Registro de Veleiros Históricos Brasileiros

Existem atualmente mais de 50 veleiros cadastrados no Registro de Veleiros Históricos Brasileiros (RVHB) compilado pela SailBrasil.

O banco de dados inclui detalhes da embarcação, do projetista, do construtor, das dimensões, da construção, do histórico de serviço, da localização atual e observações específicas de cada embarcação (dada a LGPD, não disponibilizamos a informação dos proprietários), bem como imagens de muitas delas (respeitando direitos autorais de imagem).

O Registro fornece uma visão geral dos veleiros existentes no Brasil e pode ser usado para identificar e priorizar veleiros significativos que devem ser conservados, fornecer orientação aos tomadores de decisão sobre a alocação de financiamento e alertar antecipadamente sobre veleiros “em risco”. O banco de dados também pode ser uma ferramenta útil de pesquisa, embora as informações confidenciais sobre a propriedade sejam sempre mantidas em segurança.

Quase a totalidade dos veleiros históricos registrados no RVHB são de propriedade privada. Outros pertencem a museus e outras entidades.

Quais são os benefícios de registrar meu veleiro e isso tem algum custo?

Exemplo de Certificado

O registro é totalmente gratuito e, uma vez aceito, você receberá um certificado comprovando a embarcação como sendo de importância histórica.

O registro também dá direito a entrar em contato conosco para obter conselhos sobre a restauração de sua embarcação ou qualquer outra coisa que precise de assistência. O registo é também uma comunidade informal de interesses comuns e, portanto, uma boa forma de compreender o que se passa no mundo dos veleiros históricos. Os proprietários receberão regularmente notícias eletrônicas e estamos montando um fórum onde proprietários e partes interessadas possam compartilhar informações e experiências relevantes.

Como faço para incluir meu veleiro no Registro de Veleiros Históricos Brasileiros (RVHB)?

Se você deseja registrar sua embarcação, descubra se sua embarcação atende aos nossos Critérios de Registro atuais (veja a seguir) e envie um e-mail para preservacao@sailbrasil.com.br.

Quaisquer dados fornecidos ao registrar sua embarcação serão mantidos pelo Registro de Veleiros Históricos Brasileiros em perpetuidade para fins de Preservação do Patrimônio Marítimo Brasileiro (em breve).

Para aqueles que gostariam de receber uma lista com os veleiros do RVHB, é só pedir uma cópia pelo e-mail preservacao@sailbrasil.com.br.


CRITÉRIOS DE REGISTRO

Para uma embarcação ser registrada no Registro de Veleiros Históricos Brasileiros (RVHB), ela deve atender aos nossos critérios.

A explicação a seguir ajudará você a entender o que estamos procurando e expande alguns dos critérios para que você possa decidir se sua embarcação atenderá a esses requisitos.

Para uma embarcação ser considerada para o registro, ele deve:

Ser um veleiro

A embarcação obrigatoriamente deve ser um veleiro, ou uma embarcação com propulsão também a vela.

Ter pelo menos 30 anos

A idade da embarcação no momento do registro deve ser de no mínimo 30 anos desde o início da construção ou do lançamento da quilha.

Ter associações com o Brasil demonstráveis ​​e significativas

Pelo menos uma das seguintes afirmações deve ser verdadeira sobre a embarcação:

  • foi construída no Brasil
  • foi construída no exterior, mas construído para fins específicos relacionados ao Brasil ou está relacionada ao Brasil por um evento ou pessoa significativa ou passou pelo menos 50% de sua vida útil em águas brasileiras.

Estar baseado em águas do Brasil

A embarcação deve estar atualmente em águas costeiras e internas do Brasil, conforme reconhecido pelo direito marítimo internacional. Embarcações estáticas baseadas “em terra” no Brasil (conforme definido acima) também são elegíveis para registro.

Estar substancialmente intacto

Se mais de 70% da estrutura do casco estiver intacta, a embarcação pode ser considerada para registro.

Qualquer embarcação que esteja menos intacta do que isso ou não exista mais só, será considerada para registro se a significância nacional puder ser demonstrada a contento do Subcomitê de Registro.

Observe que é um requisito básico fornecer o máximo de informações históricas possível. Sem isso não podemos avaliar sua elegibilidade para o Registro de Veleiros Históricos Brasileiros (RVHB). Qualquer pedido de registro não será processado ​​até que tenhamos recebido as informações necessárias através do e-mail preservacao@sailbrasil.com.br.


Veleiros


A SailBrasil é sobre muito mais do que vela e veleiros; é sobre o estilo de vida da vela e a relação que existe entre os seres humanos e o mar, descrita através de histórias curtas, mas muito bem contadas, informações atualizadas, de um lindo design e de uma fotografia impressionante.

error: Conteúdo protegido! - Content protected!