Diário 47 – 01/08/22 – Expedição Rota Polar

Velejar é jogar xadrez com o vento, neste jogo temos que ter a audácia de partir e a sabedoria de esperar.

Assim o vento tem convidado o Igloo a dançar esta valsa, onde cada passo deve ser sentido, e pensado.

A Rota Polar que ê uma viagem pela Passagem Noroeste tem como desafio navegar em um mar que hora é de gelo, e que guarda muitos segredos e manhas.

Estamos aprendendo a sermos mais estrategistas, exatamente como ontem e hoje. Partimos de Kugluktuk com zero vento, mas com a chegada da noite ele veio no visitar soprando de Noroeste com pouca intensidade. O resultado foi um ótimo vento favorável sem onda, e uma luz espetacular.

O Sol se põe por umas 4 horas, mas o laranja avermelhado continua tingindo o céu até chegar no azul límpido.

Fiz o turno da noite observando as dezenas de ilhas que o Igloo ia deixando para trás. Este trecho é um presente, mas andar em um lugar cheio de pedras requer muita atenção.

Enquanto o dia foi avançando fomos atualizando a meteorologia e percebemos que mais para frente teríamos ventos contrários e fortes.

Já tínhamos um plano pronto com alguns abrigos no caminho, mas não tínhamos ideia da magnitude das ilhas Endimburg.

Estamos aqui ancorados, mas já fizemos uma pequena incursão em uma das ilhas.

Amanhã partimos para Cambridge Bay e devemos demorar mais de 24 horas. A previsão é de vento fraco.

Abraços

Beto Pandiani

Autor da foto em destaque: Expedição Rota Polar – Beto Pandiani e Igor Bely


Beto Pandiani e Igor Bely embarcam em uma jornada de 100 dias velejando por uma rota marítima lendária: a Passagem do Noroeste.

Localizada no extremo norte das Américas, acima do Círculo Polar, a Passagem é uma área de estreitos que esteve, por séculos, congelada.

Esse cenário, porém, tem mudado nos últimos 25 anos, com o degelo da região e a abertura de caminhos antes intransponíveis.

Partindo do Alasca rumo ao mar da Groenlândia, Beto e Igor querem entender em que medida essa transformação tem sido causada pelo homem e em que medida é ação da natureza.

Filmada pela Tocha Filmes e acompanhada por um time de especialistas da USP, a viagem dará origem a um documentário sobre as mudanças climáticas no Ártico e seu eventual efeito no resto do planeta.

É a expedição Rota Polar

Acompanhe a expedição, participe, contribua ou saiba mais em:

Acompanhe a expedição em tempo real

Visite nossa loja

Torne-se membro do Clube Rota Polar e ganhe recompensas exclusivas

Facebook – Beto Pandiani

Instagram – Beto Pandiani

LinkedIn – Beto Pandiani

Site Rota Polar

Veiculado pela SailBrasil News com autorização dos autores. Copyright © Rota Polar – Beto Pandiani. Todos os direitos reservados.

A SailBrasil é sobre muito mais do que vela e veleiros; é sobre o estilo de vida da vela e a relação que existe entre os seres humanos e o mar, descrita através de histórias curtas, mas muito bem contadas, informações atualizadas, de um lindo design e de uma fotografia impressionante.

error: Conteúdo protegido! - Content protected!
%d blogueiros gostam disto: