, agora está tudo impraticável.
Como esperado a previsão confirmou ventos fortes na hora do almoço.
O mar cresceu rapidamente resultado do aumento do vento.
O dia passou com o Igor e eu descendo jacarés intermináveis, quase hipnótico. Mesmo pesado o Igloo descia as ondas com o vento de popa, e acelerava.
Chegamos a quase 16 nós, o que não é pouco…
À medida que o dia foi passando, o barco ia acelerando cada vez mais, até sermos obrigados a ir diminuindo as velas. Ficamos com o mínimo e ainda assim estava difícil para controlar o Igloo.
Decidimos parar de velejar para poder dormir
Achamos esta área protegida da ondulação, mas não do vento.
A terra aqui e baixinha, e por isso quando venta, sai de baixo.
Estamos ancorados ouvindo a sinfonia do vento no mastro.
Que costa desolada a de hoje. Onde estamos é só pedra e alguns pássaros.
Amanhã chegaremos em Kluguktuk, ufa!
Exausto, bom dia.
Beto Pandiani
Autor da foto em destaque: Expedição Rota Polar – Beto Pandiani e Igor Bely
Beto Pandiani e Igor Bely embarcam em uma jornada de 100 dias velejando por uma rota marítima lendária: a Passagem do Noroeste.
Localizada no extremo norte das Américas, acima do Círculo Polar, a Passagem é uma área de estreitos que esteve, por séculos, congelada.
Esse cenário, porém, tem mudado nos últimos 25 anos, com o degelo da região e a abertura de caminhos antes intransponíveis.
Partindo do Alasca rumo ao mar da Groenlândia, Beto e Igor querem entender em que medida essa transformação tem sido causada pelo homem e em que medida é ação da natureza.
Filmada pela Tocha Filmes e acompanhada por um time de especialistas da USP, a viagem dará origem a um documentário sobre as mudanças climáticas no Ártico e seu eventual efeito no resto do planeta.
É a expedição Rota Polar
Acompanhe a expedição, participe, contribua ou saiba mais em:
Acompanhe a expedição em tempo real
Torne-se membro do Clube Rota Polar e ganhe recompensas exclusivas
Veiculado pela SailBrasil News com autorização dos autores. Copyright © Rota Polar – Beto Pandiani. Todos os direitos reservados.